Gast
Olá a todos,
talvez alguém possa me dar uma dica.
Tenho vários rolos antigos de filme 35mm (com 50 a 60 anos), dos quais quero agora fazer ampliações.
O problema é que (como era comum na época), os rolos foram guardados enrolados em caixas de papelão, alumínio ou plástico. Os filmes estão realmente rígidos, como molas esticadas com um raio muito pequeno. Além disso, alguns filmes foram cortados em fotogramas individuais, de modo que é quase impossível posicionar os filmes ou pedaços no ampliador.
Daí a minha pergunta:
O que se pode fazer para deixar os filmes ou pedaços mais ou menos planos, sem danificar o material fotográfico?
Muito obrigado,
Wolfgang
Wolfgg
Olá, Wolfgang,
as opções são:
1) Enrolar os filmes na direção contrária (contra a espiral), bem apertados, de preferência com papel entre as voltas para evitar arranhões, e guardá-los assim por alguns dias (pode levar até semanas).
2) Molhar novamente; isso também pode ser necessário para limpar; em seguida, para secar, enrolar em espiral ao contrário (ou seja, com a emulsão por fora) e empurrar para o ponto mais estreito no interior. Se necessário, pode-se centrifugar a água colocando o carretel (com o filme dentro) em uma centrífuga de salada (não se esqueça do contrapeso).
3) Deixe a espiral e amplie-a com as bordas de vidro; a espiral também tem uma vantagem: ela pressiona o filme firmemente contra o vidro superior (espero que seja anti-Newton).
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Olá, Wolfgang,
as opções são:
1) Enrolar os rolos de filme na direção contrária (contra a espiral), de preferência com papel entre as voltas para evitar arranhões, e guardá-los assim por alguns dias (pode levar até semanas).
Já tentei isso, mas sem muito sucesso. Especialmente com os trechos, isso não ajudou muito. Colocar papel no meio é uma boa dica, mas as fitas já estão bastante arranhadas (provavelmente justamente por causa do enrolamento; quando a fita não cabia na lata, provavelmente puxava-se um pouco mais, o que acabou por pressionar os grãos de poeira para dentro...).
A propósito, dá para fazer algo posteriormente contra os arranhões? (Se quisermos ver pelo lado positivo, os arranhões também têm um certo toque nostálgico... Em material de vídeo moderno, isso às vezes é adicionado artificialmente...)
2) Lavar novamente; isso também pode ser necessário para a limpeza; depois, para secar, coloque em espiral invertida (ou seja, com a emulsão por fora) bem no fundo, no ponto mais estreito. Se necessário, pode-se centrifugar a água colocando o carretel (com o filme dentro) em uma centrífuga de salada (não se esqueça do contrapeso).
É isso que eu mais gosto. Ainda tenho um tanque de revelação com espirais dentro.
O que é preciso observar ao enxaguar? Algum aditivo químico? Quanto tempo deve durar o enxágue? A que temperatura?
3) Deixe a torção e amplie com a mesa de vidro; a torção também tem uma vantagem, pois pressiona o filme firmemente contra o vidro superior (espero que seja anti-Newton).
Bem, é exatamente isso que causa os problemas; com a película, isso funciona razoavelmente bem. No entanto, o ampliador (modelo simples) tem apenas um suporte aberto para baixo; na parte superior, há apenas a lente condensadora... Os recortes praticamente não podem ser posicionados ali...
Atenciosamente, Wolfgang
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfgg
Olá, Wolfgang,
Arranhões: antigamente, eles surgiam principalmente porque os filmes eram guardados em latas redondas. Para colocar o filme na lata, era preciso enrolá-lo bem apertado, depois “soltá-lo” dentro da lata e, nesse “desenrolamento”, o pó que ficava entre as voltas do filme causava os arranhões. Em caso de necessidade, dá para preencher os arranhões com vaselina de farmácia (teste), mas seria melhor adquirir um ampliador com iluminação difusa e mesa de projeção; um ampliador de condensador é claramente o equipamento errado para isso. Talvez a lente do condensador possa ser substituída por uma placa de vidro com material difusor por cima (papel vegetal etc.).
Molhar: o melhor é usar água desmineralizada com um agente umectante, como de costume no revelamento de filmes. Um banho de 5 minutos é suficiente. Não é necessária água corrente; dá para molhar muitos pedaços com 1 litro. Portanto, basta colocar os recortes na espiral (emulsão voltada para fora), colocá-los na lata com água e agente umectante, esperar 5 minutos, retirar a espiral, sacudir o excesso de água e deixar secar. A temperatura da água deve ser a temperatura ambiente (= temperatura do filme); no caso de emulsões antigas, evite mudanças bruscas de temperatura (pode causar granulação).
Atenciosamente, Wolfgang
bernhardmangelsgmxde
Simplesmente tirei os filmes antigos do vovô das caixas de plástico, coloquei-os em envelopes de papel pergaminho e os coloquei sob livros pesados; depois de algum tempo (semanas), eles ficaram tão fixados que eu:
1. Consegui fazer cópias sem problemas (mesa de negativos sem vidro), e:
2. Eles podem ficar bem no fundo da pasta de negativos, sem se enrolar. (ou seja, não pior do que os Luckys recentes)
Espero que, em algum momento nos próximos anos ou décadas, eles fiquem bem lisos.
Achei fascinante poder ampliar negativos com meio século de idade de forma tão “normal” assim...
Atenciosamente,
Bernhard
Wolfgg
Olá, Bernhard,
Se você enrolar as capas de pergaminho ao contrário, ou seja, com o lado da fita para dentro, em algo redondo com cerca de 5 cm de diâmetro, os filmes perdem a torção mais rapidamente. Basta verificar de vez em quando, após alguns dias; basta que os filmes apresentem uma leve torção inversa por conta própria, e assim eles permanecerão bem lisos daqui para frente.
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Já faz algum tempo que não falava sobre o meu assunto.
Tentei várias coisas.
Todas as tentativas mecânicas acabaram falhando...
Os filmes quase não perdem a ondulação. Os pedaços de filme KB são particularmente difíceis de endireitar, mas também os negativos 6x9 mal se mexem. Não é de se admirar; depois de cerca de 40 a 50 anos, eu também ficaria surpreso se os filmes voltassem a ficar planos assim tão facilmente...
A questão é: o que mais se poderia fazer?
Pensei em um tratamento térmico dos filmes... alguém tem experiência com isso? Talvez entre papel pergaminho ou com o ferro de passar em temperatura baixa?
Ou um banho de água? Em água morna? No momento, não tenho ideia do que poderia fazer...
Atenciosamente,
Wolfgang