Beef
Olá
Há cerca de seis meses, voltei a me dedicar mais intensamente à fotografia analógica.
Até agora, usei os seguintes filmes de forma aleatória:
Ilford FP4 Plus 125, Ilford HP5 Plus 400, Fomapan 100, Agfa APX 100
Como revelador: ADOX Adolux ATM49
Até agora, na verdade, tenho mais experimentado (tempos de revelação, exposição, etc.). Mas agora quero ficar com UM ÚNICO filme, fazer algumas séries de testes de exposição e revelação com ele e sempre produzir minhas fotos seguindo esses padrões. Ou seja -> Não quero ficar rezando e com medo de que as fotos não fiquem boas ou fiquem inutilizáveis. Já tive experiências tristes nesse sentido :(
Então, uma coisa antes de mais nada: os filmes Ilford são, na minha opinião, excelentes. Mas como consumo muitos filmes e ainda sou estudante sem muitos recursos financeiros, estou pensando em escolher entre o Fomapan 100 e o Agfa APX 100 (ótimo: o Fomapan vem em rolos de 30 m que dá pra cortar :D )
Minha pergunta pra vocês agora: [color="#FF0000"]Qual dos dois filmes vocês recomendariam para mim? [/colo (nitidez, contraste, etc...)
Além disso, eu curto imagens bem marcantes (ou seja, realmente marcantes). O filme também deveria ter uma grande amplitude de contraste... ou seja, de suave a marcante (dependendo do que eu precisar naquele momento)... por exemplo, através do push.
Também adoraria receber recomendações de um revelador para isso... o ATM49 não me convenceu muito :rolleyes: Acho que isso se deve muito ao fato de ser um revelador EQUILIBRADOR (o que nem sempre é o que eu quero) :lol:
E seria bom ter uma dica: se devo tornar o filme mais duro fazendo um push ou se devo simplesmente usar um revelador mais forte com o tempo de revelação normal. Mas lembrem-se, às vezes eu também quero fotos suaves :)
Desculpem pelo texto longo. Mas, seguindo o lema “é melhor experimentar do que ficar só na teoria”, isso não está mais funcionando para mim na fotografia...estou ficando sem dinheiro aos poucos :lol: