Oi, Andreas,
Sim, eu mesmo fiquei totalmente surpreso :rolleyes: Na verdade, nem parece tão ruim assim... ainda tenho algumas impressões antigas em barita de por volta de 1920... quando você revela com café, a tonalidade fica parecida com a das impressões de 90 anos atrás :lol: Mas com uma nitidez incrível.
Sim, essa coisa do bicarbonato de sódio é complicada... vou explicar...
A receita original diz:
230 ml de água
2,5 colheres de chá (rasas) de bicarbonato de sódio
1 g de vitamina C
4 colheres de chá de café (ligeiramente cheias)
Ora, os reveladores de papel estão cada vez mais fortes e eu pensei no RODINAL 1+50...como revelador de papel usa-se RODINAL 1+10. Agora, ajustei os ingredientes mais ou menos para essa concentração:
230 ml de água
3,5 g de vitamina C
9 colheres de chá de bicarbonato de sódio
Depois, extrapolando para cerca de 1 L (já que sempre encho em garrafas Aponorm de 1 L):
1 L de água
50 colheres de chá de café
14 g de vitamina C
36 colheres de chá de bicarbonato de sódio
Então, repito: fiz tudo mais ou menos assim... não calculei os ingredientes com a calculadora até a casa decimal ;)
E
agora
vem a parte...
Quando misturei o café, pensei ao chegar a 25 colheres de chá... “caramba, isso dá bastante café e fica bem escuro também”...por isso, deixei espontaneamente em 30 colheres de chá ;)
Depois, coloquei exatamente 14 g de vitamina C... que se dissolveu muito bem.
AGORA MUITO CUIDADO: Em seguida, veio a primeira colher de chá de bicarbonato... e aí a bomba explodiu <_<
Toda a mistura espumou e jorrou para cima...reagi rápido e levei logo da mesa da cozinha para a pia... mesmo assim, ficou uma BAGUNÇA ENORME no chão :lol: Então, não espirrou, só transbordou rapidinho... não se preocupe, se você fizer isso na pia desde o começo, não vai ter bagunça :(
Bom, como agora perdi cerca de 100-200 ml dos 500 ml (não prestei muita atenção na quantidade), pensei em adicionar um pouco de vitamina C de novo. Então, coloquei mais 6 g. Mas o que me chamou a atenção agora: não reabasteci o café :lol:
Ah, sim, quanto mais colheres de chá de bicarbonato de sódio você coloca, menos espuma faz... quando você chegar a cerca de 7 colheres de chá, pode jogar tudo de uma vez :lol:
Como você pode ver, na verdade eu nem segui a receita original :lol: Mas o resultado é ótimo mesmo, sem manchas, sem efeitos colaterais chatos, nada... revela como um revelador de papel de verdade, só que bem à moda antiga, quentinho :o E o preto não ficou PRETO INTENSO, mas sim como se tivesse 100 anos, levemente desbotado pelo sol :( Talvez eu devesse ter deixado lá por mais tempo.
Aqui tem também um site de um cara que experimentou:
Teste com Caffenol
. Acho que ele seguiu bem a mistura original. Acho que as manchas nas fotos dele vêm do papel dele, que já estava bem vencido... minhas fotos ficaram perfeitas. A foto com o vidro quebrado bem no final dessa página mostra que impressões lindas podem ser feitas com Caffenol.
Sim, acho que o Franz não vai ficar muito entusiasmado com esse assunto :(
Mas o que também me interessa: na minha opinião, o revelador de café tem uma vida útil ilimitada... afinal, ele não reage com o oxigênio... ou reage?
Atenciosamente
Andi