andreasdegner
Olá, pessoal!
Ontem realizei vários testes de pré-exposição com diferentes tipos de papel, utilizando uma lâmpada DuKa vermelha (a mais barata da FOTOIMPEX, com uma lâmpada de 10 W) e a Ilford SL1 (15 W). As lâmpadas estão instaladas a uma distância de aproximadamente 1,20 m acima da mesa de trabalho úmida. Pré-expus o papel fotográfico de forma a que ficasse com um tom cinza claro. Em seguida, coloquei a folha sob as lâmpadas na distância mencionada e a expus duas vezes, cada vez por 5 minutos (ou seja, uma faixa com 10 minutos, outra com 5 minutos e uma que não foi exposta à luz DuKa). Os resultados foram bastante interessantes:
Ilford MG IV:
Com a luz Ilford, apenas um véu mínimo (mas perceptível). Com a luz vermelha, porém, o véu foi bem mais forte! Como isso pode ser? A luz vermelha, como já disse, tem apenas uma lâmpada de 10 W (e é muito mais escura que a SL1). Além disso, sempre se diz que, em caso de dúvida, a luz vermelha é sempre mais segura.
Alguém de vocês já teve experiências semelhantes com a lâmpada FOTOIMPEX? Tenho a sensação de que ela emite luz não vermelha em excesso.
Adox EasyPrint Vario Classic:
Também apresenta embaçamento perceptível, porém significativamente mais forte com a SL1 do que com a luz vermelha. De acordo com a ficha técnica, no entanto, a luz laranja também deveria funcionar!?
Forte Polywarmtone PE:
Resultados semelhantes aos da ADOX
Conclusão:
A distância entre a lâmpada e o papel, de 1,2 m, é provavelmente muito pequena. Como vocês instalaram suas lâmpadas de câmara escura?
E como vocês fazem isso no revelamento de litografias, onde o papel fica exposto à luz da câmara escura por até 15 minutos? O embaçamento deveria ser ainda mais perceptível nesse caso, não é?
Afinal, agora encontrei uma razão para não conseguir contrastes satisfatórios: justamente por causa do desvanecimento. Ele só se torna perceptível a partir dos tons de cinza claros, enquanto o branco permanece branco.
Estou ansioso pelas respostas de vocês!
Atenciosamente,
Andreas
martinhampf
Olá, Andreas,
Eu trabalho com uma Kindermann Dulux SL. A luz vermelha é gerada pela tampa vermelha que cobre a lâmpada. A lâmpada ilumina um teto claro, a uma distância de cerca de 2 m do tanque de revelação.
Um teste de véu revelou um efeito de véu na configuração atual. Pintei então a lâmpada com tinta plástica laranja e, desde então, tudo está em ordem (pelo menos é o que diz meu teste de véu ;-))
Atenciosamente,
Martin Hampf
Renate
Olá,
Todos os filtros sempre deixam passar uma proporção limitada de outras cores de luz. Os filtros vermelhos, que eu testei com um espectrógrafo, ainda apresentam claramente componentes verdes, e o papel de contraste já reage à luz verde. A dupla filtragem ajuda muito a suprimir mais fortemente as partes nocivas da luz. Por exemplo, pode-se pintar a lâmpada com uma tinta que filtre o vermelho.
A situação é semelhante, aliás, com os diodos emissores de luz vermelhos. Mesmo os diodos emissores de luz vermelho-escuro que eu uso ainda produzem uma fração fraca, mas visível para o papel, de luz verde. Por isso, no meu caso, a luz passa novamente por um filtro vermelho escuro e incide indiretamente sobre a área molhada através do teto.
Os filtros vermelhos nos ampliadores também não são perfeitos e podem ofuscar o papel. Isso depende de quão aberta está a abertura do diafragma e do tempo que se leva para alinhar o papel. Isso é frequentemente esquecido.
Atenciosamente,
Renate
andreasdegner
Olá, Renate!
Onde é que se consegue comprar essa tinta vermelha?
cfb_de
Olá, Renate!
Onde é que se consegue comprar essa tinta vermelha?
Olá, Andi83,
já escrevi isso aqui antes: chama-se “tinta removível”. Já estava em promoção na concorrência e ainda pode ser encontrada nas fontes habituais de materiais para artistas ou em fornecedores de tintas:
http://www.pietzckerfarben.de/index_f6_loesemitl.htm, em frascos pequenos da “Diaphoto”, também disponível em lojas de suprimentos para laboratórios fotográficos.
Atenciosamente,
Franz
hansschneider
Caro Andreas,
muito obrigado por compartilhar seus resultados. No entanto, em relação aos tempos
>>ou seja, uma tira de 10 minutos, outra de 5<<
gostaria de perguntar: como é que alguém consegue expor papel fotográfico à luz vermelha na câmara escura por cinco minutos ou mais?
Meu cálculo é o seguinte:
1. Retirar o papel da caixa (onde fica com a emulsão voltada para baixo), levá-lo até o ampliador (também com a emulsão voltada para baixo): cinco segundos.
2. Colocar o papel na moldura (Versamask): cinco segundos.
3. Colocar o papel no revelador (com a emulsão voltada para baixo): dois segundos.
No total, chego a um máximo de 15 segundos, durante os quais o papel fica indiretamente exposto à luz vermelha.
Nesse sentido, considero os cinco segundos que você escolheu, e muito mais ainda os dez, como algo irrealista na prática.
Seria interessante fazer medições com tempos de 10, 20, 40, 80 segundos (por exemplo, uma folha cai da mão, é preciso manipular alguma coisa, ou seja, todos casos excepcionais).
Atenciosamente,
Hans
andreasdegner
Caro Andreas,
muito obrigado por compartilhar seus resultados. No entanto, em relação aos tempos
>>ou seja, uma tira de 10 minutos, outra de 5<<
gostaria de perguntar: como é que alguém consegue expor o papel fotográfico à luz vermelha na câmara escura por cinco minutos ou mais?
Meu cálculo é o seguinte:
1. Retirar o papel da caixa (onde fica com a emulsão voltada para baixo), levá-lo até o ampliador (também com a emulsão voltada para baixo): cinco segundos.
2. Colocar o papel na moldura (Versamask): cinco segundos.
3. Colocar o papel no revelador (com a emulsão voltada para baixo): dois segundos.
No total, chego a um máximo de 15 segundos, durante os quais o papel fica indiretamente exposto à luz vermelha.
Nesse sentido, considero os cinco segundos que você escolheu, e muito mais ainda os dez, como irrealistas na prática.
Seria interessante fazer medições com tempos de 10, 20, 40, 80 segundos (por exemplo, uma folha cai da mão, é preciso manipular alguma coisa, ou seja, todos casos excepcionais).
Um abraço,
Hans
Olá, Hans!
Você certamente tem razão ao dizer que 5 ou 10 minutos é um tempo muito longo para o trabalho normal. No entanto, chega-se facilmente a esse intervalo de minutos quando é preciso recortar uma folha de papel fotográfico sob luz vermelha e usar um revelador um pouco mais lento (além do papel baritado, em que o tempo de exposição pode facilmente chegar a 20-30 s e o revelamento leva 2 min). Sem falar nos papéis de tom quente, que, em formatos grandes, precisam ser submetidos a uma exposição por um minuto ou mais. Se tivéssemos que desligar a luz da câmara escura o tempo todo, isso tornaria o trabalho na câmara muito mais incômodo. Eu só quis jogar pelo seguro nesse teste. De qualquer forma, vou tentar configurar minha iluminação de modo que, em 5 minutos, eu não tenha nada a temer.
No revelador de litografia, no entanto, bastaria acender a luz vermelha de vez em quando para avaliar o andamento do revelamento e, fora isso, deixá-la desligada.
Atenciosamente,
Andreas
HenningH
Olá,
Muitos temporizadores de exposição desligam a luz Duka enquanto a lâmpada do ampliador está acesa. Meu antigo Jobo não tinha essa função, então comprei um cabo de extensão com interruptor de corda e o instalei ao lado da mesa de ampliação, para poder controlar a iluminação de forma mais prática do que com o temporizador...
Saudações,
Henning
andreasdegner
Olá!
Repeti o teste, com os seguintes resultados:
O papel Ilford MG, quando usado com a Ilford SL1, não apresenta embaçamento mesmo após 8 minutos a uma distância de 1,5 m (com a lâmpada virada para cima, de modo que apenas a luz indireta incide sobre a área de trabalho). A área de trabalho é suficientemente iluminada, já que minhas paredes são pintadas de branco.
O Adox Easy Print com a lâmpada de luz vermelha AP da FOTOIMPEX, no entanto, ainda me causa problemas: mesmo a uma distância de 2 m, o papel ADOX fica visivelmente embaçado após um minuto.
Que iluminação Duka vocês usam para os papéis ADOX? Tenho a impressão de que a lâmpada AP simplesmente não é adequada para o papel ADOX (mas não encontrei nenhuma indicação nesse sentido na Impex).
Atenciosamente
Andreas
Wolfgg
Olá, Andreas!
“A área de trabalho é suficientemente iluminada, já que minhas paredes são pintadas de branco.”
Isso costuma ser a causa de ampliações que não ficam devidamente brilhantes. A luz difusa proveniente do ampliador e da imagem projetada é frequentemente subestimada. Não deve haver superfícies brancas próximas ao ampliador. Isso inclui também o mau hábito de, durante a exposição, colocar a barriga de cerveja em um jaleco de laboratório branco brilhante ao lado do papel. Papel preto, tecido etc. na parede ao lado do ampliador e um jaleco cinza resolvem o problema.
Atenciosamente, Wolfgang
andreasdegner
Olá, Wolfgang!
Obrigado pela dica. Vou testar isso em breve. Como tenho uma placa de base branca e bastante reflexiva, essa é uma fonte de erros a ser levada a sério.
Atenciosamente
Andreas
Wolfgg
Mais uma observação: existem até papéis fotográficos que são afetados pela luz refletida pela superfície branca por baixo do papel. Para testar, basta colocar um pedaço de papel preto por baixo de uma folha de papel fotográfico; após o revelamento, não deve ser possível perceber na imagem onde o papel preto estava.
Atenciosamente, Wolfgang