Olá, Andreas, se for um KB, arrume o ampliador Aspecta Adjutar antigo (completo na maleta!) e, em vez da lâmpada opalina, instale uma lanterna LED (por exemplo, da Zweibrüder, que são ajustáveis) nele; coloque uma placa de plexiglass branca sobre o condensador para servir de difusor; é preciso testar, talvez seja preciso tirar o condensador também. Mas a adaptação não deve ser tão difícil, especialmente para KB (áreas a serem iluminadas!).
Atenciosamente, Uwe
Parece uma ideia viável. Acabei de dar uma olhada no meu Kindermann “Amato Firm”, que parece bastante fácil de adaptar para todos os tipos de lâmpadas (penso, de imediato, em uma pequena lâmpada de soquete tipo pino de carro com 21 W ou um LED).
E já que o ampliador precisa de energia elétrica de qualquer maneira, a iluminação da Duka também pode ser feita com LED.
Minhas experiências com “laboratórios ao ar livre” se limitam à minha barraca Duka do Exército (que fica bem na porta da minha casa), e minhas experiências com soluções improvisadas, ao meu ampliador feito por mim mesmo na juventude.
As Forças Armadas alemãs têm (tinham?) tendas à prova de luz para o revelamento de raios-X em seus hospitais de campanha. Aproximadamente 1 m² de área útil, realmente à prova de luz, com ventilação e passagem de cabos.
A única desvantagem dessas peças: os 120 kg de peso se distribuem por duas embalagens, uma delas com cerca de 2,2 m de comprimento. A grande vantagem: estável, à prova de luz, base rígida (um piso plano evita grande parte da sujeira dos produtos químicos) e ainda vem com uma mesa.
Esses ampliadores em forma de mala aparecem de vez em quando por um preço extremamente baixo no eBay, porque ninguém quer ficar com eles.
Eu pintaria a caixa da lâmpada com tinta de alumínio-bronze e usaria uma lâmpada de carro. As pequenas lâmpadas com soquete tipo pino (luz de freio, pisca-pisca) têm um filamento suficientemente pequeno para servir como fonte de luz pontual (meu ampliador caseiro usava essas) e consomem apenas cerca de 2 A. Você poderia ampliar por cerca de dez horas e o carro ainda daria a partida depois disso.
Em princípio, seria possível usar quase qualquer ampliador com luz halógena, mas a maioria deles consome 8,25 A e não funciona bem com a tensão mais alta da rede de bordo dos veículos (afinal, os carros têm mais de 12 V!). Não é o caso das lâmpadas incandescentes destinadas a carros.
Acho que vou modificar o meu Amato. Basta trocar o soquete da lâmpada.
Atenciosamente,
Franz