Rudolphono
Olá.
Trabalho bastante com o Fomapan 100 e, ocasionalmente, também com o 400.
Até agora, revelava com o atm49 e estava muito satisfeito com os resultados.
Mas agora estou procurando um revelador com maior durabilidade e tempos de revelação mais curtos.
Existe algum produto que não me obrigue a abrir mão da granulação fina e das nuances sutis de cinza?
Atenciosamente, Ralph
MirkoBoeddecker
Olá, Ralph,
Esse é um pedido bastante incomum. Quando se gosta de uma combinação de filme e revelador, o ideal é simplesmente continuar com ela.
Além disso, a durabilidade do ATM49 é muito boa.
Por que você quer reduzir o tempo de revelação?
Atenciosamente,
Mirko
Rudolphono
Tempos de revelação de 17 minutos são simplesmente muito longos para mim.
Quando quero aumentar um pouco o contraste, fico uma eternidade na sala da caldeira.
Também gostaria de passar a usar um revelador líquido.
É simplesmente mais agradável de se trabalhar.
Prefiro sair para fotografar.
Também não dou tanta importância aos detalhes na revelação.
Só não gosto de grãos grossos nem de contrastes muito acentuados.
Embora, com a minha combinação atual, às vezes os contrastes já me pareçam até fracos demais.
Atenciosamente, Ralph
mdeutgen
Olá.
Trabalho bastante com o Fomapan 100 e, ocasionalmente, também com o 400.
Até agora, revelava com o atm49 e estava muito satisfeito com os resultados.
Mas agora estou procurando um revelador com maior durabilidade e tempos de revelação mais curtos.
Existe algum produto que não me obrigue a abrir mão da granulação fina e das nuances sutis de cinza?
Atenciosamente, Ralph
Eu também não consigo entender muito bem essa questão dos tempos mais curtos. Pessoalmente, considero tempos inferiores a oito minutos já muito curtos, porque uma variação no tempo ou no movimento da lata tem um efeito percentualmente mais forte do que em tempos mais longos.
A propósito: eu optei conscientemente pelo ATM49 justamente porque, na diluição 1 + 1, ele oferece tempos mais longos.
E quando se consulta as diversas fichas técnicas da Kodak sobre seus reveladores, fica bem claro que tempos inferiores a 5 minutos podem levar a resultados irregulares. Isso deve se aplicar sem problemas ao ATM49...
Martin
Gerd
Não sei quanto tempo dura o A49. Mas acabei de revelar um monte de filmes com uma solução de Xtol de um ano.
Feinkönig, oferece a sensibilidade necessária e é barato.
A Mirko vende o Fomadon Excel, de composição idêntica (ou semelhante?), que também está disponível em pó para 1 litro.
Fomapan 100: ISO 125, 9 minutos, 1+2.
É um pó e é melhor armazená-lo em pequenos frascos (de farmácia, marrons), que devem ser enchidos até a borda, por causa da durabilidade. Pois, se entrar ar, ele estraga rapidamente.
Não sei se isso representaria um avanço para você em relação ao A49.
Site:
Xtol .
Gerd
ThomasLoos
Olá!
Bem, tempos de revelação longos têm a vantagem de que pequenas variações não causam um impacto tão grande. Eu sempre faço assim: durante o desenvolvimento, sento na frente do computador e faço alguma coisa; coloco uma toalha na mesa, coloco a lata de desenvolvimento em cima e coloco o cronômetro à minha frente. Assim, posso beber sem problemas enquanto trabalho. O fato de ter que carregar a lata pelo meu apartamento do início ao fim não faz mal.
Abraços, Thomas
orwograph
É assim que eu faço também. Ótimo, assim nem 17 minutos incomodam. Se quiser, dá pra fazer uma ligação, passar roupa ou algo assim, né?
Peter.
bernhardmangelsgmxde
É assim que eu faço também. Ótima ideia, 17 minutos nem dão em nada. Se quiser, dá pra ficar ao telefone, passar roupa ou algo assim?
Peter.
[cadê aqui o smiley que balança a cabeça?]
Passar roupa e falar ao telefone ao mesmo tempo... isso não é algo que se faz de passagem. Aproveite os 17 minutos de paz, quando é que a gente tem isso, e depois da lavagem você terá um filme revelado e limpo e a mente clara...
:rolleyes:
Rudolphono
Esses 17 minutos de sossego... quando é que a gente já teve isso?
É verdade. Mas quando é que se tem 17 minutos de tempo :-)
E em 17 minutos não dá só para parar, fixar e enrolar o filme... etc.
Mas ainda tenho produtos químicos para uma preparação e vou misturá-los amanhã e, no fim de semana, revelar tudo o que ainda está por aí.
Também não encontrei nenhum outro revelador que me agrade. Então, por enquanto, vou ficar com o ADOX.
Se eu fizer 6 porções de 500 ml com meus 3 litros de solução reveladora descartável (1 l de solução-mãe + 2 litros de água), cada porção deveria dar para 2 filmes, certo? Já li várias vezes que é necessária uma quantidade mínima de revelador na solução por filme. Isso significaria revelar praticamente 12 filmes por 1 litro de solução-mãe.
Como revelador múltiplo, só dá para 10.
Devo então prolongar o tempo?
Atenciosamente, Ralle
mdeutgen
Olá a todos,
Se bem me lembro do folheto informativo do ATM49, ele diz algo como “pelo menos 100 ml por rolo de filme 35 mm ou médio-formato”. A ficha técnica da Calbe sobre o A49 menciona exatamente o mesmo: “Em 600 ml de A 49, podem ser revelados pelo menos 6 filmes 35mm ou uma quantidade equivalente de outros formatos.” Na minha opinião, isso é bem claro.
Eu mesmo decidi usar meu ATM49 na versão 1+1; assim, tenho 125 ml por filme e fico do lado seguro. O fato de eu poder revelar apenas oito rolos em vez de dez é um efeito colateral que, na minha opinião, se traduz apenas em um aumento no preço do serviço de revelação. Economizar nesse ponto me pareceria errado e eu ficaria muito mais chateado com um rolo que não saísse bem.
Martin
Rudolphono
Dividei em 6 porções só para testar, porque isso se adapta muito bem ao meu equipamento
e já passei 2 carretéis de Fomapan 400 juntos em uma porção por 11 minutos.
Não sou profissional, mas para mim o resultado parece ótimo.
No folheto da ADOX não encontrei nada sobre a quantidade mínima.
Lá diz apenas 1 l de solução-mãe para 10 filmes.
Mas essa indicação se refere ao uso como revelador múltiplo.
Então, agora, em vez de 100 ml de solução-mãe, tenho apenas cerca de 83 ml por filme.
Acho que isso não é calculado com tanta precisão e os resultados mostram que funciona.
Atenciosamente, Ralle
philippleser
Olá,
Agora estou procurando um revelador com maior durabilidade e tempos de revelação mais curtos.
Gosto de usar o Diafine para os filmes Fomapan, pois o tempo de revelação é sempre de 3+3 minutos. Trata-se de um revelador de dois banhos de equilíbrio, em que as soluções podem ser reutilizadas repetidamente (supostamente por um ano ou mais).
O Diafine tende a produzir negativos com pouco contraste (por ser equilibrado), mas como, pela minha experiência, os filmes Foma tendem a ser mais acentuados do que suaves, isso se equilibra muito bem.
Atenciosamente,
Philipp
cfb_de
Gosto de usar o Diafine para os filmes Fomapan, pois o tempo de revelação é sempre de 3+3 minutos.
Agora também gosto de prepará-lo em casa. Um TMY fica com cerca de 640 ASA em 4-4 minutos, com um grão realmente muito fino. Uma mistura maravilhosa, me dou melhor com ela do que com o Emofin. E, ao prepará-lo em casa, paga-se apenas uma vez
mdeutgen
Agora que minha remessa de filmes chegou, hoje revelei os dois primeiros Fomapan 400 em ATM49 (diluição 1+1, agitação conforme as instruções de Calbe, 13 minutos a 20 °C) e, na verdade, estou satisfeito com os resultados. No fim das contas, só poderei avaliar isso amanhã, quando tiver visto os dois filmes à luz do dia e já secos — no momento, eles estão no copo medidor sob água desmineralizada, aguardando para serem pendurados no chuveiro.
Como descrito acima, usei o revelador com a diluição de 1 + 1, utilizando 125 ml de solução concentrada por filme. Em uma próxima etapa, vou experimentar a diluição 1 + 2 e testá-la com os 83 ml por filme também mencionados acima. O que funciona com o RODINAL, na verdade, também deveria funcionar aqui. Na verdade, sempre revelei meus filmes 35mm no RODINAL com apenas 5 ml de concentrado... Vou testar isso.
@Ralle: Você poderia me passar seus valores para o processamento do Fomapan 100 e 400 (tempos, diluição, frequência de agitação)?
Martin
uhoepfner
Olá,
Tive boas experiências com o Promicrol. Ele dura bastante tempo mesmo depois de aberto, e gosto dos resultados, especialmente com o rolo de 400 (que também faço a exposição a 800 ASA). A 400 ASA, o rolo de 400 fica 12 minutos a 1:14; o de 100, a 200 ASA, fica 11 minutos a 1:14.
Saudações dos arredores de Berlim
Rudolphono
@Ralle: Você poderia me passar os seus parâmetros para o revelamento do Fomapan 100 e 400 (tempos, diluição, frequência de agitação)?
Martin
Fomapan 100 - 17 min.
Fomapan 400 - 11 min.
Diluição 1+2
20 °C
Agitação: os primeiros 30 segundos e depois 4 vezes por minuto.
Mas isso certamente não é a regra geral.
Minhas câmeras não permitem ajustar a exposição.
Por isso, para mim, não faz muito sentido determinar os tempos com mais precisão. (ou seja, não é possível)
Mas, para mim, isso funciona muito bem assim.
Atenciosamente, Ralle