Beef
Oi,
Atualmente, estou usando como papel fotográfico o Fomaspeed V311 (multigrade), o ADOX Easy Print RC 311 (multigrade) e o Ilford Ilfospeed RC (gradação fixa).
Então, antes de mais nada: o papel Ilfospeed não é muito a minha praia. É finíssimo e o branco não fica nada bom. Mas vale mencionar que esse já é um modelo mais antigo... talvez agora tudo seja diferente B)
Bom, agora vamos aos outros. Encomendei o Fomaspeed e o EasyPrint para fazer uma comparação... ou melhor, para escolher meu papel padrão. O que me chamou a atenção é que o papel ADOX é mais adequado para escrever no verso. Se você anotar alguma informação e passar o papel pelas fitas, a tinta fica perfeita. No papel Foma, ela borra e até penetra um pouco no papel, de modo que dá para ver a tinta através da imagem :) (Não importa se é caneta esferográfica, Stabilo ou caneta à prova d’água)
Além disso, notei que o papel Foma tende a ficar desfiado nas bordas de corte... ou seja, o papel praticamente se divide em duas metades... mas, como disse, ele TENDEM a fazer isso. O papel ADOX, por outro lado, permanece absolutamente estável.
Por isso -> ADOX :(
Os resultados das imagens são idênticos.
MAS a minha pergunta agora...
acho esse ADOX Easy Print perfeito! Ele atende a todos os requisitos que se espera de uma impressão excelente. QUE vantagem há agora em optar por outros papéis??? Ainda tem esse MCP, que é tão idolatrado por tanta gente... o que há de diferente nele? Não consigo imaginar nenhuma melhoria :) Já comparei as descrições do EasyPrint e do MCP... no EasyPrint é mencionado que ele é ideal para fins escolares, enquanto o MCP é um papel profissional... mas não são mencionados detalhes que não se apliquem também ao outro papel :lol:
Atenciosamente
Andi
bernhardmangelsgmxde
Olá, Andi,
Tenho a impressão de que, no uso normal, não há muita diferença entre os papéis padrão. No que diz respeito ao efeito da imagem em motivos comuns... obtém-se (pelo menos para os meus padrões) resultados praticamente idênticos. Trabalhei com Foma V.III, EP312 e Agfa MCP312; o EP312 tem um suporte um pouco mais quente, o suporte do MCP é um pouco mais espesso, o da Foma um pouco mais fino. No caso do ADOX MCP, ele parece ter a mesma espessura do Easyprint 312. (Por favor, corrijam-me se eu estiver errado)
Uma diferença é que o MCP tem efetivamente mais gradações. O Easyprint, principalmente, não vai tão longe nas gradações suaves (tenho algo em mente de 1,5 a 4); o MCP consegue a gama completa de 0 a 5. Na prática, o EasyPrint geralmente já foi suficiente para mim. (Também sou simples...)
Outra diferença provavelmente são as características de tonalidade. (Se você não tonaliza... tanto faz)
Talvez minhas exigências sejam muito baixas e eu fotografe em um nível muito simples... diria que dá para trabalhar bem com qualquer um dos três papéis e não se vê nenhuma diferença real no resultado. Tenho a impressão de que faz mais diferença ver uma foto sob a lâmpada de mesa economizadora de energia, a lâmpada incandescente de 60 W (que logo será proibida) ou sob a luz do dia, do que usar agora o MCP (no meu caso, ainda Agfa) ou o EasyPrint.
Apesar disso, é bem possível que, no próximo pedido, minha escolha recaia sobre o MCP. Não vejo desvantagens em relação aos outros, além disso, ele não é tão mais caro, e ainda tem a história “incrível” sobre o papel ressuscitado, que agora, apesar de todos os pessimistas, parece ter um final feliz...
Atenciosamente,
Bernhard
Beef
Oi, Bernhard,
pelo que diz a FOTOIMPEX, o EasyPrint tem uma gradação de 00 a 5. E, na prática, também percebi que ainda há alguma variação nas gradações nas bordas. Mas, se não me engano, com o Fomaspeed eu teria conseguido mais na gradação 5 do que com o EasyPrint... mas isso também pode ser devido a diferenças na exposição... ainda não testei os papéis a fundo.
Então, eu não revelo. Mas gostaria de ter um papel em que o suporte fosse o mais branco possível e o preto o mais preto possível.
Quanto ao branco, não tenho uma comparação adequada, já que ele é praticamente igual com o Fomaspeed e o Ilfospeed (talvez simplesmente não fique mais branco, por causa da emulsão?!).
Mas, como você já disse: à luz (por exemplo, sob uma lâmpada de mesa), dá para ver claramente que o preto, na verdade, não é bem preto :) Mas isso também acontece com todos os meus papéis.
Existe alguma diferença entre o EasyPrint e o MCP nesse aspecto? Ou isso é quimicamente impossível, já que não se trata de tinta preta, mas de PRATA?
Eu já mudei do Adotol Konstant para o Tetenal Eukobrom, porque a descrição do produto prometia um preto mais intenso... mas não fez absolutamente nenhuma diferença :lol:
Atenciosamente
Andi
MirkoBoeddecker
A densidade depende da superfície (reflexão da luz) e da opacidade da prata exposta e revelada durante a exposição.
Se as emulsões de todos os papéis fossem idênticas, poderiam existir diferenças decorrentes da quantidade de prata aplicada. No entanto, como se comparam papéis diferentes entre si, esse critério deve ser considerado com certa cautela.
O MCP é o melhor dos três papéis mencionados. Isso é imediatamente visível para o conhecedor e, para o iniciante, em uma comparação direta.
No entanto, as diferenças não são tão graves a ponto de se considerar um dos outros papéis como “ruim” ou “inferior”. São diferenças sutis que só se tornam evidentes em uma impressão perfeitamente elaborada.
O MCP, por exemplo, apresenta o melhor comportamento de brilho. A Agfa mediu isso meticulosamente no lançamento do produto e comparou com outros papéis no mercado.
Os valores obtidos foram: MCP em secadores infravermelhos 95%, XY em secadores infravermelhos 89%, MCP seco ao ar 79%, XY seco ao ar 65%.
A isso se soma a consistência das gradações. Um aumento de gradação no MCP significa um aumento exato da inclinação da curva. Não importa se você vai de 0,5 para 1 ou de 4,5 para 5.
Um nível de filtro sempre resulta no mesmo aumento proporcional (corrigido por vários fatores para que as particularidades da percepção do olho humano sejam levadas em conta).
Tudo isso exigiu uma quantidade incrível de pesquisa e, na época, foi um ajuste minucioso e complexo.
Papéis mais baratos abrem mão dessa “etapa final de excelência”. Por isso, ao trabalhar, percebe-se simplesmente que, com o MCP, tudo funciona de maneira mais suave e limpa. Consegue-se uma boa impressão com menos rejeições, o que, por sua vez, justifica o preço.
Apesar disso, os papéis mais baratos também são todos muito bons. Mais uma ou duas tiras de teste e vocês também chegarão bem ao resultado desejado. Afinal, um EasyPrint seco na secadora de ar quente também apresenta um brilho superior ao do MCP seco ao ar, etc.
Preto e revelador: papéis que trabalham com preto quente (preto-acastanhado) apresentam um preto subjetivamente mais intenso quando revelados com tom frio. O Eukobrom é o revelador de tom mais frio, ao lado do Moersch Blue. Por isso, o texto soa como um preto intenso. Mas, também aqui, as diferenças são sutis.
É claro que, às vezes, também fico em um dilema. Por um lado, preciso destacar as diferenças entre os produtos nos textos; por outro, elas às vezes não são tão grandes quanto o esperado.
O melhor é permanecer por um bom tempo com uma combinação (padrão) até atingir a perfeição. Só depois disso é que se deve começar a fazer ajustes.
Atenciosamente,
Mirko
Beef
Oi,
Recebi há alguns dias meu pedido com o ADOX MCP. Devo dizer que dá para perceber logo que é um papel de melhor qualidade do que o Fomaspeed ou o EasyPrint... estou gostando muito desse papel!
Mas agora tenho um problema:
Não consigo, de jeito nenhum, obter um contraste adequado na gradação 2. Uso um ampliador colorido (Kaiser VCP 6000) e revelo meus filmes de forma que eles apresentem um equilíbrio de branco perfeito na gradação 2 (já que isso corresponde à luz sem filtro e quero mais margem de manobra para gradações mais altas). Mas com o MCP isso não está dando certo... já estou com o tempo de revelação 1,5 vez maior do que o normal. As luzes altas ainda estão muito escuras (ou seja, a imagem inteira). Se eu colocar, por exemplo, o EasyPrint sob a lente, consigo um contraste bem mais forte na gradação 2 (com o mesmo negativo).
O mesmo efeito ocorre com o filtro na gaveta de filtros e com o ajuste de gradação pela cabeça de mistura de cores.
A que isso pode ser devido?
O MCP supostamente suporta toda a gama de gradações... mas, de alguma forma, isso não está funcionando para mim. Para chegar perto do EasyPrint na gradação 2, preciso realizar a exposição no MCP já na gradação 5.
Meu revelador é o Tetenal Eukobrom (recém-preparado... 1+9)... o tempo de revelação para mim é de 1 minuto.
Espero que alguém aqui possa me ajudar. Ficaria muito grato por uma resposta rápida.
Atenciosamente,
Andi
Beef
Oi,
Recebi há alguns dias meu pedido com o ADOX MCP. Devo dizer que dá para sentir imediatamente que é um papel de melhor qualidade do que o Fomaspeed ou o EasyPrint... estou gostando muito desse papel!
Mas agora tenho um problema:
Não consigo, de jeito nenhum, obter um contraste adequado na gradação 2. Uso um ampliador colorido (Kaiser VCP 6000) e revelo meus filmes de forma que eles apresentem um equilíbrio de branco perfeito na gradação 2 (já que isso corresponde à luz sem filtro e quero mais margem de manobra para gradações mais altas). Mas com o MCP isso não está dando certo... já estou com o tempo de revelação 1,5 vez maior do que o normal. As luzes altas ainda estão muito escuras (ou seja, a imagem inteira). Se eu colocar, por exemplo, o EasyPrint sob a lente, consigo um contraste bem mais forte na gradação 2 (com o mesmo negativo).
O mesmo efeito ocorre com o filtro na gaveta de filtros e com o ajuste de gradação pela cabeça de mistura de cores.
A que isso pode ser devido?
O MCP supostamente suporta toda a gama de gradações... mas, de alguma forma, isso não está funcionando para mim. Para chegar perto do EasyPrint na gradação 2, preciso realizar a exposição no MCP já na gradação 5.
Meu revelador é o Tetenal Eukobrom (recém-preparado... 1+9)... o tempo de revelação para mim é de 1 minuto.
Espero que alguém aqui possa me ajudar. Ficaria muito grato por uma resposta rápida.
Atenciosamente,
Andi
bernhardmangelsgmxde
ceteris paribus?
e o que significa isso de “branco perfeito”?
Beef
ceteris paribus?
e o que tem a ver isso com o equilíbrio de branco perfeito?
A minha postagem é assim tão incompreensível?!
Resumindo: o MCP não traz contraste! Qualquer papel, seja Ilford, Fomaspeed ou Easyprint, tem aproximadamente as mesmas características no que diz respeito ao contraste na gradação 2. Mas com o MCP, só consigo o mesmo na gradação 5 (se é que consigo). Em resumo, o papel é totalmente inutilizável, pois NÃO CONSIGO OBTER BRANCO!
Por exemplo, já revelei o Agfa APX 100 em 35 minutos (RODINAL 1+50) e ainda não deu certo! Se eu usasse outro papel, teria aqui, no sentido mais literal da palavra, apenas PRETO e BRANCO. Com o MCP, o resultado é sempre uma mistura escura e difusa.
Estou começando a achar que isso é um defeito de fabricação...
Gerd
Pela forma como sua pergunta está redigida, parece que você está ajustando os parâmetros errados.
Se o positivo ficar muito escuro, você deve reduzir a quantidade de luz que incide sobre o papel durante a ampliação. Ou seja, diminua o tempo de exposição ou feche mais a abertura da lente.
O papel PE é revelado. Ou seja, ele fica no banho até que não haja mais nenhuma mudança. Com Eukobrom, de acordo com as instruções, isso deve ocorrer após 1,5 a 3 minutos. Portanto, se você quiser descartar o revelador como fonte do erro, pode deixar o papel no banho por 3 minutos.
Gerd
Beef
Pela forma como sua pergunta está redigida, parece que você está ajustando os parâmetros errados.
Se o positivo ficar muito escuro, você deve reduzir a quantidade de luz que incide sobre o papel durante a ampliação. Ou seja, diminua o tempo de exposição ou feche mais a abertura da lente.
O papel PE é revelado. Ou seja, você o deixa no banho até que não haja mais nenhuma mudança. Com Eukobrom, de acordo com as instruções, isso deve acontecer após 1,5 a 3 minutos. Portanto, se você quiser descartar o revelador como fonte do erro, pode deixar o papel no banho por 3 minutos.
Gerd
Oi, Gerd,
Não, não, não estou mexendo nos parâmetros errados :)
Eu entendo bem de ampliação. Acho que já encontrei o erro... brinquei um pouco mais com RODINAL, outras temperaturas e ritmos de agitação. Aparentemente, aconteceu de a densidade do negativo ter aumentado, mas o contraste não ter realmente melhorado.
Por “escuro”, eu quis dizer que, durante a exposição, por exemplo, áreas pretas sobre preto, o negativo inteiro ficou bem escuro... as áreas claras/brancas também ficaram bem escuras -> pouco contraste. E eu nem consegui um resultado muito bom com a gradação 5.
Mas, como disse, acho que isso se deve mais ao negativo.
Se eu realizasse menos exposição, não conseguiria mais o preto ;)
Mas mesmo assim é estranho que outros papéis, com a mesma gradação, apresentem mais contraste do que o MCP... ele realmente se destaca muito aqui (a diferença não é pequena).
Ah, sim, já a partir de cerca de 40 segundos, o MCP em Eukobrom não muda mais nada. Meu tempo padrão é, na verdade, 1,5 minuto... isso funciona com todos os papéis.
Atenciosamente
Andi
Beef
Oi de novo,
bem, acabei de descobrir o problema... era por causa da lâmpada DUKA ;)
De alguma forma, essa luz vermelha não combina muito bem com o MCP. Depois de 2,5 minutos sob a lâmpada, o papel no revelador já fica preto como a noite :) Por isso, sempre ficava uma névoa cinza por cima.
Agora instalei minha outra lâmpada (Kaiser Duka 50). Mesmo após 3 minutos a uma distância de apenas 10 cm, o papel permanece totalmente branco ;)
Esse vermelho é um pouco diferente, parece mais um vermelho-acastanhado (lâmpada de vapor de sódio, específica para papéis multigrade e processos coloridos/preto e branco). Mesmo um teste de 3 minutos sob o filtro vermelho do ampliador (diafragma totalmente aberto, f/2,8) não escureceu o papel... embora o vermelho pareça exatamente igual ao da minha antiga lâmpada Duka... estranho :)
Agora as impressões ficaram idênticas às do EasyPrint ;)
Atenciosamente,
Andi
bernhardmangelsgmxde
Aí está! Eu já estava me perguntando. Eu mesmo fiquei quase chocado com o quão pouca diferença se viu no resultado final...
Oi de novo,
bom, agora eu descobri o erro... era por causa da lâmpada DUKA ;)
De alguma forma, essa luz vermelha não combina muito bem com o MCP. Depois de 2,5 minutos sob a lâmpada, o papel no revelador já fica preto como a noite :) Por isso, sempre ficava uma névoa cinza por cima.
Agora instalei minha outra lâmpada (Kaiser Duka 50). Mesmo após 3 minutos a uma distância de apenas 10 cm, o papel permanece totalmente branco ;)
Esse vermelho é um pouco diferente, parece mais um vermelho-acastanhado (lâmpada de vapor de sódio, específica para papéis multigrade e processos coloridos/preto e branco). Mesmo um teste de 3 minutos sob o filtro vermelho do ampliador (diafragma totalmente aberto, f/2,8) não escureceu o papel... embora o vermelho pareça exatamente igual ao da minha antiga lâmpada Duka... estranho :)
Agora as impressões ficaram idênticas às do EasyPrint ;)
Atenciosamente,
Andi
ultra8
Acredito que haja aqui muitos outros problemas, inclusive de natureza mais ampla, como, por exemplo, as relações entre os fatores envolvidos. Tanto o MCP atual quanto o “antigo” apresentam maior contraste do que o papel Ilford MG-IV comparável. No entanto, isso ainda não diz nada sobre a qualidade dos papéis.
Se eu fizer uma cópia em MCP com grau 2, preciso do Ilford grau 2,8 para que as imagens fiquem praticamente comparáveis. O MCP parece um pouco mais “nítido” do que o papel Ilford.
Seu erro deve estar em outro lugar.
bernhardmangelsgmxde
Acredito que haja aqui muitos outros problemas, inclusive de natureza mais complexa, como o contexto técnico. Tanto o MCP atual quanto o “antigo” apresentam maior contraste do que o papel Ilford MG-IV comparável. Mas isso ainda não diz nada sobre a qualidade dos papéis.
Se eu fizer uma cópia em MCP com grau 2, preciso de grau 2,8 no Ilford para que as imagens fiquem praticamente comparáveis. O MCP parece um pouco mais “nítido” do que o papel Ilford.
Seu erro deve estar em outro lugar.
Não precisa ser assim. O problema, na verdade, era que o papel dele ficava com uma névoa. Ou seja, sem branco e sem contraste. Sem a névoa, não há problema e não há mais erro.