musikbaer
Olá,
O que devo esperar ou o que devo levar em consideração se, por exemplo, preparar o revelador (por exemplo, ADONAL) em uma lata Jobo na proporção de ~1:42 (6 ml de Concentrar para 254 ml de água)?
Atenciosamente
Urnes
Fiquei tentado a escrever algo sarcástico agora. Mas isso não ajudaria em nada.
Se for um revelador que você possa diluir tanto assim (HC-110), o resultado será um filme perfeitamente revelado. Todo revelador tem uma quantidade mínima que você não deve ultrapassar, se é isso que você queria saber.
Atenciosamente, Sven.
musikbaer
Normalmente, diz-se que a diluição deve ser de 1:25 ou 1:50; agora, 6 ml na lata correspondem a uma proporção de 1:42, ou, com 5 ml (quantidade mínima recomendada por revelador), seria uma proporção de 1:52.
Tentei calcular isso seguindo o digitaltruth photo com um Fomapan 100 e um Ilford FP4+ e cheguei a um tempo de revelação de 7 minutos para o primeiro e de 13 minutos e meio para o segundo. Isso pode estar certo?
A questão é: quão exato precisa ser ou esses são valores de tolerância?
Urnes
Você está se referindo de maneira geral ou a um desenvolvedor específico?
Independentemente do desenvolvedor, os intervalos de tempo são muito grandes. Provavelmente, são curtos demais para o Foma.
landpfarrer
Olá,
eu
o fato de os tempos de revelação dos filmes serem muito diferentes não significa grande coisa. Afinal, são dois filmes distintos. Justamente com ADONAL/RODINAL, os tempos costumam variar bastante. Para 1+50, o Foma tem 7:15 minutos a 100 ASA e o FP4+ tem 15 minutos a 125 ASA (ambos os valores são da Darkroom Solutions; tenho tido melhores experiências com as informações deles do que com as da digitaltruth). Não sei como você calculou para 1+42, mas ambos os tempos me parecem um pouco longos demais.
Ainda não entendi muito bem o contexto da pergunta. Para qual recipiente Jobo seriam necessários 260 ml? O 1510 precisa de 250 ml. Dá para trabalhar bem com 5 ml + 250 ml; assim, ficam 5 ml “a mais” no recipiente, mas isso não faz diferença.
Eu
Atenciosamente, Jörg
musikbaer
Olá, Urnes,
Estou falando de maneira geral. Estou tentando entender as relações entre os diferentes fatores: revelador, diluição e tempo.
€
Olá, Jörg,
Tenho aqui um Jobo 1100 para praticar e tentei calcular os tempos com base nas proporções de 1:25 e 1:50. Calculei um fator médio a partir do tempo e da diluição e apliquei-o à diluição de 1:42; sei que também se poderia usar um fator de 42/50 (isso me pareceu muito simples no primeiro momento ;) ).
Atenciosamente
fototiger
Olá,
€
Estou entendendo bem que você está interessado em algum tipo de fórmula ou guia que mostre como as diluições afetam o tempo de revelação? Por exemplo: 1+25 resulta em ... minutos, 1+26 resulta em ..., 1+27 resulta em
… etc. Não sei se isso existe dessa forma.
€
Acho que revelar é uma ciência, mas não é preciso transformar isso em ciência. Justamente com o RODINAL, gosto de arredondar um pouco as quantidades de líquido, para poder dosar (medir) o RODINAL melhor. Por isso, muitas vezes uso um pouco mais de líquido no total do que seria necessário para submergir os carretéis.
€
Também me pergunto se é possível medir exatamente 5 ou 6 ml todas as vezes; só isso já gera uma incerteza. O mais importante, portanto, é a continuidade. Encontre seu próprio fluxo de trabalho na revelação e faça seus próprios ajustes. Com as temperaturas é semelhante: você também não saberá 100% se seu termômetro é preciso e se 20° são realmente 20°. O importante, porém, é que você sempre use o mesmo termômetro e vá se aproximando dos resultados desejados com ele.
€
Para 500 ml de RODINAL, uso 500 ml de água e 10 ml de RODINAL; medir qualquer outra coisa é muito trabalhoso para mim. Também percebi que meus resultados ficam melhores quando a água está a cerca de 19,5° em vez de 20° (medido no meu termômetro).
Renate
Não existe uma fórmula para calcular os tempos de revelação para diferentes concentrações de revelador. Cada revelador tem sua própria relação entre concentração e tempo de revelação. A única solução é dar um palpite e testar. O mais simples é seguir as concentrações testadas pelo fabricante.
€
Atenciosamente
€
Renate
grommi
No caso do RODINAL (ADONAL), os tempos são proporcionais. Por exemplo, concentração reduzida pela metade -> tempo duplicado. Em muitos outros reveladores, isso não acontece.
E não, revelar filmes não é uma ciência, mas sim um ofício.
Florek
No caso do RODINAL (ADONAL), os tempos são proporcionais. Por exemplo, concentração reduzida pela metade -> tempo duplicado. Em muitos outros reveladores, isso não acontece.
Além disso, o contraste muda com a diluição, o que pode ser aproveitado de forma excelente para o controle. Portanto, ajustar o tempo de revelação à diluição alterada não resulta necessariamente em um negativo idêntico.