Macbeth
Olá, queridos fotógrafos analógicos!
Costumo usar o revelador de grão fino Atm49 como revelador de uso único nas diluições 1+1 e 1+2, e com esta última diluição não obtive resultados totalmente satisfatórios em termos de grão fino.
Agora não tenho ideia se a granulação um pouco maior foi causada por um revelamento incorreto ou se é típica da diluição 1+2.
Minha pergunta: o revelador de grão fino Atm49 consegue se equiparar aos reveladores de grão fino tradicionais?
Exemplos:
Agfa/Ansco 12
Agfa/Ansco 14
Agfa/Ansco 15
Agfa/Ansco 17
Agfa/Ansco 17M
Defender 5-D
DS-10
Dupont ND-3
Dupont 21-D
Dupont 5-D
Edwal 12
FX-5
Germain's Finegrain
Gevaert G.207
Gevaert G.224
Harvey's 777
Kodak D-25
Sease No. 3
Atenciosamente,
Macbeth
HenningH
Olá, Macbeth,
a maioria dos reveladores que você mencionou contém grandes quantidades de sulfito de sódio, que, além de sua ação conservante, também forma o grão de prata, sendo, portanto, um fator decisivo para a finura do grão fino. O A49 também contém até 100 g por litro (dependendo da fonte da receita não oficial...). Quando a diluição do revelador ocorre, a concentração de sulfito diminui e o grão é menos afetado, podendo assim se destacar mais. No entanto, isso também costuma gerar o tão odiado “grão pastoso”, prejudicando a nitidez.
Como sempre, não dá para ter tudo...
Não fiz comparações precisas com os reveladores que você mencionou. Em algum momento, percebi que o Efke/ADOX 50, para mim, fica muito semelhante no A49 1+1 quanto no D76 1+1 (que também contém muito sulfito...) e, por isso, esse é atualmente o meu revelador padrão.
Saudações
Henning
Beef
Oi, Macbeth,
Você sempre trabalhou apenas com o ATM49 até agora? Eu mesmo comecei com esse revelador naquela época... e só posso dizer que ele está longe de ser um “Feinstkorn” :rolleyes: E isso apesar de eu ter seguido sempre à risca a temperatura, a diluição, etc.
Fiquei um pouco decepcionado no início, quando vi o que até mesmo um revelador de GRÃO FINO consegue tirar APENAS de um filme.
Testei os seguintes filmes com o ATM49:
Ilford FP4+, Ilford HP5+, Fomapan 100, Fomapan 400, Agfa APX100, ADOX CHM 400 (=Ilford HP5+)
Bem, mesmo que o ADOX CHM 400 seja um HP5+: com esse filme, fiquei com grãos, nem quero mais pensar nisso :lol:
Depois disso, experimentei outros produtos, muito usados por outros fotógrafos: Agfa RODINAL, Kodak XTOL
Vou te dizer uma coisa, você consegue um resultado muito melhor com AMBOS do que com o ATM49.
O Agfa RODINAL é ótimo de manusear, dura praticamente para sempre e produz negativos com muita nitidez. Até agora, sempre usei na diluição 1+50 a 20 °C e o grão foi, até agora (pelo que me lembro), sempre mais fino do que com o ATM49 (com os mesmos filmes e NÃO é um revelador de grão fino)... além disso, a imagem (contraste e tudo mais) simplesmente ficava melhor (parecia finalmente uma foto :lol: ) <_< Com o ATM49, é difícil conseguir contornos com nitidez e as imagens ficam meio borradas. O RODINAL na diluição 1+100 também deve dar um grão ultrafino. E em baixas temperaturas (16 °C) também ultrafino. Então imagina o que dá essa combinação (1+100 a 16 °C). Mas são só dicas que recebi... nunca experimentei.
Bem, e quanto ao XTOL: você simplesmente fica de queixo caído quando revela um filme com ele :lol: E também é muito, muito fino e tem um tipo diferente de reprodução de tons que agrada muito (parece muito profissional)... na minha opinião.
Não quero necessariamente criticar o ATM49... mas essa foi a minha experiência com ele. Mas cada um tem uma ideia diferente de como uma foto deve ficar. Talvez ele produza um grão fino com outro tipo de manuseio... mas, no meu caso, com cerca de 10 a 12 filmes, NÃO foi assim :lol:
Atenciosamente
Andi
cfb_de
Em toda essa discussão sobre o A49, porém, não se pode esquecer uma coisa: entre o Xtol e o A49 se passaram quase sessenta anos.
É claro que a química fotográfica também evoluiu. De todos os reveladores “clássicos”, na verdade restaram apenas dois: o RODINAL e o A49 (anteriormente: “Agfa ATOMAL”). Desde que a Tetenal descontinuou a linha Neofin, o revelador da Beutler não está mais disponível comercialmente, por isso restaram apenas esses dois.
Hoje, para obter resultados de grão fino, eu usaria o Diafine ou o HRX (ou, no caso do HP5+, o RODINAL a menos de 16 °C, mas isso é outro assunto). Ambos contêm sulfito em quantidade suficiente para não cair na armadilha do grão pastoso dos reveladores de grão fino clássicos (A49, ID11, Ultrafin plus) e, assim, proporcionam não apenas um grão fino, mas também uma nitidez excelente.
A única vantagem que essas soluções de sulfito, como A49, ID11 ou D76, têm, é relevante no processamento de grandes volumes em revelação contínua: acima de 30 °C, qualquer filme fica igualmente mal revelado, mesmo com tempo de processo idêntico.
Atenciosamente,
Franz
Klaus_H
Mas, mas, Franz! :rolleyes:
Acho que você está subestimando o potencial do A49. Experiências próprias e dolorosas com reveladores modernos de grão fino e alta resolução (Versão II) para o processamento do Delta 100 (8x11) e do Delta 400 (135) me levaram de volta ao A49. Este revelador faz com que o D76 / ID11, o XTOL e o revelador mencionado acima pareçam antigos (muito antigos) em termos de granulação — desde que o A49 seja usado sem diluir. O “grão pastoso” só me é conhecido em diluições mais fortes. É verdade que, se se deseja obter resultados reproduzíveis, o A49 não pode ser considerado “barato”, mas sim muito acessível.
No formato médio, utilizo principalmente o PMK.
Cumprimentos,
Klaus
Beef
Oi, Klaus,
Bem, eu sempre usei o ATM49 sem diluir (ou seja, só essa mistura de 2 litros). Não sei exatamente o que vocês querem dizer com “grão embaçado”, mas, no meu caso, mesmo sem diluir, às vezes o grão ficava bem acentuado e a nitidez deixava muito a desejar <_<
Às vezes parecia uma impressão feita com uma impressora a jato de tinta do meio ao final dos anos 90 :rolleyes:
No entanto, uma ou duas vezes (com Fomapan 100), obtive um grão muito fino... mas os poucos detalhes nas áreas escuras e o desfoque acabaram com a alegria do grão fino (quando ele aparecia :lol: ).
Existe mesmo algum revelador que revele com grão extremamente fino e, além disso, tenha uma grande nitidez e muitos detalhes? Pelo que sei, é o Xtol que combina todas essas características. Existe alguma alternativa recomendável (já que o Xtol é realmente “péssimo” em termos de armazenamento)?
Atenciosamente
Andi
Klaus_H
Olá, Andi,
Pela tua descrição, parece que você revelou os filmes em excesso. A revelação excessiva com o A49, assim como com outros reveladores, resulta em um grão grosso e levemente difuso.
No que diz respeito à impressão de nitidez, o A49 não se compara ao RODINAL. É preciso decidir o que é mais importante: grão absolutamente fino ou nitidez nítida. Acho que essa decisão deve ser tomada por cada fotógrafo individualmente. Até o momento, não conheço nenhum produto milagroso que reúna ambas as características. Para fotografias técnicas, eu não usaria o A49, assim como não usaria o RODINAL para fotografia de pessoas.
Resumindo: a ferramenta adequada para cada tarefa.
Nos anos 90, foram publicados testes de filmes na revista “Foto & Labor”, nos quais os filmes foram revelados com D76, Rodinal, A49 e CG512. O A49 apresentou consistentemente melhores resultados do que o revelador de referência D76; o RODINAL e o CG512 sempre produziram imagens “mais nítidas”. Especialmente na faixa dos filmes ISO 400, o A49 se destacou na impressão geral da imagem.
No formato médio, utilizo o PMK. Este revelador não fica atrás do RODINAL em termos de nitidez. No entanto, ele também não é delicado com a prata fotográfica. O grão, porém, é mascarado pelo “stain” — uma coloração verde-amarelada do negativo formada proporcionalmente à quantidade de prata fotográfica — e aparece apenas de forma limitada. Assim, são possíveis ampliações “sem granulação” do HP5 de até 50 x 50 cm. O que significa “sem granulação”, cada fotógrafo tem sua própria definição. De que outra forma tantos participantes de fóruns poderiam falar de ampliações “sem granulação de 50 x 70 cm” a partir de negativos de 35 mm?
Atenciosamente,
Klaus
Beef
Oi, Klaus,
sim, acho que você está certo. Algumas fotos ficaram realmente ótimas em termos de grãos. E a maioria simplesmente horrível. Também acho que cometi um erro na revelação...aquela ainda era a minha fase de revelação “na marra” :rolleyes:
E quando comparo as fotos de pessoas do ATM49 com o RODINAL, concordo plenamente com você... o A49 é realmente superior (se a gente puder abrir mão de um pouco de nitidez)... acho que na fotografia artística ele também daria ótimos resultados.
Com o RODINAL, mesmo em cópias de cerca de 11x7 cm, às vezes fico com um grão tão horrível que muitas vezes realmente preferiria outro revelador :lol: Mas percebi que isso depende muito do filme... os Ilfords, para mim, com o RODINAL, ficam com esse grão horrível, mesmo nas cópias menores...Já as séries Fomapan me dão resultados comparáveis às minhas fotos A49 que ficaram lindas... ou seja, grãos ultrafinos.
Mas quando olho agora para as fotos antigas, percebo que esses grãos horríveis do A49 aparecem especialmente nos filmes Ilford... e as que ficaram bonitas são as Fomapan <_< Essa deve ser também a razão pela qual optei pela Fomapan...simplesmente produziram as imagens mais bonitas, finas e com a maior nitidez entre os filmes que mencionei neste tópico... mesmo sendo o filme mais barato.
Acho que vou pedir mais um pacote de ATM49 e formar uma opinião sobre ele testando-o de verdade :lol:
Atenciosamente
Andi
ChrisZ
Desde que a Tetenal descontinuou a linha Neofin, o revelador Beutler não está mais disponível no mercado.
Atenciosamente,
Franz
De acordo com o site Tetenal.de, o Neofin Blau ainda está disponível, mas o Neofin Rot e o Neofin Doku já não estão mais à venda.
http://www.tetenal.de/index_c.htm?AKT=0102...200010&L=DE
Ou você sabe de algo que o site ainda não tenha informado?
Até breve... Chris z.
cfb_de
Desde que a Tetenal descontinuou a linha Neofin, o revelador da Beutler não está mais disponível no mercado.
Atenciosamente,
Franz
De acordo com o site Tetenal.de, o Neofin Blau ainda está disponível, mas o Neofin Rot e o Neofin Doku já não estão mais à venda.
http://www.tetenal.de/index_c.htm?AKT=0102...200010&L=DE
Ou você sabe de algo que o site ainda não tenha informado?
Até breve... Chris Z.
É verdade. O Neofin Blau ainda existe. Até aqui, no anfitrião...
Obrigado por me alertar sobre o meu erro! Quando penso em “Neofin”, penso imediatamente em “Doku” (embora esse não seja um Beitler clássico) e já estava lá o curto-circuito no cérebro.
Cumprimentos,
Franz
Macbeth
Muito obrigado a todos que enviaram suas contribuições! Levei muito a sério o que vocês disseram...
Na verdade, sou principalmente um fã do Kodak Tri-X para 35 mm — quando usado com o ATM49 na diluição 1+1, ele realmente fica muito parecido com o resultado obtido no D76 1+1. Na minha opinião, o ATM49, na diluição indicada, apresenta um grão ainda mais fino e é muito mais equilibrado do que o D76.
Vocês preferem negativos equilibrados ou com alto contraste para a impressão? Com qual vocês trabalham melhor? O que é mais adequado (em termos de grão fino) para ampliações de grande formato?
Atenciosamente,
Macbeth
Beef
Oi, Macbeth,
O Tri-X é um filme excelente!!! Se você usa principalmente esse filme, eu recomendo muito o revelador XTOL.
Aqui estão alguns exemplos no Flickr, de “The Toymaker”:
Link para a coleção de fotos
Dá uma olhada nas fotos em preto e branco... todas foram tiradas com um Tri-X 400 e reveladas em XTOL. Dá uma olhada mais adiante, tem um monte de fotos lá. No canto inferior direito, abaixo das “tags”, você sempre vê tudo o que foi usado, como essa foto foi tirada... Se você clicar, por exemplo, em Tri-X, verá todas as fotos tiradas com esse filme... mas também com outros reveladores. Esse cara, porém, usa basicamente só o XTOL.
Ah, sim, eu prefiro negativos com mais contraste :)
Quanto à nitidez: acho que, para suas ampliações de grande formato, você vai encontrar o melhor equilíbrio com o XTOL. Ele tem um pouco de tudo: revela com nitidez e precisão. Talvez não tão nítido quanto o RODINAL, ou tão preciso quanto o A49... mas é uma combinação perfeita.
Atenciosamente
Andi