É possível que essa pergunta já tenha sido feita, mas não dá para pesquisar por “D76”, pois tem poucas letras.
Muito obrigado!
Sim, foi, e fui eu quem a fez em um fórum paralelo. Fiquei surpreso ao ver que outro fornecedor indicava em seu catálogo um valor de 16 filmes para a embalagem de galão, que agora é comum, e eu discuti isso discretamente. Mas é verdade, na medida em que a ficha técnica mencionada por Franz também indica esse valor.
Como se sabe, o D76 e o ID11 são praticamente idênticos (o ID11 vem em saquinhos separados, o D76 em um só e provavelmente tem alguns aditivos a mais) e, por isso, sempre usei os valores do ID11, onde está bem claro: são necessários 100 ml por filme, o que dá, teoricamente, 10 filmes por litro de solução-mãe. Sou preguiçoso para fazer contas e uso logo 125 ml, adiciono a mesma quantidade de água e trabalho com 1+1, como o Franz também sugere e, principalmente, porque cabe no meu Jobo 1510. À prova de erros e funciona sempre. O fato de, dessa forma, conseguir apenas 30 em vez de 38 filmes com o saco de galão (3,8 litros) pode ser facilmente compensado pelo preço de cinco a sete euros, dependendo da fonte. Os poucos centavos a mais são sempre mais baratos do que o aborrecimento por um filme estragado.
Sobre a durabilidade: eu encho minhas garrafas Aponorm com a solução ainda morna. Isso tem a vantagem de criar um pouco de vácuo nas garrafas durante o resfriamento. Se eu não ouvir um chiado ao abrir uma garrafa nova pela primeira vez, o conteúdo vai direto para o ralo (dá para aceitar, considerando o preço, ah, já falamos disso). Protejo uma garrafa aberta com gás inerte (no meu caso, Protectan ou gás de isqueiro) e, se necessário, transfiro para uma garrafa menor.
Martin