gurkensaft
Olá a todos!
Os rolos de filme Fomapan vendidos ao metro geralmente não têm nenhuma marcação nas bobinas?
No meu caso, o de 200 ISO.
Atenciosamente, Torsten
mdeutgen
Olá a todos!
O rolo de Fomapan em metro geralmente não tem nenhuma inscrição nas bobinas?
No meu caso, o de 200 ISO.
Atenciosamente, Torsten
Definitivamente não tem, meu Fomapan 400 também está em branco. Isso me surpreendeu no primeiro rolo e, por isso, pedi para meu fornecedor perguntar à Foma. A resposta da Foma foi que isso não é tecnicamente viável para eles.
Martin
gurkensaft
Tudo bem, muito obrigado!
Atenciosamente, Torsten
mdeutgen
Ah, sim, há ainda uma característica que o fio por metro da Foma apresenta:
Os carretéis de 17 m são enrolados em um núcleo de plástico bastante grosso, de modo que o tambor não cabe no meu aparelho de 17 m. Eu teria, portanto, que enrolar o fio novamente, e a falta de marcação acabou sendo uma vantagem, pois, caso contrário, eu teria que enrolar duas vezes.
Martin
cfb_de
Ah, sim, há ainda uma característica que o carretel da Foma apresenta:
Os carretéis de 17 m são enrolados em um núcleo de plástico bastante grosso, de modo que o tambor não cabe no meu aparelho de 17 m. Portanto, preciso reenrolá-lo, e a falta de marcação acabou sendo uma vantagem, pois, caso contrário, teria que reenrolar duas vezes.
Martin
Hum. Aí fica clara a diferença entre “carretel” e “núcleo”. Meu rolo da Foma está enrolado em carretel e, por isso, cabe perfeitamente no Füllfix, mesmo com comprimentos de 30 m.
Além disso, era mais barato do que o material enrolado “no núcleo” na mesma loja.
No entanto, para carregadores mais modernos, é preciso enrolar ambos. O que não cabe no “núcleo” por causa do diâmetro, fica preso no “carretel” por causa da largura. A última vingança dos cineastas contra os fotógrafos desde a invenção do Motodrive...
Os donos de carregadores de filme mais antigos estão, na verdade, em vantagem.
Atenciosamente,
Franz
mdeutgen
Franz,
talvez eu não tenha me expressado muito bem:
Durante anos, passei o rolo de filme Ilford nos tamanhos de 17 m e 30 m pela minha câmera Füllfix, e esse rolo estava enrolado em bobinas de papelão relativamente finas. Isso funcionou muito bem.
O rolo da Foma estava enrolado em um núcleo de plástico (parece a parte interna de um tambor de cabo que ficou pequena demais) e, nesse caso, o carretel de 17 m era alguns milímetros mais grosso do que cabia no meu aparelho de 17 m (já escrevi isso em outro lugar e, a essa altura, já deve ser uma “piada recorrente”: ainda estou procurando meu aparelho de 30 m, ele deve estar em alguma das caixas de mudança de 2001; de qualquer forma, já encontrei os três aparelhos de 17 m). Portanto, só me restava enrolá-lo.
Para mim, nunca se colocou a questão de comprar um novo carregador de filme; agora, a questão é mais sobre usar filme em rolo mesmo. No caso da Foma, isso já está decidido: vou voltar a usar os rolos pré-confecionados (quando o rolo de 400 acabar), pois a diferença de preço é mínima...
Martin
cfb_de
Olá, Martin,
É verdade. Duas bobinas de “17 m” foram demais para mim, pois não tenho um carregador de 17 m.
Isso não vai dar certo com os novos núcleos; a única solução é rebobinar no rolo de papelão mais fino. Ou então — com sorte — comprar filme “em carretel”. Se é que existe em 17 m (ainda nunca vi).
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Caso seja de interesse: meu último rolo de 100 pés de Kodak EDUPE tinha um núcleo de plástico amarelo natural com 49,6 mm de diâmetro. Uso um carregador Rowi com mais de 30 anos e nunca tive problemas com nenhum filme.
Atenciosamente, Wolfgang
mdeutgen
Olá, Martin,
É verdade. Duas bobinas de “17 m” foram demais para mim, pois não tenho um carregador de 17 m.
Isso não deve funcionar com os novos núcleos; a única solução é rebobinar em um rolo de papelão mais fino. Ou então — com sorte — comprar filme “em carretel”. Se é que existe em 17 m (ainda nunca vi).
Atenciosamente,
Franz
Franz,
você realmente se surpreende que eu tenha um pouco mais de Füllfix do que o normal? Acho que não.
A propósito, medi um pouco no porão:
O rolo de 17 m de Füllfix mede 65 mm de diâmetro interno, enquanto a velha lata de plástico em que comprei meu FP4 há 20 anos mede 54 mm de diâmetro interno. Portanto, os 17 m de FP4 eram bem menores que 54 mm, quanto à folha e à folga para que ainda houvesse espaço para movimento.
Isso só como informação adicional. Não estou encontrando o núcleo da bobina da Foma agora, meus dois filhos o guardaram em algum lugar.
Martin
cfb_de
Você realmente fica surpreso por eu ter um pouco mais de “Füllfixe” do que o normal? Acho que não.
Olá, Martin,
isso realmente não me surpreende nem um pouco :-)
Então, os 17 m de FP4 eram bem menores que 54 mm, por causa da película e da folga, para que ainda houvesse espaço para movimento.
Isso bate com o que eu me lembro. Embora o rolo de papelão dentro do carretel de filme tivesse cerca de 10 a 12 mm de diâmetro. Os núcleos que me caíram nas mãos ultimamente tinham todos mais de dois centímetros e meio.
Atenciosamente,
Franz (aliás, tenho apenas um Füllfix de 30 m de baquelite e dois AP Bobinquick mais recentes)
mdeutgen
Você realmente fica surpreso por eu ter um pouco mais de “Füllfixe” do que o normal? Acho que não.
Olá, Martin,
isso realmente não me surpreende nem um pouco :-)
Então, os 17 m de FP4 eram bem menores que 54 mm, por causa da película e da folga, para que ainda houvesse espaço para movimento.
Isso bate com o que eu me lembro. Embora o rolo de papelão dentro do carretel de filme tivesse cerca de 10-12 mm de diâmetro. Os núcleos que me caíram nas mãos ultimamente tinham todos mais de dois centímetros e meio.
Atenciosamente,
Franz (aliás, tenho apenas um Füllfix de 30 m de baquelite e dois AP Bobinquick mais recentes)
Franz,
por favor, seja gentil e meça o diâmetro interno do seu Füllfix de 30 m.
O que você acha dos aparelhos espanhóis?
Você também pode me enviar um e-mail por fora, o endereço é bem simples: nome.sobrenome@gmx.de.
Martin
cfb_de
Olá, Martin,
Não vou conseguir medir nas próximas semanas. Ainda tem um rolo de HP5+ de quase 17 m (no tubo, que cabe lá dentro) que eu não gostaria de tirar.
Já que você mencionou a medição: parece que o meu Füllfix também é um aparelho de 17 m. Para 30 m, ele é um pouco baixo demais. Infelizmente, a placa grande de metal (?) não está mais lá. Manivela de aço niquelado, botão de fechamento branco; abaixo do logotipo do Füllfix está escrito “Made in Germany”, botão do contador de baquelite com números em branco, fecho da tampa da caixa é de alumínio preso por um parafuso de aço. O feltro de vedação na borda do rolo é marrom. Assim que tiver oportunidade, vou tirar fotos e te enviar por e-mail. A peça tem, externamente, cerca de 8,5 cm de altura, 14,5 cm de comprimento e 5,6 cm de largura.
Estou satisfeito com as peças espanholas; em uma delas está meu último rolo de TC27, e na outra, o restante do rolo de TechPan que comprei (ou melhor, que quase ganhei de presente). Caberam facilmente 30 m, e acho o indicador de metros restantes prático. Tenho sentimentos contraditórios em relação à manivela removível: por um lado, o aparelho fica bem compacto quando se guarda a manivela, por outro, isso faz com que se possa perder a manivela (ou destruí-la simplesmente pisando nela ao procurá-la...).
Acho a colocação do rolo de filme mais complicada do que no Füllfix: a aba de vedação extra só destrava quando a tampa está fechada e a manivela encaixada. Assim, a gente fica se debatendo não só no escuro, mas também sem poder verificar se deu certo. E, desde que surgiram os suportes de PET, isso não faz mais diferença.
Atenciosamente,
Franz
mdeutgen
Não vou conseguir medir nas próximas semanas. Ainda tem um rolo de HP5+ de quase 17 m (no tubo, que cabe lá dentro) que eu não gostaria de tirar.
Já que você mencionou a medição: parece que o meu Füllfix também é um aparelho de 17 m. Para 30 m, ele é um pouco baixo demais. Infelizmente, a placa de metal grande já não está mais lá. Manivela de aço niquelado, botão de fechamento branco; abaixo do logotipo Füllfix está escrito “Made in Germany”, botão do contador de baquelite com números em branco, fecho da tampa da caixa é de alumínio preso por um parafuso de aço. O feltro de vedação na borda do rolo de filme é marrom. Assim que tiver oportunidade, tiro algumas fotos e te envio por e-mail. A peça tem, externamente, cerca de 8,5 cm de altura, 14,5 cm de comprimento e 5,6 cm de largura.
Franz,
não precisa fazer isso, não quero ser o motivo para você jogar fora o HP5+. Seu Füllfix é definitivamente um aparelho de 17 m, o meu tem exatamente o mesmo tamanho. O seu tem um formato angular ou arredondado na parte de trás? Eu tenho as duas versões. A minha, aliás, tem uma etiqueta adesiva do fabricante na parte superior e, no lado esquerdo, um adesivo branco destinado a anotar o conteúdo recém-carregado; nada de etiqueta grande.
Vou aguardar as fotos e também vou fotografar as minhas três, devem ser modelos diferentes.
Martin
cfb_de
Olá, Martin,
O meu é “quadrado” por todos os lados. Não tem nenhuma placa de metal em lugar nenhum; eu teria imaginado que algo como números de série ou marcas de filme deveriam estar impressos na placa de alumínio que provavelmente está faltando (gramática alemã... o latim faz isso melhor!).
O tamanho de aproximadamente um cartão de crédito e a mesma espessura sugerem a existência de uma placa desse tipo.
Como já disse, a minha está faltando.
Além disso, acho quase “elegante” a forma como nós dois conversamos sobre essas canetas Füllfix. Aparentemente, você é colecionador dessas peças? :)
Atenciosamente,
Franz
gurkensaft
Não estou conseguindo encontrar o núcleo da bobina da Foma; meus dois filhos o guardaram em algum lugar.
O meu núcleo da Foma tem pouco menos de 50 mm.
Então, vou me assumir como usuário do Füllfixer também. :)
No lugar do “recesso do tamanho de um cartão de crédito”, tenho a placa branca.
Atenciosamente, Torsten
mdeutgen
O núcleo do meu Foma tem pouco menos de 50 mm.
Então, vou me assumir como usuário do Füllfix também. :)
No lugar da “reentrância do tamanho de um cartão de crédito”, no meu caso, há a placa branca.
Atenciosamente, Torsten
Torsten,
bem-vindo ao clube!
O ruído que você descreveu é o do Füllfix de 17 m já mencionado acima, que o Franz também parece ter. Existem ainda dois irmãos maiores, um para 30 m e outro para 60 m.
Se o núcleo da bobina da Foma realmente mede 50 mm, não é de se admirar que não se encaixe.
Vou tentar fotografar meu Füllfix com a parte traseira redonda nos próximos dias e postar a foto aqui.
Martin
cfb_de
O aparelho que você mostrou é o Füllfix de 17 m já descrito acima, que parece que o Franz também tem.
Olá, Martin,
essa coisa parece exatamente com a minha. Então, vou poupar as fotos.
Você poderia, mesmo assim, mostrar uma foto do seu “Rundarsch”? Até agora, eu sei que isso existia, mas nunca vi.
Talvez você pudesse mostrar uma foto da sua coleção?
Atenciosamente,
Franz
mdeutgen
O aparelho que você mostrou é o Füllfix de 17 m já descrito acima, que parece que o Franz também tem.
Olá, Martin,
esse aparelho é exatamente igual ao meu. Então, vou poupar as fotos.
Você poderia, mesmo assim, mostrar uma foto do seu “Rundarsch”? Até agora, eu sabia que isso existia, mas nunca tinha visto.
Talvez você pudesse mostrar uma foto da sua coleção?
Atenciosamente,
Franz
Franz,
aproveitei o sábado e desapareci no sótão. O terceiro Füllfix, que eu sempre imaginei ter uma parte traseira arredondada, acabou se revelando angular. Isso significa que meu aparelho de 30 m (ainda desaparecido) deve ter uma parte traseira assim.
Acho que vou ter que ligar para alguém da família para conseguir um pouco de informação sobre a história.
Por enquanto, porém, tenho dois ou três manuais de instruções que eu poderia digitalizar e enviar para você. Me passa seu endereço de e-mail que eu mando para você... Depois te mando também a foto com os três aparelhos.
Martin