MirkoBoeddecker
No momento, há uma certa confusão no mercado em relação ao RODINAL — percebemos isso pelas perguntas que não param de chegar.
Por isso, aqui vão algumas definições:
RODINAL
Quando a embalagem diz “RODINAL”, o conteúdo é o Agfa RODINAL, fabricado em Vaihingen, em uma antiga fábrica da Agfa.
O envase é feito sob nitrogênio, de modo que o RODINAL permanece transparente até ser aberto.
A denominação RODINAL só pode ser encontrada em produtos fabricados até um ano atrás.
RODINAL não pode mais ser usado na Alemanha como nome de produto para RODINAL (é um pouco mais complicado e ultrapassaria o escopo desta lista).
Apenas R09
Quando apenas R09 estiver escrito no rótulo, o proprietário da marca dessa denominação também estará indicado como fabricante na garrafa: A Calbe Fotochemie em Calbe an der Saale (antiga empresa do combinado VEB ORWO e usuária da marca para a denominação R09 há mais de 50 anos).
R09 com a denominação adicional “one shot”
Surpreendentemente, o R09 com a denominação adicional “one shot” não é o Calbe R09, mas sim o RODINAL original de Vaihingen. Não sei por que o engarrafador escolheu justamente essa denominação.
F09
F09 é a denominação da Foma para o R09. O produto é idêntico ao R09 e é fabricado pela Calbe.
Pelo menos é o que sei. Antigamente R09 antigo (1+40), agora R09 novo (1+50).
APH 09 1+40 e APH 09 1+50
É a nossa denominação para o R09 da Calbe.
Existem DUAS QUALIDADES. O APH 09 antigo estava disponível em garrafas de 1 litro e tinha a diluição padrão 1+40. É idêntico ao antigo R09 da Calbe.
O APH 09 novo foi reajustado pela Calbe para nós com a diluição 1+50.
É vendido em garrafas de 500 ml e é idêntico ao novo R09 da Calbe.
ADONAL
Sob o nome ADONAL, será comercializado o RODINAL original de Vaihingen, quando todo o RODINAL com etiqueta original com o símbolo da Agfa estiver esgotado. O rótulo será desenhado com base no original e será utilizada a garrafa original. O envase será feito sob nitrogênio, para que o ADONAL permaneça límpido até ser aberto.
Espero que isso esclareça todas as dúvidas — caso contrário, é só perguntar.
Atenciosamente,
Mirko
hansschneider
Mirko e todos os demais,
Tenho menos problemas com as diferentes denominações do que com a seguinte afirmação sobre a validade; para ser mais preciso: com a variação na validade.
Contexto: Como se sabe, o RODINAL tem validade “eterna” ou, pelo menos, quase eterna (por razões lógicas, não poderemos nem confirmar nem refutar a afirmação de que é “eterno”). Isso se aplica, pelo que sei, tanto ao produto pré-guerra quanto ao Rodinal pós-guerra de Vaihingen. Sobre este último, posso contribuir com o seguinte: uma garrafa aberta há dez anos ainda funciona (teste de longa duração realizado por mim).
Ora, em algum outro fórum foi feita a seguinte afirmação: Sim, O RODINAL de Vaihingen com o losango da Agfa duraria “para sempre”, enquanto o RODINAL da Calbe (ou seja, o R 09 na diluição 1:40) perderia a validade repentinamente.
É claro que o RODINAL com losango (1:50) sofreu uma alteração em algum momento, de modo que a oxidação não o deixa marrom-escuro; o que não me fica claro, porém, é como se justifica a afirmação de que de que o Orwo ou Calbe-RODINAL 1:40 poderia de repente se deteriorar — o autor da afirmação, que, se bem me lembro, também era um comerciante de fotografia/filmes, não deu nenhuma resposta.
Alguém tem uma resposta _fundamentada_? Por favor, nada de suposições, eu mesmo sei fazer suposições.
Atenciosamente,
Hans
orwograph
Provavelmente minha resposta não tem muita credibilidade.
Mas por que o R09 seria ruim, se é fabricado segundo a receita pré-guerra e, portanto, é mais “clássico” do que o “autêntico”?
Além disso, se a questão te interessa, você poderia ligar para a Calbe e falar com as pessoas que sabem do assunto.
Se quiseres seguir um caminho mais empírico, dá uma olhada no eBay; lá, de vez em quando, tem gente vendendo o R09 da época da RDA. É melhor experimentar do que ficar só pensando, né?
Um grande abraço,
Peter.
uworischki
Olá, Hans,
Ainda estou usando o R09 de 1988 (garrafa de 1 litro). Não uso nem Protectan nem qualquer outro produto para impedir a oxidação; apenas aperto a tampa de volta depois de retirar o produto...
Estou usando essa garrafa desde meados do ano passado, não sem certa melancolia — pois é a minha última.
Atenciosamente, Uwe
mdeutgen
Olá a todos,
O Franz já descreveu isso muito bem em outro lugar: a durabilidade do RODINAL e de reveladores semelhantes também depende de um armazenamento adequado. O RODINAL antigo era armazenado em garrafas de vidro, e estas são, como se sabe, mais herméticas do que qualquer recipiente de plástico. Por isso, sempre que compro RODINAL/R09/APH09, transfiro-o para uma garrafa de vidro.
Desde o ano passado, venho usando constantemente um litro de APH09, que antes eu dividia em quatro porções de 250 ml. As garrafas que não toquei mais desde a transferência diferem claramente daquela que abro quase uma vez por semana.
Ontem, dei uma olhada (e fiz uma limpeza) no meu estoque e, nesse processo, encontrei uma garrafa de 0,1 l de Paranol. Não sei há quanto tempo ela estava guardada, mas, depois de abrir o lacre, só tinha 70 ml no copo medidor. Por isso, vou me arriscar um pouco e afirmar que nem todo plástico é adequado para armazenamento de longo prazo. É de conhecimento geral que o gás se difunde através do plástico (por que a CC demorou tanto para finalmente mudar do vidro para o PET? Claro, primeiro precisavam saber lidar com o PET), mas o fato de o líquido evaporar de uma garrafa selada também não era do meu conhecimento.
E como o Hans escreve tão bem: "O 'para sempre' também não poderemos verificar."
Martin