Oi, pessoal,
Eu sempre tiro fotos com uma Revue AC3s (dizem que é idêntica à Chinon CP-5... mas não acho que seja exatamente assim). A câmera tem a montagem de baioneta Pentax-K.
Agora, comprei mais uma câmera mais moderna, a “Canon EOS 3000” (analógica). Tenho uma boa lente zoom com autofoco para ela, mas também gostaria de continuar usando algumas das lentes da minha Revue... afinal, tenho mais de 10 delas.
No entanto, tenho algumas dúvidas...
O mecanismo da Pentax é projetado de forma que a abertura do diafragma esteja SEMPRE totalmente aberta (para que se possa ver claramente)... por meio de conexões mecânicas, a abertura ajustada é comunicada à câmera e só é fechada no momento do disparo.
Aqui estão alguns adaptadores em diferentes faixas de preço:
Adaptador Pentax para Canon
1.
Diz que o ajuste da abertura é feito manualmente na lente (o que é óbvio)... mas o ajuste de abertura da câmera também é transmitido?
2.
A abertura também fica sempre aberta ao usar o adaptador e só é fechada no valor ajustado no momento do disparo? (afinal, dá para ver um pouco da mecânica dos adaptadores nas fotos)
3.
Se “1.” ou “2.” não for o caso: a Canon consegue realmente determinar o tempo de exposição APENAS com base na luminosidade que passa (sem saber qual abertura está ajustada)???
Na verdade, sempre ouvi coisas boas sobre esses adaptadores. Mas não consigo imaginar muito bem como a medição de exposição da câmera funcionaria corretamente.
Agradeço qualquer informação e dicas...
Atenciosamente
Andi