Patrick
Olá, comprei recentemente um ampliador Durst 138 muito bonito, equipado com uma cabeça de cor com condensador Agfa Lavako. Fiquei bastante surpreso quando percebi, mais tarde, que é quase impossível encontrar informações sobre essa cabeça na internet. As informações e tabelas no “Livro de Laboratório da Durst” também me parecem muito imprecisas.
Alguém de vocês tem experiência com esse equipamento? Gostaria de saber, em particular, como ajustar corretamente a altura da cabeça, especialmente ao fazer cópias de negativos de grande formato (isso deve controlar a dispersão da luz sobre o negativo). Nas tabelas, por exemplo, está indicado “entre 0 e 6”, embora haja apenas 10 opções de ajuste diferentes. Também gostaria de saber como interpretar a escala dos filtros coloridos: ela vai de 0 a 100, mas é possível deslizar um filtro adicional para obter uma filtragem extra forte. Como se deve, por exemplo, calcular a equivalência com a escala Durst 130M (para controle de contraste de papel P&B): com base na escala de 1 a 100 ou de 1 a 200?
martinjangowskide
Olá!
O LAVAKO é apenas o acessório para a cabeça de condensador da Durst. Os orifícios nele são destinados à cabeça de mistura de cores da Agfa (projetada para 6x9). No entanto, ela apresenta desvantagens tão grandes (nos dias de hoje) que provavelmente ninguém mais a utiliza por vontade própria. Pelo menos a minha tinha uma lâmpada de alta tensão e filtros que desbotavam. Por isso, ela foi retirada e substituída por uma cabeça Meopta 3 com caixa de mistura 6x6. Em princípio, qualquer cabeça de mistura de cores 6x6 se encaixa nela; a função de ajuste por rosca serve para o ajuste fino da iluminação (a lâmpada opalina original também pode ser ajustada). Normalmente, isso não faz nenhuma diferença real...
Martin