Prezados amigos da fotografia,
Recebi, nesta semana, duas câmeras de formato médio usadas. Trata-se de uma
Praktika L e de uma Flexaret Automat (não consigo identificar o modelo exato). A Praktika L
é semelhante em estrutura e funcionamento às minhas antigas SLRs analógicas EXA 1C, EXA II e Exakta Varex IIb.
Com a Flexaret, tenho algumas dúvidas se ela ainda funcionará corretamente. Nunca trabalhei antes
com uma câmera de formato médio, apenas com as SLRs de 35 mm descritas acima.
Constatei as seguintes características na Flexaret e gostaria de pedir que me dissessem se elas
estão corretas ou se o modelo está, possivelmente, com defeito.
1.) O obturador só entra até a metade, embora o bloqueio esteja desativado. (A câmera está sem filme)
2.) Só quando está aberta é que o obturador pode ser pressionado até o fim.
3.) Após o disparo, ainda consigo ver tudo no visor; a imagem deveria estar preta.
4.) A lente inferior da SLR de duas lentes está sempre fechada. É normal?
5.) Ao dar corda, não recebo um feedback preciso!
Seria de grande ajuda se eu pudesse receber uma descrição em alemão. Além disso,
gostaria de saber que tipo de filmes em rolo preciso (para ambas as câmeras) e onde posso comprá-los. Pretendo
tirar principalmente fotos em preto e branco. Não tenho os acessórios opcionais para usar filmes 35mm.
Muito obrigado desde já e uma ótima Páscoa. :lol:
Atenciosamente,
fotodude
Olá, fotodude,
Parabéns pela Flexaret automat — um excelente aparelho. Além disso, como é “automat”, ela também pode ser chamada de Flexaret VI; o número de série do seu exemplar provavelmente começa com 6-nnnn... .
Sobre o ponto 1: É normal quando não há filme inserido.
Sobre o ponto 2: Também está correto.
Sobre o ponto 3: Não, e isso é bom. Essa é uma das vantagens de uma SLR de duas vias: a imagem no visor fica visível a qualquer momento antes, durante e depois da exposição, pois o caminho óptico do visor é totalmente independente do caminho óptico da captura. É por isso que essa câmera tem duas lentes independentes.
Sobre o ponto 4: Uma lente que fica sempre fechada não é muito divertida de usar na hora de fotografar. Pelo menos para a exposição, ela deveria abrir de vez em quando... Brincadeiras à parte, ela não abre (veja o ponto 1) quando não há filme inserido. Com a tampa traseira aberta, o obturador deveria abrir quando você armar a câmera e apertar o botão do obturador. Caso contrário, é preciso consertar, ou você terá um novo peso de carta.
Sobre o ponto 5: Que tipo de resposta você espera? Enquanto não houver filme inserido, ao armar ou girar, você notará uma leve resistência no primeiro quarto da volta, e o obturador se arma. Depois disso, você pode girar até o fim dos tempos. É diferente quando um filme em rolo (aliás, um filme em rolo 120 bem comum) está inserido: nesse caso, após a tensão e o avanço do filme para o próximo quadro, o processo termina. Só é possível continuar girando após o disparo.
Não posso oferecer um manual em alemão; procurei por muito tempo e acabei encontrando um em inglês. Se você estiver interessado, posso enviá-lo por e-mail.
Divirta-se com a câmera!
Saudações e feliz Páscoa,
Michael
Ah, sim, mais uma coisa: o avanço do filme é feito por meio de roletes. Estes reagem de maneira diferente aos diversos tipos de filme. Assim, com um filme chinês Lucky, tive sobreposições de imagens que não observei com um filme Foma antigo. Portanto, se surgirem problemas nesse sentido, não precisa ser culpa da câmera.
EDIT - Adendo, acabei de reler seu e-mail. Só para esclarecer: a Praktica L não é uma câmera de formato médio, mas pertence à categoria de câmeras de 35 mm; na verdade, é relativamente parecida com as EXAs que você já tem e com a EXAKTA. Essa(s) câmera(s) é(são) equipada(s) com filme de 35 mm (tipo 135), que, por sua vez, não pode ser usado na Flexaret, a menos que se utilize os acessórios correspondentes. Para os primeiros passos, porém, você deveria experimentar o filme em rolo normal (tipo 120).