Hmm... Mas, até agora, tive experiências muito boas com esse revelador. E já estou “acostumado” a ele. Mudar simplesmente para um revelador novo significaria ter que gastar mais alguns rolos de teste. Não estou necessariamente com vontade de fazer isso. Além disso, teria que recalcular todos os meus tempos (filmes, temperaturas, fatores de push) Eu fiz esses cálculos uma vez para o Ultrafin e os valores se confirmaram, ou seja, existe uma certa “base estável” na qual posso confiar. No caso do RODINAL, não sei por quanto tempo ele ainda vai existir (por causa da Agfa e tudo mais). Eu costumava usar o ATOMAL da Agfa... mas ele também não está mais disponível, por isso mudei para o Ultrafin Plus há algum tempo. Pode ser que ele não seja uma poção mágica. Mas consigo trabalhar bem com ele, gosto dos resultados e sei mais ou menos como vai ficar. Além disso, não quero começar a comprar um monte de reveladores diferentes, porque um não dá conta dos cristais T, o outro trabalha muito forte... Aí volto a ter o problema de ter embalagens grandes que não consigo usar todas :angry:
Claro, uma alternativa seria um revelador em pó. Era o ATOMAL. Pena que ele não existe mais! Ou existe algum substituto? Acho que ouvi falar de algo chamado A49 ou algo assim *pensando*
Então: quem conhece um revelador em pó para grãos finos que
- funcione com APX, TriX/PlusX e FP4/HP5
- renda cerca de 1 L de solução (5 L, por exemplo, já é demais)
- seja comparável ao ATOMAL
?