MartinZink
Amigos da fotografia analógica,
Um novato tem uma dúvida sobre os filmes ADOX.
Dizem que os filmes Adox são muito sensíveis na superfície... ou seja, são suscetíveis a arranhões!
O que vocês podem dizer sobre isso?
Uma breve apresentação do novato! :(
Depois de ter me cansado da tecnologia analógica, há algumas semanas estou em uma fase de “volta às origens” e guardei as “digitais” no armário.
Comprei novamente um equipamento analógico (optei pela Olympus), estou testando filmes no momento e me divertindo muito com isso. O revelamento e meu próprio laboratório virão em breve.
Então, vou incomodar vocês com perguntas de iniciante com frequência! :rolleyes:
Atenciosamente, Martin
Andreas_23
Olá, Martin,
Sim, essa sensibilidade da superfície é algo que sempre se atribui ao CHS. Se você manusear o filme com cuidado enquanto ele estiver úmido (por exemplo, não usar um raspador de filme, mas eu também não faria isso com nenhum outro filme), não deve haver problemas. Pelo menos, eu ainda não tive nenhum.
Atenciosamente,
Andreas
Wolfgg
Olá, Martin,
esse tipo de comentário talvez venha de pessoas cuja profissão principal é lenhador e que têm mãos grandes e fortes. Todos os filmes atuais são suficientemente resistentes para o dia a dia do laboratório. Não há motivo para tocar em um filme molhado: basta usar água destilada no banho de agente de umectação, pendurá-lo e pronto. Se alguma vez houve um filme sensível, esse foi o Ektachrome-X (processo E4). Bastava tocá-lo para que a emulsão superior já grudasse no dedo.
Atenciosamente, Wolfgang
VolkerSchulz
Eu uso o EFKE KB 50, que é idêntico ao ADOX CHS.
Depois do banho de agente umectante, penduro todos os meus filmes e retiro o excesso de água com os dois dedos molhados. Até agora, não risquei nenhum filme dessa forma. Nem mesmo um EFKE/ADOX CHS.
Boa fotografia sempre!
Volker