jubsch Olá! Tenho uma dúvida sobre o revelamento de filmes. Tenho um Acros 100 para revelar (filme em rolo submetido a uma exposição de 100) e ainda tenho Ultrafin Plus em casa. Mas várias tabelas indicam tempos diferentes para o revelamento... e estou sem saber o que fazer! Na ficha técnica da Tetenal não consta nenhum tempo (portanto, provavelmente não é recomendado), na Fuji fala-se de 7 minutos, e nas calculadoras de revelação chega a indicar 9 minutos. (Tudo muito confuso) Vocês têm alguma experiência com isso? Esses dois combinam bem ou preciso comprar outro revelador? Infelizmente, não tenho muita experiência com o Ultrafin; antigamente, quando revelava mais, usava o D76, mas agora não vale mais a pena, porque revelo com pouca frequência. Desde já, obrigado pelas dicas, jubsch
Hoddy Olá! Tenho uma dúvida sobre o revelamento de filmes. Preciso revelar um Acros 100 (filme em rolo exposto a 100) e ainda tenho Ultrafin Plus em casa. 11:45 min com diluição 1+4, agitação de 1 vez por minuto Atenciosamente Waldo
Gerd Infelizmente, só posso acrescentar mais um tempo. ;) O DevChartdiz: Neopan 100 Acros ;Ultrafin Plus; 1+4 ;ISO 100; Min 6,5; 20 °C Tive boas experiências com esses valores. Não faço ideia do porquê de os valores divergirem tanto. :( Gerd
jubsch Hum... é isso mesmo, também encontrei desvios tão grandes assim... ;) O que fazer? Desculpem, aliás, por ter postado no fórum errado... acho que isso se encaixa mais na seção de laboratório...