Tandemfahren
Olá a todos os profissionais e técnicos de laboratório experientes!
Como sou novo por aqui: meu nome é Frank, na vida real sou construtor de barcos no Lago STA e, há alguns anos, venho me aventurando no mundo do preto e branco.
Mas, até agora, sou no máximo um amador com espírito lúdico...
Meu projeto favorito são os slides de projeção em preto e branco. Inverter o material fotográfico tem, na minha opinião, algumas desvantagens das quais eu gostaria de me livrar:
- escolha limitada de materiais
- praticamente todas as fotos exigem uma série de exposições
- não é possível controlar o contraste nem fazer o “wedeln”
Então, fiz algumas belas impressões de cerca de 17x25 cm a partir de alguns negativos bonitos e, a partir deles, tirei negativos em papel, conforme descrito pela Ilford.
Até aí, parece bom! Também verifiquei a transferência de tons de cinza usando uma escala de cinza. E aí vem o problema:
Como faço agora o diapositivo? Para deixar claro: quero fotografar o negativo de papel com a câmera, o que se tornará um diapositivo no processo de revelação.
Bem, DEVERIA se tornar um, harrharr.
Os erros bem bobos (erros? erros??), como colocar filme comum no revelador de negativos, eu já descartei logo de cara (ou seja, só fiz isso uma vez com um filme que estava na câmera, com o resultado esperado)
No momento, estou tentando com Maco Ort 25 em Dokumol diluído; isso já dá tons de cinza, mas o escurecimento máximo é mais uma espécie de
“marrom médio”.
Alguém sabe qual truque eu preciso? Não estou falando de algo como deixar o Sr. Wehner fazer, né, quero preparar minha diversão sozinho!
Mais uma coisa: sim, já pensei em cortar o positivo e fazer o revelamento reverso. Mas uma coisa de cada vez...
Obrigado pelas “dicas úteis” e pelas críticas construtivas!
Frank
P.S. Onde encontro o artigo “Kehret um”, que todo mundo conhece menos eu? Afinal, sou um novato no computador.
bernhardmangelsgmxde