AndreMilchewski
Olá,
Gostaria de revelar filmes Adox CHS em APH 09 a
temperaturas abaixo de 20 °C.
Infelizmente, não encontrei nenhum tempo de revelação para isso.
Na verdade, bastaria uma indicação de tempo para 24 °C,
assim eu poderia calcular todos os outros tempos.
Alguém já testou isso?
cfb_de
Olá, André,
Revelei algumas centenas de R50 em RODINAL a 16 °C. 1 minuto de pré-aquecimento a 20 °C e, em seguida, 8,5 minutos em RODINAL 1+25 com agitação de 15 segundos a 16 °C.
Isso pode servir de referência para você, mas não como uma receita. Afinal, os outros parâmetros de revelação e exposição do filme diferem muito entre você e eu. Além disso, usei RODINAL e não R09.
Há algum tempo, porém, deixei de usar o R50 e o substituí pelo TMX.
Atenciosamente,
Franz
piu58
Aplique um fator de 1,13 por cada grau de redução da temperatura. Portanto, para os 16 °C altamente recomendados, aplique um fator de 1,63.
Tandemfahren
Olá,
Como eu mesmo estou tendo algumas dificuldades com o CHS: por que o 16 é recomendado? O R09 1+80 20 quente resfria o 25 em menos de um quarto de hora — bem, 12 minutos —, mas parece que fica apenas meio pronto. E não em ISO 25.
Atenciosamente,
Frank Bleyer
cfb_de
Olá, Frank,
porque, em temperaturas mais baixas, o RODINAL produz menos grãos e, ao mesmo tempo, ainda se atinge aproximadamente a sensibilidade nominal em filmes clássicos.
Mas há um limite: após 15-17 minutos, o RODINAL 1+50 a 20 °C fica sem efeito e quase inoperante. Esse tempo se prolonga aproximadamente na mesma proporção em que o tempo de revelação se prolonga em temperaturas mais baixas.
Além disso, no inverno, a temperatura na minha cozinha é de 16 °C. E é lá que eu revelo.
Atenciosamente,
Franz
Tandemfahren
Olá, Franz,
Foram apenas 5 minutos para a resposta, e isso com a temperatura ambiente em 16 °C!
Se entendi bem, com uma diluição de 1+80 e temperatura entre 16 e 18 °C, para o ISO 25 preciso de, no máximo, um calendário?
Correto? Nesse caso, ele fica mais próximo do ISO 25 prometido ou um pouco abaixo disso?
Atenciosamente,
Frank
cfb_de
Olá, Frank,
Com uma diluição de 1+80 e 16 °C, o banho fica sem reação antes que o filme esteja levemente revelado. Usa 1+40 e começa com o tempo calculado. Isso já vai ser no limite. Eu ganho tempo com um ritmo de agitação mais agressivo e consigo que o filme de 50 ASA chegue a mais de 50 ASA. Nunca usei o de 25, ele é um pouco lento demais para mim.
Além disso, você não vai ter que carregar um quilo de revelador por aí, mas apenas meio quilo.
Atenciosamente,
Franz
AndreMilchewski
Com uma diluição de 1+80 e a 16 °C, o banho fica sem reação antes mesmo que o filme comece a revelar.
Não posso confirmar essa experiência.
Mesmo com 1+200 a 16 °C (estou falando do APH09)
tenho mais problemas com revelação excessiva
— não consigo estimar o tempo de revelação com tanta precisão.
cfb_de
Com uma diluição de 1+80 e a 16 °C, o banho fica sem reação antes mesmo que o filme comece a revelar.
Não posso confirmar essa experiência.
Mesmo com 1+200 a 16 °C (estou falando do APH09)
tenho mais problemas com revelação excessiva
— não consigo estimar o tempo de revelação com tanta precisão.
Revelação em estagnação?
Pode ser que seja isso. Mas isso funciona exatamente da mesma forma com RODINAL/R09, mesmo sem o efeito de realce nas bordas. Coloque urina de cavalo ou Nescafé na panela e a revelação fica igualmente equilibrada e suave. (Parece brincadeira, e é mesmo para ser assim, mas se baseia em fatos!)
25 horas na solução padrão do café "TIP" garantem, a 20 °C em revelação estática, negativos HP5+ perfeitamente copiáveis. O ultramoderno "Stain" cuida dos detalhes para quem amplia com gradação fixa "2".
N8,
Franz
Tandemfahren
@Franz
Meu querido, estamos discutindo, mmmmm? Fazemos isso no fórum, mmmm?
Só para mostrar a vocês, já que fico acordado até mais tarde mesmo sem o café Lälitschkaffee:
a) O café Lälitschkaffee não tem acesso à minha cozinha, assim como a sua urina de cavalo.
b) Na verdade, eu mesmo revelei filmes APH09, se não com 1+200, pelo menos com 1+100, CHS25 de acordo com a agenda de bolso, em intervalos de 1 minuto.
Esse é o ritmo em que ele tem que ser feito... o 25 já tem tendência a escurecer, então pensei: bem, se o Mirko já diz isso, deve dar certo...
O desenho das sombras acaba sempre ficando fraco (em comparação com o ATM49 ou mesmo o Emofin), e eu não consigo lidar muito bem com isso.
Com mais luz, as áreas claras ficam esbatidas.
E se revelar por mais tempo, fica com um aspecto realmente péssimo.
Talvez estejamos discutindo coisas diferentes, afinal, o filme também pode fazer a diferença (25, 50 ou 100)?
Por enquanto, o ADOX só está disponível na Nebel
Nähtli
Frank