Beef
Oi,
quando fazia cópias de meus rolos de filme, às vezes percebia que algumas coisas que eu tinha focado não ficavam tão nitidas quanto eu havia ajustado no momento da foto.
Havia duas possibilidades: 1. O processo de revelação não estava correto. 2. Falha na óptica da câmera
. Nas câmeras SLR, existem praticamente dois caminhos ópticos:
1. Através da lente -> pelo espelho até o visor -> para o olho
2. Através da lente e diretamente para o filme (com o espelho levantado)
. Quando se foca usando o indicador de imagem, isso não significa que a imagem incida exatamente da mesma forma no filme. Mecânica desgastada ou tolerâncias no acabamento (por exemplo, no trilho onde o filme repousa) podem causar desvios (principalmente no formato 35 mm). Já ouvi falar várias vezes desses problemas em câmeras SLR e quis testar a minha.
Fiz a seguinte montagem experimental para isso:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO] [ANEXO NÃO ENCONTRADO] [ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Estiquei no chão um fio de costura preto, fino e comprido (fixado com fita adesiva). Na metade do percurso, estiquei outro fio perpendicularmente a ele.
(Primeiro, pensei em usar o cabo de guitarra, mas achei que era muito grosso... isso não deve ser levado em conta. Eu só estava com preguiça de tirar de lá :lol: )
Deve-se usar uma lente com a maior distância focal possível (aqui, uma teleobjetiva de 205 mm) e ampliar ao máximo, pois aqui os menores desvios já alteram a nitidez.
Coloquei a câmera em um tripé e a ajustei na altura mais baixa possível (para maior precisão de medição).
Agora, mira-se o fio curto transversal no formato VERTICAL e ajusta-se a nitidez o máximo possível com o indicador de foco.
Para a foto, deve-se usar a abertura mínima (ou seja, a abertura totalmente aberta) para obter a menor profundidade de campo possível.
Além disso, usei um disparador de fio para não tremer a câmera.
O resultado foi este:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO][ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Dá para ver claramente (principalmente na segunda foto) que o ponto de intersecção (ou seja, a cruz) é o ponto mais nítido de toda a imagem.
Daí se pode concluir: a câmera está perfeitamente ajustada e o problema estava no processo de revelação ou ampliação.
Como percebi depois, o problema realmente estava no revelador, já que ele simplesmente já estava velho e gasto :rolleyes: Isso também dá para ver imediatamente nessas imagens horríveis :lol:
Bem, só postei isso aqui caso alguém mais esteja duvidando da sua câmera :( Afinal, essas variações realmente existem.
Atenciosamente
Andi
KlausWehner
Olá a todos!
Este é um teste importante que recomendo especialmente a todos os fotógrafos que utilizam câmeras de visor óptico!
Minha montagem ficou assim:
Altura da câmera no tripé: 2 m. A partir da base da montagem, estendi uma fita métrica no chão (comprimento: 3 m).
Na marca de 2 m, coloquei uma marcação — que facilita o ajuste de foco com o telêmetro.
Nos negativos revelados posteriormente, é possível ler com muita precisão, na escala, o desvio em relação ao foco ideal.
Mas cuidado! Conheço um caso em que, após esse teste e algumas reclamações em Solms, a pessoa está agora disposta a
equipamento fotográfico completo (com lentes de alta luminosidade).
Não é brincadeira! Não é para os fracos de coração!
A montagem descrita acima é feita em poucos minutos. Testes como esse transmitem segurança — de uma forma ou de outra. Vale
a pena. Estou muito ansioso por mais experiências de teste...
Atenciosamente
Klaus