Gast
Tenho vários negativos em gelatina de prata que estão bastante fracos, seja por subexposição ou por sub-revelação.
Em um guia antigo (“Dunkelkammerpraxis”, de Heinrich Freytag), encontrei uma descrição de como se pode intensificar negativos fracos. Fiz o upload da página em questão.
Lá, no capítulo “Reforço”, é descrito o preparo de alguns produtos químicos, bem como a indicação de que também existem comprimidos para dissolver.
Tenho as seguintes perguntas a respeito:
Qual é o termo técnico para esse “reforço” de negativos em preto e branco? (Vou pesquisar no Google para obter mais informações)
Onde posso encontrar os produtos químicos mencionados? Como não quero me dar ao trabalho de preparar nada, prefiro soluções prontas ou os “comprimidos” mencionados
Onde posso encontrar mais informações sobre o processo de laboratório?
Muito obrigado,
Wolfgang[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Gast
Será que ninguém sabe mesmo de nada...?
Wolfgang
Tenho vários negativos em preto e branco que estão bastante fracos, seja por subexposição ou subrevelação.
Em um guia antigo (“Dunkelkammerpraxis”, de Heinrich Freytag), encontrei uma descrição de como se pode intensificar negativos fracos. Carreguei a página correspondente.
Lá é descrito o uso de alguns produtos químicos para “reforçar”, bem como a indicação de que também existem comprimidos para dissolver.
Tenho as seguintes perguntas:
Qual é o termo técnico para esse “reforço” de negativos em preto e branco? (Vou pesquisar no Google para obter mais informações)
Onde posso encontrar os produtos químicos mencionados? Como não quero me dar ao trabalho de preparar nada, prefiro soluções prontas ou os “comprimidos” mencionados
Onde encontro mais informações sobre o processo de laboratório?
Muito obrigado,
Wolfgang[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
ChristianKolinski
Será que ninguém sabe mesmo de nada...?
Hoje em dia você não encontra mais amplificadores de mercúrio.
Se não me engano, hoje em dia não é mais permitido vender cloreto de mercúrio a pessoas físicas — e acho que é melhor assim.
WolfgangMoersch
Um amplificador de cobre seria uma opção. Mas, se não houver nada, isso também não adianta muito. Vale a pena tentar; com certeza não vai piorar.
Gast
Um amplificador de cobre pode ser uma opção. Mas, se não houver nada, isso também não adianta muito. Vale a pena tentar; com certeza não vai piorar.
Onde é que se encontra algo assim já pronto...?
Wolfgang
WolfgangMoersch
Conigo ou na Impex — mas isso pode demorar alguns dias.
Atenciosamente
rmrts
Olá,
Há muito tempo (há muitos anos), tive uma vez uns negativos muito finos. Só dava para ver alguma coisa se a luz incidisse de uma determinada direção.
Fotografei esses negativos usando iluminação de campo escuro.
Isso rendeu resultados bastante satisfatórios, se bem me lembro.
Mas só vale a pena o esforço se os negativos forem importantes.
Atenciosamente,
Reinhold
Gast
Olá,
Há muito tempo (há muitos anos), tive uma vez uns negativos muito finos. Só se via alguma coisa quando a luz incidia de uma determinada direção.
Fotografei esses negativos usando iluminação de campo escuro.
Isso rendeu resultados bastante satisfatórios, se bem me lembro.
Mas o esforço só vale a pena se os negativos forem importantes.
Atenciosamente,
Reinhold
Bem, eu já tinha imaginado uma solução química...
Como você fez isso com a iluminação de campo escuro?
Wolfgang
rmrts
Olá,
Como você fez isso com a iluminação de campo escuro?
Wolfgang
- Recortei um pedaço de papelão preto do tamanho do negativo
- Coloquei o negativo atrás
- Iluminei com duas lâmpadas à direita e à esquerda, de forma que a luz incidisse obliquamente sobre o negativo.
- Usei como fundo um papelão preto ou, melhor ainda, um tecido (preto totalmente fosco!)
- Fotografei o negativo.
Foi só isso.
Ah, sim, o lado revestido do negativo voltado para a câmera, se bem me lembro.
A imagem visível aparece como positiva e é criada pela luz difusa.
Se a luz incidir por trás como luz de fundo, o efeito desaparece total ou parcialmente.
Você pode segurar o negativo contra um fundo preto e incliná-lo; assim dá para ver o efeito.
Como processo químico, só conheço aquele com o sublimado de mercúrio. Mas na época não tive coragem de fazer isso.
Afinal, é bastante tóxico.
Atenciosamente
Reinhold
Wolfgg
Olá, Wolfgang!
Se os negativos forem importantes: por precaução, digitalize-os primeiro, para que as “ampliações” possam ser produzidas por impressora a jato de tinta, caso algo dê errado. Assim, você poderá ver na tela o que ainda é possível extrair deles e se vale a pena o esforço. E mais: todas as medidas de realce não produzem um negativo equivalente a um corretamente exposto/revelado, mas apenas aliviam um pouco a dor do fotógrafo. O realce não passa de um último recurso quando não se consegue obter uma imagem utilizável nem mesmo com o papel mais resistente.
De modo geral, os processos utilizados por nossos antepassados e hoje acessíveis apenas por meio da química bruta devem ser aplicados exclusivamente por pessoas com sólidos conhecimentos de química. Isso porque envolvem ingredientes agressivos como dicromatos, catecina de fenol, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, etc., o que significa que você terá em casa substâncias que pessoas inexperientes (crianças) nunca devem ter acesso. Para quem lida com isso “apenas de forma rápida e, esperemos, nunca mais”, não é uma opção viável. Portanto, restam apenas o produto mencionado por wm e o processo de campo escuro. Quem revela filmes diapositivos por conta própria ainda poderia produzir um negativo duplicado mais acentuado por meio de um primeiro revelamento bastante prolongado. Desaconselho a dupla cópia para material de filme negativo acentuado, pois custa muito tempo e nervos (problema de poeira) e a nitidez é prejudicada demais.
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Obrigado pelas contribuições até agora.
Aos poucos, estou começando a descartar a solução química, embora fosse essa a minha opção preferida.
Não preciso de tanta solução assim, e um recipiente desses já custa entre 20 e 30 euros... E, em caso de subexposição, isso não adianta nada mesmo...
Trata-se de negativos 6x9 (e apenas alguns 24x36), que, no entanto, já são importantes para mim e que, em parte, também apresentam uma forte curvatura.
Além disso, tenho apenas um scanner de slides de 35 mm, que não é muito adequado para negativos; já fiz algumas tentativas. Também não tenho um scanner de luz transmitida, que seria necessário para 6x9. Mas tenho um ampliador 6x9 (Teufel) com mesa de reprodução; talvez consiga fazer algo com ele...
Gostaria de experimentar essa coisa da iluminação de campo escuro...
Mas, como já disse, como se trata principalmente de negativos 6x9, acho que a iluminação de campo escuro só vai funcionar se os negativos estiverem absolutamente planos. Para isso, eu teria que prender o negativo entre duas placas de vidro... será que a iluminação lateral ainda funcionaria assim?
Talvez eu realmente precise brincar um pouco com isso...
Talvez alguém tenha experiência com isso e dicas a respeito...
Wolfgang
Wolfgg
Olá, Wolfgang!
Para filmes 6x9, você não precisa de um scanner de filmes específico (e caro); basta um scanner de mesa com unidade de transparência, bem mais barato, como, por exemplo, o Epson 4870, 4990, V700 etc. Talvez você consiga pedir um emprestado a algum conhecido.
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Olá, Wolfgang!
Para filmes 6x9, você não precisa de um scanner de filmes específico (e caro); basta um scanner de mesa com unidade de transparência, bem mais barato, como, por exemplo, o Epson 4870, 4990, V700 etc. Talvez você consiga pegar um emprestado com algum conhecido.
Atenciosamente, Wolfgang
Claro. Eu também estava pensando em um scanner com unidade de transparência. Meu scanner não tem essa unidade e, sem ela, não dá certo; já tentei de tudo...
Mas não queria comprar um scanner novo só por causa disso... Infelizmente, ninguém entre meus conhecidos tem um assim.
Wolfgang
Gast
Mesmo assim, dei uma olhada em vários scanners de luz transmitida na internet... eles já custam cerca de 100
Beef
Olá, Wolfgang,
Digitalizei aqui uma página do meu manual de ampliadores para você :lol:
Aqui está descrito em detalhes como funciona a iluminação de campo escuro.
Tem até uma imagem. A montagem é realmente simples.
No meu ampliador, dá para retirar o suporte onde os negativos são fixados.
Talvez você consiga fazer o mesmo com o seu e possa usá-lo para isso. Caso contrário, você terá que dar um jeito... talvez com uma capa de CD nova :rolleyes:
Você consegue a distância até o chão, por exemplo, colocando tudo em cima de dois livros altos ou algo assim... basta improvisar.
A câmera acima você pode simplesmente segurar com um tripé de câmera comum.
Aqui está o tutorial:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Atenciosamente,
Andi
Gast
Parece ótimo. Na verdade, meu ampliador (Teufel VG 6x9) tem uma base removível para filme 6x9, onde também há duas placas de vidro nas quais o filme é preso.
Preciso experimentar um pouco para ver qual a melhor forma de iluminar isso...
Muito obrigado pelas informações completas
Atenciosamente
Wolfgang :rolleyes:
Beef
Oi, Mausebä,
Não sei se você já resolveu o seu problema, mas recentemente me deparei com a mesma situação.
Eu estava numa festa e tirei muitas fotos lá. Infelizmente, revelei o filme muito pouco, porque meu termômetro estava quebrado. Em vez de 20 °C, revelei a cerca de 16 °C (isso faz uma diferença significativa no tempo de revelação).
Nem mesmo com o papel de melhor qualidade, com gradação 5, consegui salvar as fotos. Então me lembrei do Tetenal Dokumol, que supostamente consegue extrair até mais uma gradação. Por acaso eu tinha esse revelador em casa, porque o havia pedido para testar, e imediatamente preparei um banho.
O revelador é uma MARAVILHA!!! Consegui fazer impressões maravilhosas com pretos profundos, brancos brilhantes e ótimas gradações de cinza (combinado com papel de gradação 5). As fotos parecem ter sido tiradas de um filme revelado na perfeição :)
Parece-me quase que ele consiga mais 2 gradações :lol:
Acho que a mistura foi 1+6. Normalmente, meu papel leva cerca de 1,5 minuto em qualquer revelador comum (por exemplo, Tetenal Eukobrom)... aqui, porém, cerca de 3 minutos... então não se surpreenda se demorar mais. Provavelmente é uma característica desse revelador.
Mesmo que você tenha um filme que revele muito bem, mas esteja subexposto, dá para compensar isso (dentro de certos limites)... nesse caso, porém, você obtém um contraste mais alto com menos gradações de cinza.
Só queria te contar isso...
Atenciosamente
Andi
Gast
Oi, Andi,
Não, ainda não resolvi o problema e acabei deixando de lado por enquanto, porque tinha outras coisas para fazer.
O fato é que, em alguns casos, os negativos são tão fracos que só dá para ver algo decente no campo escuro (veja também mais acima)....
Por isso, duvido que o teu método funcionasse neste caso, mas eu compraria um pouco da solução Dokumol para experimentar. Que tipo de papel e qual graduação usaste?
Cumprimentos
Wolfgang
Beef
Oi, Wolfgang,
bem, meus negativos já são extremamente finos. Mas quando os coloco normalmente diante de uma lâmpada, consigo ver claramente as áreas mais escuras.
Usei o Fomaspeed V. 311 (papel multigrado)... com o filtro de contraste ajustado no grau 5. Mas é claro que você também pode usar papel de gradação fixa com G5.
Na descrição da FOTOIMPEX aqui do Dokumol está escrito: "... mas não espere milagres." Posso afirmar: "O revelador faz milagres" :)
Agora algumas pessoas vão ficar irritadas de novo, mas: se nada ajudar, você pode tentar reduzir a exposição e revelar por mais tempo do que o normal...mesmo que demore vários minutos, ou até um quarto de hora/meia hora :lol: Assim, já consegui salvar algumas coisas, mais ou menos.
E mais uma dica: se você conseguir, de alguma forma, transferir um leve véu do negativo para o papel, pode digitalizar a cópia e fazer uma correção de tons/contraste no PC (ou ajustar o contraste/brilho). Isso já funcionou para mim também. Sua imagem digitalizada ficará tanto melhor quanto mais diferenciadas forem as gradações de cinza no papel e quanto maior for a resolução (dpi) com que você digitalizar. Preste atenção para desativar as correções automáticas de nitidez e tom do software do scanner... essas funções geralmente pioram as digitalizações :(
Digitalizar e corrigir o negativo sem brilho com um scanner de negativos não funciona muito bem... o scanner não consegue diferenciar os tons corretamente... então você precisa realçar um pouco o contraste antes, de forma analógica/óptica, com seu papel G5 e o Dokumol.
Atenciosamente
Andi
Gast
Olá, Andi,
Sim, eu adoraria experimentar isso.
No entanto, o Dokumol só é vendido em embalagens de 1 litro, o que dá para cerca de 5 m²... Mas eu só tenho algumas coisinhas para pintar.
Li em algum lugar sobre frascos de 100 ml, mas não encontro isso à venda em lugar nenhum. Alguém poderia me indicar um fornecedor (se possível em Munique) onde eu possa comprar isso em pequenas quantidades?
Muito obrigado,
Atenciosamente
Wolfgang