Janos
Oi,
?
Essa é uma pergunta bem básica.
Certos filmes em preto e branco precisam de reveladores específicos? Eu uso principalmente filmes Ilford, e de vez em quando também Kodak. Esses filmes precisam de reveladores diferentes?
?
Minha escolha seria este kit aqui:
https://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie/fotoimpex-starter-set-film-chemie-nachfuellpack-maxi-fuer-50-filmes.html
Obrigado :)
?
Florek
Olá!
Basicamente, todos os filmes em preto e branco podem ser revelados com qualquer revelador comum. Justamente o revelador que você sugeriu, o ADONAL/RODINAL, é muito versátil e está entre os clássicos. Correndo o risco de iniciar uma discussão: as diferenças entre os reveladores padrão não são muito significativas. Somente quando se concentra em uma característica específica, por exemplo, grãos finos ou atingir a sensibilidade nominal, é que uma escolha específica de filme e revelador pode trazer um pouco mais de resultado.
Portanto, você pode usar o mesmo revelador para seus filmes Kodak e Ilford. No início, eu recomendaria, no entanto, que você ficasse com um único filme/revelador e otimizasse essa combinação ao longo do processo. Assim, mais tarde será mais fácil para você perceber as diferenças.
Uma exceção é o Ilford XP-2: esse filme não é um filme P&B clássico, mas é revelado como negativo colorido no C41.
Atenciosamente,
Florian
Bonderer
Em teoria, qualquer filme SW pode ser revelado em qualquer revelador. Mas, no fim das contas, tudo depende da preferência pessoal. Depois de encontrar o seu próprio método de revelação, é possível passar ao ajuste fino. Não faltam opções de reveladores, o difícil é encontrar aquele que você mais gosta.
Mas, ao longo dos anos, já mudei de revelador preferido algumas vezes. Mas ninguém pode fazer isso por você: encontrar o seu favorito.
Existem combinações de filme e revelador que eu acho horríveis, mas são exatamente essas que eu uso para revelar os filmes de um amigo. Ele acha ótimo e, de alguma forma, isso combina com a fotografia dele. Não vou fazer nenhuma recomendação aqui e agora, porque o que eu gosto pode causar repulsa em outras pessoas.
Com a Ilford-Kodak não tem como errar, eu só uso esses. Encontrar o revelador certo só é possível experimentando. Boa sorte nessa busca.
CommodoreMan
Eu também tive que escolher e acabei optando pelo Kodak HC110. Não sei dizer exatamente por quê, mas até agora estou satisfeito com os resultados.
€
Mas, como já disseram os comentários anteriores, a maioria dos produtos não apresenta grandes diferenças. Existem poucos filmes para os quais é recomendado um revelador específico. De cabeça, me vem à mente, por exemplo, o ADOX SILVERMAX.
€
Os seguintes pontos podem ser interessantes para você, de iniciante para iniciante:
€
- As quantidades em que o revelador é vendido: alguns reveladores só estão disponíveis em embalagens grandes ou, no caso de reveladores em pó, em pacotes para preparação de grandes quantidades. Mas o que um fotógrafo amador precisa com 5 litros de solução pronta, que não tem validade ilimitada?
€
- A validade do revelador: o RODINAL (=ADONAL), por exemplo, tem validade muito longa mesmo depois de aberto. O HC110 também deve ter validade longa. Outros reveladores devem ser consumidos em poucas semanas após a abertura do frasco ou a preparação da solução.
€
- Revelador de uso múltiplo ou único? A maioria dos reveladores pode ser preparada para uso único. Mas muitos também podem ser usados como reveladores de uso múltiplo. O revelador de uso único é mais fácil de manusear, pois está sempre fresco e permite manter condições constantes durante o revelamento.
€
E se o resultado não agradar 100% logo de cara, é melhor ajustar o processo primeiro, antes de começar a testar aleatoriamente todos os reveladores possíveis.
€
Atenciosamente, C-Man