Ah, tá, obrigado!
Acho que vou tentar primeiro com RODINAL ou (já encomendei) Ilfosol3 (talvez seja melhor, né?). Assim, talvez eu tenha um filme mais caro, mas, por outro lado, também não dá pra dar tanta errada quanto com um “sistema” totalmente novo.
Quem é A.A.?
Fixar primeiro e depois revelar também deve ser divertido :huh: mas, pelo que me lembro, isso nunca aconteceu comigo.
Obrigado
Fritz
Oi de novo,
ah, desculpa, faz tempo que não apareço por aqui, a resposta deve estar um pouco atrasada, como dizem os latinos...
?, sim, o Emofin é um revelador de dois banhos, mas isso foi só um exemplo, porque eu tinha acabado de calibrar o Delta com ele.
O que com certeza também funciona, se não melhor (e, de qualquer forma, com grãos mais finos), com uma utilização de sensibilidade “provavelmente” semelhante, é o revelador básico do anfitrião: o ATM49. Então, se não der certo com esse, também não vai dar certo com o vizinho!
Mas isso também é só um exemplo, apenas um com o qual eu estou familiarizado. Os cristais planos não gostam de qualquer revelador, é bom saber disso, mas o ATM49 sim.
A propósito, ao calibrar o Ilford 3200, aconteceu o seguinte contratempo:
Despejei a solução 2 primeiro!!!, agitei por 10(!) minutos sem suspeitar de nada e só percebi o erro ao despejar de volta!
Em vez de jogar tudo no lixo, fingi que não tinha percebido nada e, depois, coloquei a solução 1 e, novamente, a solução 2
— e vejam só: curva acentuada com 1000 ISO! Ficou como um push de aproximadamente +2 (N+2). Em algum momento vou tentar isso com fotos em vez de tiras de teste. O grão ficou interessante, de qualquer forma, nem fino, nem desbotado.
Ei, já viram as fotos agitadas do A.A.?
Bom fim de semana
Frank