chriwurz
Olá,
Acabei de ter que jogar no lixo toda a produção de dois dias de trabalho árduo no laboratório. Talvez alguém possa me ajudar com uma ideia do que pode ter acontecido — não consigo entender o que rolou.
Papel Kentmere VC Select RC brilhante, recém-entregue, revelado em Agfa Multicontrast, banho de parada com ácido cítrico, depois fixado por 6 minutos em A300 e, por fim, um a dois minutos no banho ADOSTAB. As fotos pareciam impecáveis no início, mesmo depois de secas. Um ou dois dias depois, de repente, manchas brancas semelhantes a estrias, como nuvens, em todas as fotos, algumas com vários centímetros de comprimento, outras pontuais.
Como disse, não tenho nenhuma explicação para esse fenômeno. Normalmente trabalho com papel baritado e nunca tive problemas desse tipo. O papel RC é algo mais incomum para mim. Será que há algo que eu não tenha levado em conta? Onde vocês acham que está o erro? Obrigado pelos conselhos.
Atenciosamente,
Christian
MirkoBoeddecker
... então, o que me chama a atenção de imediato é: onde está a lavagem??
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
... então, o que me chama a atenção imediatamente é: onde está a lavagem?
Eu também queria escrever isso ontem. Mas não consegui imaginar que alguém pudesse esquecer a lavagem.
Atenciosamente,
Franz
chriwurz
Olá, Mirko, Franz,
É claro que esqueci de mencionar a lavagem: 3 a 4 minutos sob água corrente entre o fixador e o ADOSTAB.
Atenciosamente,
Christian
MirkoBoeddecker
Olá, Christian,
Perguntei isso porque a descrição do seu problema poderia se encaixar nessa situação e porque é bem possível que o modo de ação do ADOSTAB tenha sido interpretado incorretamente.
Pergunta: A água também estava a 20 graus?
O ADOSTAB não substitui uma boa fixação e lavagem. Ele não funciona como, por exemplo, o Lavaquick.
Pelo contrário, se ainda houver resíduos de prata ou fixador na imagem quando ela for colocada no ADOSTAB, a formação de manchas — como indicador de fixação/lavagem insuficiente — será acelerada, de forma semelhante ao que ocorre com a viragem ao selênio. Por isso, é bem possível que as imagens já apresentem “sinais de deterioração” na manhã seguinte.
Mas também podem existir outras causas. Para isso, eu poderia dar uma olhada nesse erro, se você pudesse digitalizá-lo e enviá-lo para a galeria. Já tivemos aqui as situações mais improváveis e conseguimos resolver muitas delas.
Atenciosamente,
Mirko
chriwurz
Olá, Mirko,
A água estava a 20 graus, talvez até um pouco mais. Não consigo imaginar que eu não tenha fixado o suficiente. Como já disse: pelo menos 6 minutos, em fixador não usado. Pelo que sei, na embalagem do A300 recomenda-se de 5 a 8 minutos. É verdade que já não se usa mais o ADOSTAB, não é? Deixei as fotos escorrerem apenas sobre a bandeja, sem sacudi-las, e as coloquei para secar nesse estado.
Obrigado pela tua oferta de dar uma olhada em uma das fotos. Infelizmente, não tenho um scanner em casa. Vou tentar no meu escritório, pois lá tem um. No entanto, só voltarei lá no meio da próxima semana. Então, vai demorar um pouco.
Atenciosamente,
Christian