Beef
Oi,
Normalmente, eu sempre uso HC-110 e RODINAL para revelar meus filmes. Na maioria das vezes, em combinação com os filmes Fomapan.
Desta vez, só por diversão, experimentei o revelador de referência Fomadon LQN... e ele realmente me deixou de queixo caído! Ele tira ainda mais proveito do filme do que a sensibilidade indicada :) Além disso, o resultado geral da imagem é muito bonito... gosto quase mais do que com o HC-110 e o RODINAL :)
Até agora, experimentei o LQN sempre na proporção normal de 1+10 como revelador de uso único. Minha lata tem 350 ml.
Com esse método, o revelador acaba bem rápido e, para mim, não é econômico (quando comparo com outros reveladores).
Alguém aí tem alguma dica de como eu poderia aproveitar melhor o LQN?
Não quero recorrer à diluição 1+14 por causa da sensibilidade insuficiente :)
Pensei em revelação múltipla...
Na embalagem diz que o revelador deve ser usado imediatamente após a diluição com água (porque, caso contrário, ele estraga rapidamente).
No entanto, também diz que é possível revelar vários filmes nele, desde que se prolongue o tempo de revelação em cada caso.
Como devo entender isso? Os filmes precisam ser revelados um logo após o outro, ou é possível guardar o revelador em um recipiente hermético e à prova de luz por várias semanas (como acontece com outros reveladores)?
Normalmente, sou contra reveladores de uso múltiplo e sua imprecisão no que diz respeito à reprodução... mas, por esse resultado de imagem fantástico, eu até aceitaria isso :lol:
Atenciosamente,
Andi
Urnes
Olá,
bom, se está escrito que o revelador não se mantém estável depois da diluição, certamente não ficará mais estável se você deixá-lo repousar e depois aumentar o tempo de exposição. Portanto, você deve revelar os filmes um após o outro.
Mas, falando sério. Se você encontrou uma combinação que te satisfaz plenamente, por que querer voltar a economizar e aceitar um resultado possivelmente pior, por não ser reproduzível?
Atenciosamente, Sven.
Beef
Oi,
bem, pensei que, se estivesse bem fechado, talvez durasse mais tempo...mas nem todo revelador funciona assim :)
é, não estou totalmente satisfeito :lol: uso o HC-110 para revelações push e filmes a partir de 400 ASA. E o RODINAL para filmes de baixa sensibilidade (100, 200 ASA). Na verdade, estou muito satisfeito com o RODINAL, principalmente por causa das várias propriedades com as quais dá para brincar (temperatura, revelação estática, etc.)... mas esse revelador simplesmente não dá conta da sensibilidade :) é preciso realizar uma superexposição quase total dos filmes em 1-3 DINs (para manter a margem de exposição “normal”).
E com o Fomadon LQN era exatamente o contrário... ele tira o máximo (se não mais) da sensibilidade ISO e produz uma curva de contraste incrivelmente ruim :)
Mas 4 € por 7 filmes ou 12 € por 100-150 filmes... para mim, isso já é uma diferença decisiva :D
Atenciosamente
andi
Gerd
Que tal uma lata menor? 350 ml para um rolo já é bastante.
Para o KB, existe a Jobo 1510, que precisa de apenas 250 ml... Se você alternar, dá para economizar ainda mais.
Fora isso, o RODINAL é bem barato mesmo.
Gerd
Urnes
Tudo bem, eu também guardo minha solução base A49 em recipiente hermético por até 3 meses. Mas acho que a dica do Gerd é realmente a melhor. Com a latinha Jobo, você só precisa de 270 ml e já dá para revelar 2 filmes. Na rotação, o consumo cai para 180 ml. Tenho que admitir que antes também usava HC-110 para os filmes planos porque a lata Jobo consumia 1,2 l para 6 filmes, mas não fiquei muito satisfeito com isso. A rotação é mais divertida e, com o tempo, acaba valendo a pena.
Atenciosamente, Sven.
Beef
Oi,
sim, eu tenho essa pequena caixa de revelação AP :) Quando comecei a revelar, optei por ela porque é bem barata. E, até agora, o que me impediu de comprar a Jobo 1510 foi apenas o preço ser três vezes mais caro...com a que tenho agora sempre me dei muito bem :)
Mas acho que agora é hora de mudar... a longo prazo, vou economizar bastante revelador.
Mas, na verdade, com uns 280-300 ml já dá pra deixar meu carretel totalmente submerso no líquido... só que, por segurança, eu sempre enchia até a borda, e isso dava 350 ml :lol:
Urnes
Hum, claro, você também poderia fazer exposições duplas nos seus rolos. Assim, você ainda economizaria filme. :)
Mas, falando sério. A longo prazo, essa economia constante no lugar errado não compensa. É melhor economizar um pouco e comprar logo algo de qualidade.
Atenciosamente, Sven.