- Outra câmera? Já são TRÊS ;) Será que uma DSLR de última geração seria a melhor opção, por exemplo?
Não é para você comprar outra, mas apenas comparar :lol:
- Eu já tentei de tudo, sempre com o mesmo motivo, às vezes em condições uniformes, às vezes não. Também usei diferentes aberturas e lentes... mas SEMPRE a mesma distância de medição.
Tenta de novo com uma superfície realmente uniforme (cartão cinza)!
- Sim, na verdade eu queria ficar com apenas uma câmera, mas pensei que, já que tenho 3 delas e mais de 10 lentes, poderia usar uma ou outra dependendo do filme... por exemplo, uma com cor, outra sem.
Tudo bem, mas duas já bastariam, não é? ;)
- Hmm, com um medidor de luz externo, a gente não tem o “luxo do modo automático” da câmera :lol:
Os modos automáticos são para usuários de XP2 ou CN400. ;)
Se eu colocar um Agfa APX 100, tirar uma foto em 100 ASA com cada câmera e depois revelar com Agfa RODINAL na temperatura e tempo exatamente especificados, eu teria que atingir exatamente os 100 ASA do filme, certo? Assim, com certeza consigo determinar qual câmera tem a exposição mais precisa, não é?
Os filmes negativos são realmente muito menos exigentes em comparação com os filmes diapositivos no que diz respeito à exposição. Além disso, seu termômetro, suas medidas, seu ritmo de agitação e seu relógio não necessariamente apresentam os mesmos valores que os do laboratório de testes da Agfa...
É melhor usar um filme de diapositivo barato!
Se os dois AC3s são comparáveis, então use esse...
Atenciosamente,
Henning