Beef
Olá
Resolvi mudar dos papéis de gradação fixa para os papéis multigradação.
Para começar, comprei:
Fomaspeed Multigrade
ADOX Easy Print Multigrade
Conjunto de filtros multicontraste ADOX 9x9 (código do produto: ADLIFI)
Bem, no meu primeiro teste, quase não notei diferença entre as gradações. A única diferença são os tempos de exposição. Mas, em termos de contraste, a gradação 2, por exemplo, é quase igual à 5... há praticamente apenas uma pequena diferença de luminosidade.
E, de um nível para outro, a olho nu não se percebe praticamente nenhuma diferença.
De acordo com a descrição, o conjunto de filtros de contraste é compatível com a Ilford, o que é compatível com os papéis que uso. O que eu poderia estar fazendo de errado? Debaixo da minha lente tem um suporte giratório com um filtro vermelho dentro... coloquei as folhas lá (tirando o filtro vermelho, claro).
Alguém poderia me enviar digitalizações de papel multigrade com diferentes níveis de gradação para que eu veja a diferença esperada?! Por exemplo, G 1-3-5?
Fico muito grato por qualquer informação.
Atenciosamente
Andi
GeorgK
Olá.
Com o que você está desenvolvendo? Com um revelador de verdade ou com aquele brinquedo de café do Knoff-Hoff-Showm, do tópico antigo?
Atenciosamente,
Georg.
Andreas_23
Olá, Andi,
A diferença entre, por exemplo, a folha 2 e a 4 deveria ser, na verdade, considerável.
Dá uma olhada aqui (não encontrei nada melhor tão rápido):
Exemplo
. A imagem à esquerda foi ampliada com a graduação 2 (talvez tenha sido 1 1/2) e a da direita com a 4. Você vê que a imagem da esquerda tem pouco contraste e a da direita quase não tem tons de cinza.
A propósito, o efeito das folhas de gradação também fica bem visível com o revelador de café, mas acho melhor eu não entrar nesse assunto.
Atenciosamente,
Andreas
Beef
Oi, vocês dois,
O que você usa para revelar? Um revelador de verdade ou aquele brinquedo de café do Knoff-Hoff-Showm, do tópico antigo?
Eu revelo com Eukobrom 1+9... assim deve dar tudo certo :) Aquela coisa de café foi só uma brincadeira, quando eu não tinha mais revelador :)
Ufa, esse exemplo é bem radical... era exatamente assim que eu tinha imaginado. Vou fazer outro teste hoje e postar aqui, pra vocês poderem avaliar se tá mais ou menos certo :)
Mais uma pergunta... diz lá que os tempos de exposição na gradação (4-5) (talvez fosse 3-5) são maiores do que na 0-3. É mesmo assim com vocês, que, por exemplo, de 0 a 3 são EXATAMENTE iguais e de 4 a 5 são mais longos (mas também ambos EXATAMENTE iguais)???
Porque me pareceu que a gradação 0 precisa de um tempo de exposição consideravelmente longo.
Ou vocês têm um tempo de exposição diferente para cada gradação?
Atenciosamente
Andi
GeorgK
Olá.
Mais uma pergunta boba: que tipo de filme? Filme clássico em preto e branco ou C41-SW (mascarado)? Caso contrário, a única causa de falha que me vem à cabeça seria uma lâmpada de ampliador totalmente inadequada.
Atenciosamente,
Georg
Beef
Olá, Georg,
É um filme clássico em preto e branco. Nesse caso, usei um Ilford HP5+, que revelei em RODINAL na proporção 1:50.
Bem, não entendo muito bem de ampliadores.
Tenho uma Liesegang “Rax”. Acima do sistema de lentes há um compartimento onde fica uma lâmpada incandescente de 75 W...mas ela não é daquelas típicas cinza ou transparentes, e sim branca. E embaixo dela tem uma lente grande que capta a luz. Como se chama esse tipo de lente, afinal? Difusor, condensador,...???
Mas com gradações fixas, ele produz fotos excelentes :)
Atenciosamente,
Andi
MirkoBoeddecker
Olá, Andi,
De que cor é a sua luminária Duka?
Atenciosamente,
Mirko
Andreas_23
Olá, Andi,
Quanto ao teu equipamento, não vejo nada de errado. O Rax já é um tesouro antigo, mas isso não importa. A lâmpada incandescente branca é uma lâmpada opalina. O revestimento branco, junto com o condensador (a lente grande), garante que a foto seja iluminada da forma mais uniforme possível. Colocar os filmes no suporte para o filtro vermelho está correto. Também não deve ser culpa das folhas ADOX, elas funcionam.
Eu não teria pensado na cor da luz Duka mencionada pelo Mirko. É claro que isso poderia ser uma causa, já que as folhas são coloridas. Mas não tenho experiência com diferentes cores de luz. Eu uso uma lâmpada vermelha bem simples, como a que o Mirko tem sob o número de artigo APRLL (catálogo atual, p. 66). Com ela, nunca tive problemas (em P&B).
Os tempos de exposição nos níveis de gradação 1-3 e 4+5, pela minha experiência, não são exatamente iguais. Tenho mais a impressão de que as películas ficam cada vez mais densas à medida que o número aumenta, exigindo, portanto, tempos de exposição cada vez mais longos. De 2 para 3, calculo aproximadamente mais 10%. De 3 para 4, porém, o salto é bem maior. No entanto, eu não meço a exposição, mas avalio isso visualmente, e assim é bem possível que a luminosidade nos níveis 1, 2 e 3 seja fisicamente igual. Devido ao contraste diferente, o efeito da imagem acaba sendo diferente.
Boa sorte na busca por erros,
e um grande abraço,
Andreas
Beef
Olá, Andi,
Quanto ao teu equipamento, não vejo nada de errado. O Rax já é um tesouro antigo, mas isso não importa. A lâmpada incandescente branca é uma lâmpada opalina. O revestimento branco, junto com o condensador (a lente grande), garante que a foto seja iluminada da forma mais uniforme possível. Colocar os filmes no suporte para o filtro vermelho está correto. Também não deve ser culpa das folhas ADOX, elas funcionam.
Eu não teria pensado na cor da luz Duka mencionada pelo Mirko. É claro que isso poderia ser uma causa, já que as folhas são coloridas. Mas não tenho experiência com diferentes cores de luz. Eu uso uma lâmpada vermelha bem simples, como a que o Mirko tem sob o número de artigo APRLL (catálogo atual, p. 66). Com ela, nunca tive problemas (em P&B).
Os tempos de exposição nos níveis de gradação 1-3 e 4+5, pela minha experiência, não são exatamente iguais. Tenho mais a impressão de que as películas ficam cada vez mais densas à medida que o número aumenta, exigindo, portanto, tempos de exposição cada vez mais longos. De 2 para 3, calculo aproximadamente mais 10%. De 3 para 4, porém, o salto é bem maior. No entanto, eu não meço a exposição, mas avalio isso visualmente, e assim é bem possível que a luminosidade nos níveis 1, 2 e 3 seja fisicamente igual. Devido ao contraste diferente, o efeito da imagem acaba sendo outro.
Boa sorte na busca pelo erro,
e um grande abraço,
Andreas
Oi,
mais uma vez, obrigado pelas respostas de vocês. Bom, a luz do meu Duka é vermelha. Mas isso não tem nada a ver... seja mais clara, mais escura ou mesmo totalmente apagada... não afeta a imagem.
Estou fazendo uma série de testes agora... depois vou imprimir alguns níveis de gradação e postar aqui.
De alguma forma, também me lembro que, por exemplo, a gradação 5 em relação à gradação 3 quase não fez diferença. Mas G1 em relação a G2 fez uma diferença considerável?! :)
Atenciosamente,
Andi
Beef
Oi, pessoal,
Bom, fiz algumas provas de revelação. Pensei em fotografar um motivo que tivesse tudo, do branco ao preto. Mas acho que essa foi uma escolha errada :)
O filme é um Fomapan 400 com exposição a 400 ASA. Revelado em HC-110 (diluição “B”) por 6,5 minutos a 20 °C.
Para medir a exposição, me aproximei um pouco mais, usei a medição integral com ênfase no centro, apontei para o canto superior esquerdo do amplificador e salvei o valor medido. Depois, recuei um metro e fotografei com abertura 5,6 e 1/15 s. Como se pode ver, a medição está longe de ter sido bem-sucedida :lol: Antes de salvar o valor medido, coloquei um cartão cinza nesse canto... mas ele apresentou a mesma medição. Mas a parede branca ficou completamente submetida à superexposição.
Aqui estão as cópias:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO][ANEXO NÃO ENCONTRADO][ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Na ordem: G0 a 8s; G2 a 4s; G5 a 13s
.
Em ADOX Easy Print 311 V com Tetenal Eukobrom (1 min)
. Meu scanner é bem ruim... na verdade, há um pouco mais de detalhes nas sombras. Mas, como se pode ver, essas folhas de contraste funcionam mesmo :)
Mas me parece quase que a gradação 2 já é muito forte... um valor médio entre 0 e 2 (ou seja, 1) seria mais adequado aqui... ou seja, basicamente reduzir um pouco o tempo de revelação do filme... vocês concordam comigo?!
E o que vocês acham dos tempos de ampliação?! G0=8s e G2=4s... já é um pouco exagerado, se ambos os tempos deveriam ser praticamente iguais. Como eu descubro o melhor tempo?! Eu simplesmente sempre tentei ver em qual tempo o preto escuro fica realmente preto e o branco mais claro fica bem claro (ou seja, os detalhes nas sombras se ajustam à realidade) :lol: Com G0 e 4s, eu teria um amplificador cinza bem claro :)
E alguém poderia me dar uma dica de um motivo/montagem de teste melhor, em que eu possa ver todas as gradações de cinza, do preto mais profundo ao branco mais claro, e testar meu tempo de revelação de filme com mais nitidez, de acordo com uma impressão na gradação 2?! (Não tenho densitômetro e também não terei um no futuro)
Muito obrigado desde já pelas respostas :)
Atenciosamente,
Andi
AndreasAchermann
Olá, Andi
Não é exatamente a resposta que você esperava para sua pergunta sobre uma configuração de teste, mas a forma como você colocou a questão, seu desejo de obter detalhes tanto nas áreas claras quanto nas sombras e suas tentativas com as folhas de filtro me fazem lembrar de minhas próprias experiências. Não verifiquei suas outras postagens, então desculpe se estou repetindo o que já foi dito...
> splitgrade
Exposição em duas etapas com os “filtros angulares” 0 e 5:
Dá uma olhada neste artigo:
http://www.achtung-analog.de/lab_split.html
ou faz uma busca no fórum.
É claro que o negativo com exposição ideal continua sendo a base... a técnica splitgrade permite que você influencie as luzes e as sombras independentemente umas das outras durante a impressão.
philippleser
Olá,
é claro que a base negativa com exposição ideal continua sendo fundamental... a técnica de gradação dividida permite que você ajuste as luzes e as sombras de forma independente durante a impressão.
Eu recomendaria primeiro entender os limites de reprodução nas respectivas gradações antes de tentar procedimentos “mais difíceis”, como a impressão split. Isso funciona muito bem com uma escala de cinza transparente. Basta colocá-la em contato com uma tira de teste em diferentes gradações (e com o mesmo tempo de exposição) para ver exatamente quais são os limites.
Atenciosamente,
Philipp
AndreasAchermann
É claro que você está certo, Philipp.
Este artigo deve ser uma boa fonte de informação:
http://www.schwarzweiss-magazin.de/swmag_sensito_5.pdf .
É claro que o guia do Splitgrade no link é mais uma receita do que um método apoiado por medições e documentado cientificamente;
mesmo assim, estou curioso para saber o que o Beef vai dizer quando ele experimentar.
Abraço :-)
Achi