Gast
Estou reativando meu laboratório fotográfico e pretendo revelar papéis de graduação fixa.
O problema agora é a iluminação.
Tenho uma lâmpada Duka antiga da Revue, que se assemelha à lâmpada Kaiser 4018 (filtros verde-amarelado e vermelho, lâmpada de 15 watts).
Testei-a agora e percebi que essa iluminação é tão fraca que mal se vê nada na sala (que tem cerca de 2x3 m).
Tentei com uma lâmpada um pouco mais potente (25 e 40 W).... Mas a caixa de plástico fica bem quente e temo que ela não aguente isso por muito tempo.
Agora estou procurando outras opções (econômicas), já que não pretendo usar o laboratório fotográfico profissionalmente, mas apenas ocasionalmente, como hobby.
1) Na minha juventude (isso foi nos anos 60), comecei fazendo isso e simplesmente enrolei a lâmpada do banheiro (daquelas com fio em espiral) com papel de pipa vermelho (transparente). A iluminação da sala ficou boa, não tive nenhuma névoa cinza nas fotos... (tive sorte?)
2) Agora, coloquei uma lâmpada economizadora no copo de uma velha vela funerária... isso dá uma bela luz vermelha, mas acho (já que teria que vedar para impedir a passagem da luz) que a construção vai esquentar demais...
3) Li em algum fórum o relato de um usuário que usou uma luz de freio com LED para a iluminação da Duka...
4) Então me ocorreu a ideia de usar uma lâmpada de calor infravermelho. A radiação infravermelha fica na extremidade oposta do espectro da luz visível, ao contrário da luz azul, à qual os papéis SW são sensíveis. Isso, portanto, deveria funcionar teoricamente...
5) Agora voltei a pensar na opção 1) e em envolver a lâmpada do banheiro (desta vez, um tubo fluorescente, que fica no máximo morno) com papel vermelho transparente. A intensidade da luz pode ser ajustada pela quantidade de camadas...
À primeira vista, isso parece promissor.
É claro que eu poderia testar tudo isso agora, mas talvez alguém tenha experiência com essas opções (talvez alguém conheça outras) e saiba até que ponto isso funciona. Assim, posso me limitar às soluções mais viáveis.
O vermelho é realmente vermelho ou existem partes do espectro às quais o papel fotográfico é sensível...
Muito obrigado pelo apoio de vocês.
Wolfgang
bernhardmangelsgmxde
Não tenho experiência com nenhuma das tuas ideias, por isso não tenho nada a acrescentar
Em qualquer projeto de bricolagem, eu testaria, sem dúvida, se o papel fica embaçado.
Por outro lado, embora não seja um projeto de bricolagem e também não custe muito menos (tenho em mente uns 15 euros) do que uma lâmpada de laboratório barata:
Ouvi dizer que, de vez em quando, os spots LED vermelhos (Osram Decospot ou algo parecido) são bastante brilhantes e também não necessariamente deixam o papel embaçado.
Atenciosamente
Bernhard
ChristianKolinski
Por outro lado, embora não seja uma solução caseira e também não custe muito menos (acho que uns 15 euros) do que uma lâmpada de laboratório barata:
De vez em quando, ouve-se dizer que os spots LED vermelhos (Osram Decospot ou algo parecido) são bastante brilhantes e que o papel também não fica necessariamente manchado.
Sim, isso se lê — por exemplo, em meus textos — com frequência.
Um único LED Decospot custa de 10 a 15 euros em qualquer loja de materiais de construção e ilumina bem
loja de 25 a 30 m² com iluminação suficiente para ler as letras pequenas nos frascos de revelador, consome pouquíssima energia (0,66 W)
e é à prova de embaçamento por mais de 10 minutos tanto em papéis (Efke, Foma, Forte, Agfa, Ilford, Kentmere...) quanto em filmes gráficos (ADOX Print Film etc.)
.
Gast
Sim, essas já são boas dicas... Obrigado.
Agora encontrei outra coisa... Aqui está um exemplo:
http://akkuplus.de/product_info.php?products_id=6093
No entanto, provavelmente não se trata de LEDs vermelhos (que têm uma faixa espectral estreita), mas sim de lâmpadas coloridas, equipadas internamente com outros LEDs, provavelmente brancos...
Alguém tem experiência com algo assim?
Atenciosamente,
Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
já que se trata de uma compra por correspondência, por que não adquirir diretamente as peças que comprovadamente funcionam (eu também as uso, então o Christian não está mais sozinho):
Número de pedido da Conrad 574816 - 62 (12 LEDs) ou 574607 - 62 (38 LEDs, mergulhei esses em tinta removível, antes eram muito claros)
Atenciosamente,
Franz
joram
Eu tinha um belo abajur Duka, mas a luz ficava toda embaçada; então, comprei no eBay três lâmpadas da Philips para o Duka por cerca de 15 €, com ótima luminosidade e sem embaçamento algum. Recomendo muito: basta encaixá-las em um soquete E27 e pronto.
Gast
...Caramba, anteontem eu fui à Conrad...
cfb_de
...Caramba, anteontem eu fui à Conrad...
No domingo?
Atenciosamente,
Franz
Gast
...Não, no sábado...
O domingo aqui é considerado feriado, então eu sempre ignoro esses dias... ;)
piu58
As luzes Kaiser são suficientemente brilhantes. É claro que, ao entrar na Duka vindo da luz do sol, a princípio não se vê nada. Isso muda após alguns minutos. O olho humano é muito sensível à luz; ele só precisa de um tempo para se adaptar.
Desaconselho soluções caseiras se você quiser obter qualidade na Duka. Em particular, papel de pipa e velas funerárias são totalmente inadequados. Se você mesmo for fazer, use Lumis vermelhas brilhantes. Compre uma primeiro e verifique se o papel se desgasta. Algumas têm outras emissões além do vermelho (mas isso não dá para ver).
HenningH
Olá,
Tenho uma lâmpada Kaiser com uma “lâmpada” de 15 W e um filtro Multigrade laranja, posicionada a cerca de 80 cm acima das bandejas. Assim, consigo ver o suficiente (bem, não dá para ler jornal, mas para isso eu prefiro luz branca mesmo...) e nenhum papel (Fomabrom, -speed, -tone, ADOX FBVC) fica embaçado.
Saudações,
Henning
Gast
OK, agora vou tentar com o que tenho...
Muito obrigado por todos os conselhos.
Wolfgang