Tandemfahren
Olá a todos os profissionais e técnicos de laboratório experientes!
Como sou novo por aqui: meu nome é Frank, na vida real sou construtor de barcos no Lago STA e, há alguns anos, venho me aventurando no mundo do preto e branco.
Mas, até agora, sou no máximo um amador com espírito lúdico...
Meu projeto favorito são os slides de projeção em preto e branco. Inverter o material fotográfico tem, na minha opinião, algumas desvantagens das quais eu gostaria de me livrar:
- escolha limitada de materiais
- praticamente todas as fotos exigem uma série de exposições
- não é possível controlar o contraste nem fazer o “wedeln”
Então, fiz algumas belas impressões de cerca de 17x25 cm a partir de alguns negativos bonitos e, a partir deles, tirei negativos em papel, conforme descrito pela Ilford.
Até aí, parece bom! Também verifiquei a transferência de tons de cinza usando uma escala de cinza. E aí vem o problema:
Como faço agora o diapositivo? Para deixar claro: quero fotografar o negativo de papel com a câmera, o que se tornará um diapositivo no processo de revelação.
Bem, DEVERIA se tornar um, harrharr.
Os erros bem bobos (erros? erros??), como colocar filme comum no revelador de negativos, eu já descartei logo de cara (ou seja, só fiz isso uma vez com um filme que estava na câmera, com o resultado esperado)
No momento, estou tentando com Maco Ort 25 em Dokumol diluído; isso já dá tons de cinza, mas o escurecimento máximo é mais uma espécie de
“marrom médio”.
Alguém sabe qual truque eu preciso? Não estou falando de algo como deixar o Sr. Wehner fazer, né, quero preparar minha diversão sozinho!
Mais uma coisa: sim, já pensei em cortar o positivo e fazer o revelamento reverso. Mas uma coisa de cada vez...
Obrigado pelas “dicas úteis” e pelas críticas construtivas!
Frank
P.S. Onde encontro o artigo “Kehret um”, que todo mundo conhece menos eu? Afinal, sou um novato no computador.
bernhardmangelsgmxde
Por que você simplesmente não usa um filme de diapositivos comum, ou seja, colorido, e fotografa com ele as imagens em preto e branco normais? Se a iluminação estiver correta, não deve haver um desvio de cor muito acentuado.
(essa é a minha abordagem para integrar fotos em preto e branco em séries de slides, mas até agora com sucesso modesto; as impressões baryta 13x18, que não ficaram muito planas (outro problema...), não ficam muito legais em 130 x 200 cm...)
Ou você quer fazer tudo sozinho?
Tandemfahren
Sim, obrigado, já tentei isso também, mas o resultado foi modesto.
Além do desejo de um artesão de fazer tudo sozinho (sim, sim, derrubar árvores, mastigar bem, bater até achatar, caçar boi selvagem, gelatina...), o problema está no processo E6 padronizado, assim como na revelação de filmes reversíveis: não é possível controlar o contraste.
Ou seja, primeiro me esforço com todo o meu suor para conseguir a melhor cópia possível e, depois, o preto no diapositivo não fica preto de novo.
Dizem que hoje em dia já existem projetores que fazem coisas incríveis na área de não projetar... Uma imagem projetada vive do contraste, né? Isso eu aprendi com minhas tentativas malfeitas!
O que tenho em mente é uma contribuição genial de alguém que entende de química (tive nota máxima em química na escola há 25 anos, aí se vê mais uma vez: non scholae sed scholae discimus ǂrch).
O filme rende muito preto facilmente, basta expô-lo bem e revelá-lo — mas na imagem não parece tão promissor, ou melhor, parece promissor demais.
Talvez eu esteja no caminho errado e fotografar a partir de impressões seja muuuito melhor — mas eu simplesmente gostaria muito de ser criativo também.
E também tenho medo do processo de revelação reversa.
Atenciosamente,
Frank Bleyer
Nordlicht
Olá, Frank,
já pensaste em transferir os negativos originais diretamente para filme?
Tive boas experiências com o filme Kodak Eastman Print Release. Trata-se de um filme cinematográfico ortocromático que é processado como papel fotográfico preto e branco; a técnica de agitação pode ser um pouco complicada, mas o contraste pode ser ajustado individualmente através do tempo de exposição e do revelador.
Isso poupa o trabalho de copiar para papel, e se você quiser fazer isso em grande escala, vale a pena comprar um rolo de 30 metros.
Essa seria a minha sugestão, desde que o objetivo não seja documentar as cópias ou produzir recortes de imagem.
Christoph