Para requisitos normais de qualidade, utilizo D76 / ID-11 (1+1); na minha opinião, ao ponderar igualmente nitidez, grão fino e aproveitamento da sensibilidade, já se chega bem perto do ideal.
€
Para exigências especiais em termos de capacidade de ampliação, utilizo o Perceptol (1+1), que proporciona um resultado visivelmente mais fino, especialmente nas películas de 400 ISO. O Perceptol tende a otimizar a granulação fina em detrimento da sensibilidade; no entanto, com os cristais planos, esse efeito é quase imperceptível ou inexistente. Os tempos e sensibilidades indicados na
ficha técnica dos reveladores em pó da Ilford se mostraram eficazes nas minhas condições práticas. Assim, o Delta 100, bem como o T-Max 100 e 400 em Perceptol 1+1, atingem a sensibilidade nominal, enquanto o Delta 400 atinge 320 ASA.
€
Para ambos os reveladores, vale o seguinte: na classe de 400 ASA, na minha avaliação, o filme Kodak leva vantagem em nitidez e grão fino; já na classe de 100, o Ilford me parece claramente superior em termos de reprodução de tons.
€
Atenciosamente
€
Tepe