Beef
Olá
Há cerca de seis meses, voltei a me dedicar mais intensamente à fotografia analógica.
Até agora, usei os seguintes filmes de forma aleatória:
Ilford FP4 Plus 125, Ilford HP5 Plus 400, Fomapan 100, Agfa APX 100
Como revelador: ADOX Adolux ATM49
Até agora, na verdade, tenho mais experimentado (tempos de revelação, exposição, etc.). Mas agora quero ficar com UM ÚNICO filme, fazer algumas séries de testes de exposição e revelação com ele e sempre produzir minhas fotos seguindo esses padrões. Ou seja -> Não quero ficar rezando e com medo de que as fotos não fiquem boas ou fiquem inutilizáveis. Já tive experiências tristes nesse sentido :(
Então, uma coisa antes de mais nada: os filmes Ilford são, na minha opinião, excelentes. Mas como consumo muitos filmes e ainda sou estudante sem muitos recursos financeiros, estou pensando em escolher entre o Fomapan 100 e o Agfa APX 100 (ótimo: o Fomapan vem em rolos de 30 m que dá pra cortar :D )
Minha pergunta pra vocês agora: [color="#FF0000"]Qual dos dois filmes vocês recomendariam para mim? [/colo (nitidez, contraste, etc...)
Além disso, eu curto imagens bem marcantes (ou seja, realmente marcantes). O filme também deveria ter uma grande amplitude de contraste... ou seja, de suave a marcante (dependendo do que eu precisar naquele momento)... por exemplo, através do push.
Também adoraria receber recomendações de um revelador para isso... o ATM49 não me convenceu muito :rolleyes: Acho que isso se deve muito ao fato de ser um revelador EQUILIBRADOR (o que nem sempre é o que eu quero) :lol:
E seria bom ter uma dica: se devo tornar o filme mais duro fazendo um push ou se devo simplesmente usar um revelador mais forte com o tempo de revelação normal. Mas lembrem-se, às vezes eu também quero fotos suaves :)
Desculpem pelo texto longo. Mas, seguindo o lema “é melhor experimentar do que ficar só na teoria”, isso não está mais funcionando para mim na fotografia...estou ficando sem dinheiro aos poucos :lol:
Ah, sim: mencionei agora apenas dois filmes de 100... o mesmo vale para os de 400 :) Por exemplo, Agfa APX 400 ou Fomapan 400 :D
Atenciosamente
Gerd
Na minha opinião, um ponto negativo do APX é que ele não estará disponível por muito mais tempo. Os rolos não são mais produzidos; o que está sendo vendido são os estoques remanescentes. Ou seja, você teria que trocar de produto em breve.
Sobre o revelador, não posso dizer nada, só sei que ele é geralmente elogiado como um revelador decente. A questão de revelação suave ou forte, eu deixo para decidir depois, com papel de teste de contraste. Para KB, na prática, para mim não há outra opção, porque raramente consigo preencher 36 fotos com contraste de motivo semelhante. Se você quiser fazer de outra forma, pode experimentar com o tempo de revelação.
Se você tem problemas com o revelamento, certamente não é por causa dos filmes mencionados, nem do revelador, mas porque você não tem controle sobre o seu processo de revelamento. Você deve ficar com um único filme, não importa qual, os 100 mencionados são todos bons, e revelá-lo sempre da mesma forma (é claro, sempre com exposição correta).
Não se deve subestimar o fator termômetro. Ele deve, no mínimo, ser sempre o mesmo. O ideal, porém, é que seja um termômetro de alta qualidade; nesse caso, os tempos de revelação que circulam pela internet costumam estar corretos.
Com meu termômetro de banheira, a 20 graus, notei uma diferença de uns bons 2 graus em relação a um termômetro de melhor qualidade. Isso é muito, corresponde a cerca de 20% de variação no tempo de revelação. Desde que comecei a usar o novo termômetro, todos os meus filmes estão bem revelados.
Entre os filmes de 400 ISO, o APX não é nada de especial, não conheço o Fomapan e o HP5 é excelente.
Gerd
Beef
Oi, Gerd
Desde já, obrigado pela tua resposta. Hmm... que pena pelo Agfa Klassiker... só revelei um rolo até agora... mas fiquei decepcionado com a nitidez :)
Então, não é por causa da temperatura... uso dois termômetros específicos para laboratório fotográfico... e os dois mostram a mesma coisa. Admito também que, antes do último revelamento, notei que o revelador ficou um pouco leitoso :rolleyes: . É verdade que só revelei uns 4 ou 5 rolos em 2 litros... mas parece que já ultrapassei um pouco o prazo de validade de 6 semanas (sim, uso garrafas plásticas escuras e sempre retiro o ar :( )
Acho que vou me concentrar mais no Fomapan 100 e 400... já só pelos rolos de 30 m. Tirar sempre 36 fotos e revelar todas pelo mesmo método está começando a me irritar :D E, afinal, aquele Fomapan ficou ótimo...nem mesmo os Ilfords chegaram perto da nitidez e da qualidade de imagem :)
Você poderia me recomendar um revelador mesmo assim, antes que eu faça uma compra errada (afinal, agora preciso de um novo :D )? Eu gostaria de um mais forte...o meu também é tão popular por causa do seu efeito de compensação (o que, na maioria das vezes, eu não quero) :lol: Os líquidos, como o RODINAL, por exemplo, também devem durar mais (mas esse, por sua vez, forma muitos grãos).
E quanto à ampliação... infelizmente só tenho papel fotográfico de gradação fixa. Ainda não me atrevi a comprar papel multigradação, pois não tenho filtros de cor para meu ampliador (apenas um vermelho). Recentemente, por brincadeira, comprei umas lâmpadas coloridas de festa para meu ampliador (vermelho, verde, azul, amarelo)...talvez dê para fazer alguma coisa com papel multigradação :lol:
Mas mesmo quando tenho um negativo suave (ou normal) e realizo a exposição em papel com gradação 5, muitas vezes não consigo o contraste que desejo :)
Atenciosamente
Andi
Gerd
Sim, eu uso garrafas de plástico escuras e sempre tiro todo o ar :lol: )
Plástico não é muito bom. Tenta usar frascos de farmácia.
Tirar sempre 36 fotos e revelar todas elas da mesma maneira está começando a me irritar
Revelar filmes é chato.
Você poderia me recomendar um revelador mesmo assim, antes que eu acabe comprando o produto errado (afinal, agora preciso de um novo mesmo :lol: )? Eu gostaria de um mais forte...o meu é tão popular por causa da sua compensação (o que na maioria das vezes eu não quero) :rolleyes: Os líquidos, como o RODINAL, também devem durar mais (mas esse, por sua vez, forma muito grão).
Você pode tentar forçar o filme. Talvez você encontre em algum lugar informações sobre como revelar um filme de 100 ISO como se fosse 400 ISO (é claro que você também precisa realizar a exposição dessa forma). Isso resulta em negativos mais densos. Mas, para ser sincero, não tenho tanta certeza se é isso que você quer, nem se estamos nos entendendo direito. Você tem algum link com uma foto com o visual que você está procurando? Também nunca ouvi falar de alguém procurando um revelador “duro”.
Se você quer aquele visual punk dos anos 80 de verdade, eles copiavam os negativos várias vezes com uma copiadora de escritório. A cada passagem, a imagem fica bem mais dura.
Mas se você realmente tem apenas contrastes muito fracos nos motivos (o que eu também não acredito), então o HP5 é bem bom. Ele consegue criar contrastes em qualquer lugar.
Gerd
cfb_de
Olá, Andi,
A dica dos frascos de farmácia é ótima. Usa os frascos “Aponorm” com tampa vermelha de encaixe. Um frasco de um litro custa menos de três euros na farmácia e é bem melhor do que toda essa porcaria de plástico.
O 49 é um revelador fortemente compensador, portanto não é exatamente o que você procura. Nesse caso, um clássico como o RODINAL é mais adequado. Você controla o efeito compensador através da diluição e o grão através da temperatura. Um HP5+ em RODINAL 1+50 a 16 °C atinge valores de grão de KB, a ponto de os observadores perguntarem se se trata de médio-formato.
O que nos leva ao filme. Gosto bastante do Fomapan-100 (tenho 30 m no porão e mais uns 12 m no carregador de filme). Mas também gosto do HP5+. Ele rende cerca de 250 ASA em HRX, com grão fino no início, e pode ser controlado muito bem no RODINAL de 400 a 3200. Opcionalmente suave ou duro. Também está disponível em carretel.
Embora o carretel pareça ser melhor para você: basta enrolar carretéis curtos e você pode revelar cada um como quiser. Mas você precisa testar isso antes.
Atenciosamente,
Franz
Beef
Plástico não é muito bom. Tenta usar frascos de farmácia.
Bem, onde é que eu vou arranjar um frasco de farmácia que caiba 2 litros :D
Achei um frasco marrom da marca “Hohes C” bem adequado... além disso, dá para apertá-lo, de modo que não fique mais ar dentro do frasco.
Revelar filmes é chato.
É verdade... principalmente porque não dá pra ver nada e só dá pra fazer uma vez :D Mas o que eu quis dizer é que é muito raro eu querer TODAS as fotos de um rolo com revelação forte ou suave. Na verdade, eu poderia sempre revelar em excesso... se eu quiser uma foto nítida, eu a "push" e, se quiser uma foto suave, eu a "pull"... ou seja, sub ou superexposição ao fotografar :) mas isso certamente não vai funcionar assim... acho que é uma coisa ou outra :)
Se você quer aquele visual punk dos anos 80 de verdade, eles copiavam os negativos várias vezes numa copiadora de escritório.
Não, não é tão radical assim :)
Eu gosto especialmente de dois tipos de fotos:
[color="#FF0000"]
Para retratos ou fotos de modelos, nas quais dá para brincar bem com a luz, gosto desse contraste:
[/colo
Foto perfeita...Para mim, nem muito suave nem muito forte
(desculpa pelo conteúdo da foto, mas é simplesmente a foto perfeita :rolleyes: )
[color="#FF0000"]
Para fotos ao ar livre ou fotos normais do dia a dia com amigos, acho que fotos mais fortes ficam melhores:
[/colo
Suave Forte
Mais
forte
Mais forte ainda
Para o meu gosto, a primeira foto (com a mulher) agora está suave e ótima. Não sei como os outros veem isso... simplesmente gosto quando alguns detalhes (por exemplo, sardas, rugas, etc.) desaparecem da foto. Mas quem até agora só trabalhou com o ATM49 sonha com fotos assim :( A propósito, essa foto foi revelada com xtol...por isso, acabei de encomendar o revelador :D
As últimas três fotos foram tiradas com um “Technical Pan” B)
O maior contraste que consegui com meu ATM49 é esta foto que revelei:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Embora eu tenha que admitir que o fundo foi realmente mal escolhido :-D
Agora, o ATM49 só produz fotos que parecem que alguém misturou chocolate no revelador :-D Embora eu só tenha revelado 4 ou 5 rolos nele... e ainda por cima distribuídos por 2 litros :)
Bom, agora sobre o cfb_de (acabei de ler a resposta):
primeiro, obrigado pela sua resposta.
Ah, então posso simplesmente comprar essas garrafas na farmácia? Então vou comprar umas dessas.
Em relação ao RODINAL, eu também estava pensando nisso... mas li tantas críticas negativas que acabei optando pelo Xtol :) Embora eu realmente preferisse ter usado um concentrado líquido. Na verdade, li que justamente o RODINAL NÃO é adequado para push e que ele deixa o grão extremamente grosso :lol:
Sim, o rolo seria o melhor para mim e o Fomapan 100 me convenceu totalmente (pelo menos com UMA revelação). Mas aí me pergunto como trocar os pedaços de filme na câmera :lol: Dá para usar cartuchos velhos? Acho que elas não ficam 100% à prova de luz. Ou existem cartuchos especiais que podem ser abertos várias vezes?
Bom, e agora, de modo geral: desculpem por esse texto enorme :)
Abraços
Andi
cfb_de
Olá, Andi,
Existem cartuchos de plástico recarregáveis. Aqui no site, assim como em muitos outros fornecedores.
Os cartuchos crimpados atuais realmente não podem ser fechados novamente de forma hermética. Mas é possível retirar o filme de lá usando um extrator de filme. Assim, fica um pedaço sobrando fora do cartucho, no qual se pode colar o filme por metro.
Atenciosamente,
Franz
Beef
Oi
Ah, é verdade mesmo... ainda tenho muitos cartuchos fechados espalhados por aqui. Com minha câmera, consigo rebobinar de forma que, ao retirá-los, ainda fiquem uns 5 cm de filme aparecendo. Assim, no escuro, fica sempre mais fácil para mim colocá-las na espiral :rolleyes:
Eu teria tirado o eixo de dentro, colado o filme e tentado de novo encaixar a tampa de chapa fina de alguma forma para que ficasse à prova de luz :-D mas no escuro isso é um desafio :lol:
MirkoBoeddecker
Andi,
Você pode ter experiências básicas sobre a relação entre o contraste do motivo e o revelador adequado com qualquer um dos filmes mencionados.
O ATM49 é um revelador que se "esforça" constantemente para produzir negativos com detalhes finos, equilibrados e fáceis de copiar.
Na foto com a mulher, por exemplo, ele te levaria ao resultado desejado, embora eu ache os tons de pele um pouco estranhos.
A foto com o avião também ficaria assim, pois, nesse caso, foi o contraste do motivo (pista ao meio-dia sob sol forte) que levou a uma impressão um pouco mais dura da imagem.
Não sei dizer exatamente o que deu errado na foto do jardim, mas suspeito que o filme tenha sido sobre-revelado. É por isso que a imagem é tão pouco diferenciada e, segundo a velha escola, deve ser considerada “mal-sucedida”.
Se é exatamente isso que você quer, basta revelar em excesso (30% a 50%). Os negativos, porém, ficam “perdidos”. O resultado são apenas imagens duras e difíceis de copiar.
Isso funciona com qualquer um dos filmes mencionados e com quase todos os reveladores.
Outra questão é a granulação e a nitidez. Aqui seria realmente interessante comparar o RODINAL com o ATM49. Um (o RODINAL) tem um efeito menos equilibrador e é extremamente nítido/granulado, enquanto o outro é fortemente equilibrador e de grão fino. Portanto, não me surpreende que você tenha achado a combinação APX 100 com ATM4 pouco nítida. Isso muda com o RODINAL!
Se você usar os dois reveladores no mesmo filme (novamente, não importa qual dos listados acima), verá a diferença no modo de ação.
Também acho que o RODINAL talvez seja mais adequado para você do que o ATM49.
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
Gerd,
Temos a firme intenção de continuar produzindo o APX, mas somos obrigados a adiar o lançamento no mercado até que os estoques restantes sejam esgotados.
Com um preço ao consumidor final inferior a 1,50 euros por unidade (bruto), seria uma loucura econômica dar início à produção.
Esperamos ser competitivos em relação à Ilford com o selo “Made in Germany”. Não pretendemos competir com a Foma em termos de preço.
Portanto, para o Andi, o Fomapan é provavelmente a melhor escolha no momento.
Atenciosamente,
Mirko
Gerd
Beef
Se é exatamente isso que você quer, basta revelar com uma exposição de (30% a 50%). No entanto, os negativos ficarão “perdidos”. O resultado serão apenas imagens com contraste muito forte, difíceis de copiar.
Sim, então o que eu quero são POUCAS gradações de cinza... muito preto profundo e branco claro, com apenas poucas gradações no meio. Mas o revelador também deveria (se eu quiser) conseguir produzir imagens mais equilibradas (mas ainda assim com boa nitidez).
Ontem eu pedi o Xtol...se você diz que o problema se deve principalmente ao sub- ou super-revelamento, então ele seria ok, certo?
Ou você preferiria me recomendar mudar o pedido para RODINAL? :( Ou melhor ainda, os dois? :lol:
Desculpe por todas essas perguntas, mas infelizmente não entendo muito bem todas as diferentes características dos reveladores...Só conheço o ATM49.
Aqui estão, como exemplo
,
algumas fotos digitalizadas de um livro de fotografia meu:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO] [ANEXO NÃO ENCONTRADO] [ANEXO NÃO ENCONTRADO]
O livro já é antigo e, em alguns pontos, dá para ver o verso das páginas... por isso as digitalizações ficaram ruins.
Mas dá para ver claramente aqui o que estou imaginando: Devido aos fortes contrastes e à pouca variação de tons de cinza, os detalhes desaparecem.
Para mim, as imagens até agora estavam simplesmente sempre PERFEITAS :lol: Como se eu tivesse fotografado com uma DSLR moderna e estivesse vendo no PC.
Muitas vezes eu simplesmente não quero isso e o ATM49 não me proporcionou imagens assim... exceto talvez apenas a terceira imagem (à beira-mar).
Mas esses efeitos luminosos na água (por causa do filtro difusor) ele não conseguiu reproduzir... a ATM49 fez a água reaparecer como por magia, como se a gente estivesse vendo ao vivo com os próprios olhos :) Isso é
ótimo
, só que quando a gente quer brincar bastante com a luz e usar truques, simplesmente não dá certo :rolleyes: