Por que será que todo mundo acha que comprar por metro é ótimo quando se trata de filmes? Por que quase ninguém pensa que isso poderia ser igualmente bom com papel?
Às vezes, eu realmente acho que o fotógrafo amador comum de hoje anda por aí com o cérebro desligado na maior parte do tempo. O papel em rolo é bem mais barato por metro quadrado.
Isso pode não se dever apenas ao fato de os outros fotógrafos amadores desligarem o cérebro, mas também pode ter outras razões.
Thomas mencionou uma delas, por exemplo. Outra seria que o papel em rolo também não é necessariamente significativamente mais barato do que o papel em folhas, como às vezes acontece com o filme vendido por metro. Nesse caso, o trabalho de cortar não traz quase nenhuma vantagem. E mesmo que fosse mais barato: talvez eu não queira ter 84 m de papel fotográfico espalhados pela casa e simplesmente queira tirar meu papel da caixa, colocá-lo no cartucho, realizar a exposição, realizar a revelação e pronto. E o corte com o cortador de rolo de 10 euros do Aldi: ângulos retos não são realmente possíveis (pelo menos quando eu uso a coisa) -> também não tenho necessariamente um ângulo reto a cada dois cortes, o que deixaria a moldura de ampliação satisfeita.
Afinal, às vezes a gente compra um sanduíche pronto na padaria, embora fosse muito mais barato montar os pães sozinho, ou vai de carro ao supermercado, embora talvez fosse muito mais barato ir a pé ou de bicicleta; algumas pessoas até pedem uma pizza para entregar. E isso não é necessariamente só porque não são tão espertas quanto o Franz.
Atenciosamente,
Bernhard