Oi, Stéphane,
sim, já ouvi falar desses serviços de recuperação de filmes... mas para algumas fotos de teste, isso não adianta nada :) Então vou usar a Canon EOS apenas para situações em que sei que com certeza vou desperdiçar um rolo inteiro :) E para séries de fotos curtas, vou simplesmente usar minha velha SLR.
Mas ainda tenho uma pergunta sobre as câmeras EOS:
a gente coloca o rolo, puxa uma tira até a marcação e fecha a tampa. Aí o rolo é rebobinado completamente e conta quantas fotos podem ser tiradas. A câmera deixa uma margem de segurança em relação ao início já submetido à exposição?! Quero dizer: posso tirar a última foto com a consciência tranquila, ou pode acontecer de ela sair completamente preta?!
Abraço
Andi
Oi, Andi!
Foi por isso, entre outras coisas, que comprei uma 50E no eBay; os 40 euros foram um bom investimento.
Quanto à “última foto”, você definitivamente não precisa ficar com cabelos brancos — a aba não exposta tem uns bons 19 cm de comprimento.
Mas, só para deixar bem claro: para a exposição parcial, a 3000 não serve (nesse caso, você teria que colar o final do filme no carretel de novo toda vez, haha...)
Boa luz
Frank