v-toya
Olá,
é possível usar reveladores como D76, ID11, Microphen, Perceptol e muitos outros em diferentes proporções de mistura.
Seja como solução-mãe, ou 1+1, 1+4 com tempos de exposição correspondentemente mais longos.
Minha pergunta: faz diferença no negativo se eu usar a solução-mãe ou a versão “diluída”?
Obrigado e abraços, Martin
WolfgangMoersch
Isso faz diferença, mas só fica realmente evidente quando se faz uma comparação direta.
Em todos os reveladores mencionados, o teor de sulfito é relativamente alto. Quando a diluição é maior, o resultado geralmente fica com uma granulação menos fina, mas, em contrapartida, mais áspera.
mwiss
...tenho uma dúvida a esse respeito: uma diluição de 1:200 resulta em um tempo de revelação de cerca de 62 minutos com um determinado revelador. Isso faz sentido? Não é verdade que um tempo tão longo não causa nenhuma alteração no processo, ou que a revelação simplesmente para?
WolfgangMoersch
Não é possível responder com exatidão qual revelador, em que grau de diluição e após quanto tempo, deixará de funcionar por falta de substância.
A fé é capaz de mover montanhas — às vezes, justamente porque isso não depende do poder da fé. Em algumas formulações isso pode funcionar, em outras é totalmente impossível. É importante observar que a quantidade mínima de concentrado (conforme especificação do fabricante) ainda esteja aproximadamente presente. Com o aumento da diluição, a proteção contra a oxidação também diminui; mesmo que a substância reveladora em questão ainda não tenha se esgotado, ela pode deixar de funcionar prematuramente.
Atenciosamente
wm