Rocketman
Olá a todos!
Tenho um frasco de ADOLUX APH09 há cerca de dois anos e meio, meio vazio — ou melhor, meio cheio =), guardado na prateleira. Após cada uso, sempre enchi o frasco com bastante gás inerte.
Agora, quando fui usar o revelador novamente, ao pegar o frasco, ouvi um barulho como se houvesse um punhado de areia dentro dele. Parece que se depositaram muitos cristais no fundo. Ainda não sei dizer exatamente qual é a quantidade. Acho que vou passar tudo por um filtro de café.
Eis a minha pergunta:
Devo continuar usando o revelador e fingir que não aconteceu nada, ou é melhor jogá-lo fora e comprar um novo?
Atenciosamente,
Sebastian
mdeutgen
Então, eis a minha dúvida:
Continuo usando o revelador e finjo que não aconteceu nada, ou é melhor jogá-lo fora e comprar um novo?
Passe por um filtro (um filtro de café serve!) e continue usando. Tente usar a função de busca em outros fóruns, lá não há nada diferente escrito.
Martin
hansschneider
Sebastian,
RODINAL (ou qualquer que seja o nome do produto) e os cristais no fundo da garrafa são coisas que andam juntas. Nos livros sobre revelação caseira, você pode ler que a produção caseira só pode ser considerada bem-sucedida se alguns cristais se formarem no fundo. Portanto, como disse o usuário anterior: continue usando. Eu, porém, nunca filtro nada; afinal, os cristais ficam no fundo.
Atenciosamente,
Hans
Rocketman

Não, não! :lol: :) :lol:
Isso não é de hoje de manhã, mas foi filtrado ontem à noite da garrafa APH09.
Uma boa quantidade de substância marrom.
Bem, o frasco já está quase vazio mesmo. A última tentativa de revelação deu certo.
Os negativos ficaram um pouco finos, mas isso provavelmente se deveu ao fato de o filme ter ficado um pouco subexposto.
Eu deveria medir melhor. Assim, a densidade e os valores de cinza também ficam certos.
Tenha um ótimo dia.
Sebastian
MirkoBoeddecker
Sebastian,
Na verdade, dá para perceber muito bem se o filme ficou subexposto ou subrevelado observando-se o início do rolo com a lingueta da Leica (no caso do formato 35 mm). Se estiver bem preto, foi subexposição; caso contrário, foi subrevelação.
Com filmes em rolo é mais difícil — aí só dá para usar os números nas bordas, mas cada fabricante realiza a exposição com intensidades diferentes — por isso, o teste com filmes em rolo só funciona se você tiver um filme de referência.
Atenciosamente,
Mirko
mdeutgen
Sebastian,
hoje também tive uma garrafa de R09 quase vazia. Vou contar um pouco do que aconteceu:
Em setembro do ano passado, pedi para me trazerem duas garrafas de um litro de ADOX APH09 de Berlim e logo fiquei intrigado com aquelas garrafas de plástico que, aos meus olhos, pareciam estranhas. Então, transvasei uma das garrafas de um litro para uma garrafa Aponorm de um litro. O segundo litro, eu transvasei para quatro garrafas Aponorm de 250 ml. Entretanto, a garrafa número dois está quase vazia e também apresenta, no fundo, o “sedimento” que você descreveu. Decidi então encher essa garrafa com uma garrafa de 250 ml que não havia sido aberta desde o transvase e, veja só, essa garrafa quase não tem sedimento.
Isso me faz perguntar, com toda a seriedade, se esse sedimento está diretamente relacionado ao oxigênio atmosférico que entra em contato com o conteúdo das garrafas sempre que elas são abertas e movimentadas. Acho que sim, sem dúvida, embora me falte o conhecimento químico necessário para isso. Talvez algum participante do fórum com formação em química saiba um pouco mais sobre o assunto, o que poderia refutar ou corroborar essa hipótese.
Atenciosamente,
Martin
cfb_de
Olá, Martin,
Sua suposição está correta. No entanto, há p-aminofenol mais do que suficiente na solução, de modo que a pequena quantidade*] que se precipita não chega a ser perceptível. A maior parte do material cristalizado, porém, é p-aminofenol “intacto”, simplesmente porque está presente na solução até pouco antes do limite de solubilidade. Basta abrir a garrafa duas vezes, com um pouco de evaporação, e já começa a cristalizar.
A presença de cristais no RODINAL é algo natural. Assim como o RODINAL simplesmente tem que ser marrom...
Atenciosamente,
Franz
*]: Não entre em pânico. Quando esses compostos aromáticos oxidam, a solução fica preta como carvão mesmo com uma quantidade mínima de produtos de oxidação.