Gast
Estou procurando uma maneira de arquivar negativos individuais 6x9. O ideal seria um suporte do tamanho A4 para arquivar.
Já experimentei as capas para cartões de visita da marca Esselte 78930. Elas têm a vantagem de terem 8 compartimentos, o mesmo número de fotos que um filme em rolo contém.
O problema, porém, é que os negativos têm uma curvatura relativamente forte e as capas de plástico ficam, consequentemente, arqueadas...
Além disso, eu tinha poucas capas e agora elas acabaram.
O material teria que ser relativamente resistente para aguentar a curvatura dos negativos...
E, se possível, transparente, para que se possa fazer cópias de contato em A4, se necessário...
Alguém conhece um sistema de arquivamento adequado? Já pesquisei no Google, mas não encontrei nada.
Muito obrigado pela ajuda,
Wolfgang
hansschneider
Estou procurando uma maneira de arquivar negativos individuais de 6x9. O ideal seria um suporte do tamanho A4 para arquivar.
Wolfgang,
presumo que, coloquialmente, você se refira com “arquivar” ao que na verdade significa “armazenar”. (Arquivar é outra coisa e funciona mais ou menos segundo o esquema “avaliar, descartar, proteger, conservar”, sendo que descartar é a parte mais legal: jogar fora). Ok, fim do sarcasmo.
Você está procurando um arquivo para negativos ou diapositivos em filme 120 ou 220, certo?
Não importa se os negativos têm 6 x 6 cm ou 6 x 9 cm. Por que você não usa folhas de arquivo para negativos? Elas existem para todos os tamanhos de filme, inclusive aqui no site.
Não importa se você vai colocar dois negativos 6 x 9 (= inteiros) ou apenas um (os seus estão cortados em fotos individuais?). Ou você quer colocar o máximo possível em uma folha? Então basta juntar duas fotos individuais... Infelizmente, ainda não entendi bem o que você quer.
Escreva para os leigos como eu o que exatamente você quer.
Atenciosamente,
Hans
Gast
Hans,
é claro que me refiro a “armazenar”. Além disso, não estava familiarizado com o termo “folhas para armazenamento de negativos”, então procurei por “capas de arquivo” ou algo semelhante.
E isso para negativos individuais 6x9, sendo que, idealmente, cabem 8 por página (é a quantidade que cabe em um rolo de filme 120).
Já tenho folhas de armazenamento de negativos para filmes KB (HAMA 9055 transparente).
Mas elas são de tão má qualidade que as tiras de filme mal conseguem ser encaixadas, mesmo com uma torção moderada. Além disso, a tira fica presa nos furos de arquivamento.
Sim, talvez eu tenha esquecido de mencionar isso, infelizmente os filmes estão cortados em negativos individuais. Trata-se de filmes que já estão prestes a completar 50 anos. Não sei por que foram cortados, mas é assim que estão agora.
As folhas de armazenamento de negativos (formato 35 mm) que tenho no momento também só permitem a inserção de tiras de filme inteiras.
Ou seja, se eu colocar um único negativo na capa (o que quase não dá para fazer) e outro depois, preciso tirar o último para alcançar o outro. E muitas vezes a capa acaba se rasgando. Se as “folhas de armazenamento de negativos” forem assim, não posso usá-las.
Isso funciona melhor com as capas para cartões de visita (os compartimentos têm cerca de 7x10 cm), pois posso inserir e retirar os negativos individualmente.
Também é importante que o material seja resistente, para que não enrole tanto sozinho...
As folhas para armazenamento de negativos da Hausherrn (ADOFILE) estão, aparentemente, esgotadas no momento para o tamanho desejado.
Talvez eu peça uma amostra para poder ver por mim mesmo se é adequado ou não...
Atenciosamente,
Wolfgang
mdeutgen
Wolfgang,
já pensei em algo parecido e acabei descobrindo as capas de pergaminho. Na época, usei-as para diapositivos de 35 mm e encontrei o que precisava na Nordfoto. Pelo que me lembro, elas também existem para os formatos de impressão mais comuns e, na pior das hipóteses, você teria que usar o tamanho 7 x 10, caso, contra todas as expectativas, não houvesse o 6 x 9.
Aliás, estou passando por algo parecido com um arquivo de negativos 6 x 6, que também são individuais...
Martin
Gast
Martin e Hans,
Acabei de encontrar algo na internet que pode servir.
Folhas de armazenamento de negativos PrintFile?
Elas também estão disponíveis para 6x6, mas apenas para tiras.
No entanto, as capas 6x9 também poderiam ser usadas para negativos individuais 6x6...
Atenciosamente
Wolfgang
CPD
Olá, Wolfgang!
Os filmes de diapositivos revelados são devolvidos pelo laboratório nessas tiras (por falta de um termo mais adequado que eu conheça). Por que não usar algo assim e cortá-las no comprimento adequado?
Não seria mais uma folha A4, mas as tiras poderiam ser guardadas muito bem em uma caixa ou em um arquivo de fichas.
Atenciosamente,
CP
Gast
Não acho que isso seja adequado de forma alguma. Em primeiro lugar, trata-se provavelmente de um material de acetato (ou papel pergaminho de acetato), que, embora seja bem transparente, só é adequado para tiras de filme planas... Para pedaços de negativo (veja também mais acima), isso é totalmente inadequado, especialmente quando estão muito enrolados (“torção”).
Mesmo que os “tubos” sejam cortados, isso não melhora a situação, pelo contrário...
E se existem esses “tubos para filmes de 6 cm”… provavelmente sim.
Mas guardá-los em uma caixa está totalmente fora de questão; no momento, tenho os pedaços de filme em potes de margarina velhos... E lá é muito difícil ver os negativos. Quanto mais couberem em uma folha de arquivo, melhor, e você tem uma visão geral de todos os negativos do filme.
No momento, o que me parece mais adequado são as folhas de arquivamento de negativos PrintFile® (9 negativos individuais) ou capas para cartões de visita correspondentes (por exemplo, Esselte 78930 ou similares)...
Ou talvez eu não tenha entendido o que você quis dizer...
Wolfgang
Urnes
Olá, Wolfgang,
minhas capas Printfile para tiras MF são abertas dos dois lados, então você pode inserir tanto pela esquerda quanto pela direita. Com dois negativos por compartimento, dá para colocar o rolo inteiro. Mas é um pouco complicado, sem dúvida.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Minhas capas PrintFile para tiras MF são abertas dos dois lados, então você pode inserir tanto pela esquerda quanto pela direita. Com dois negativos por compartimento, dá para colocar o rolo inteiro. Mas é um pouco complicado, sem dúvida.
Não sei ao certo a qual modelo PrintFile você se refere... O que eu estou falando tem o nº 208-609. É específico para negativos individuais. Como os recortes são inseridos na vertical, cabem até 9 deles em uma folha A4. A disposição vertical ainda tem a vantagem de controlar melhor a “torção”...
Escrevi agora para a empresa pedindo que me enviem uma amostra, para eu ver se é adequado.
Atenciosamente
Wolfgang
Urnes
Eu tenho as horizontais para tiras (n.º 9912042), que são abertas dos dois lados (pelo menos as minhas, com a perfuração de três furos). Se os filmes estiverem muito enrolados, o plástico vai acabar ondulando mesmo assim. Mas se você conseguir uma amostra, pode testar. Fora isso, as peças são realmente boas.
Atenciosamente, Sven.