Com certeza estou cometendo algum erro bobo, mas simplesmente não consigo descobrir qual é. Por favor, me ajudem. Obrigado
Não acredito nisso. Por isso, o clareamento com permanganato de potássio é, na verdade, apenas uma solução de emergência. O problema é a fixação ou o amolecimento da gelatina. Enquanto no clareamento com dicromato a emulsão fica bem fixada (curtida) durante o clareamento, no banho de permanganato ela fica amolecida. O colapso da emulsão sempre ocorre apenas no segundo revelamento. Não coloco cromatos no banheiro, por isso comecei a fazer experiências.
Vejamos por ordem: nunca usei nenhum kit da Foma, é simplesmente muito caro para mim (que o administrador do fórum me perdoe, afinal não é culpa dele). Portanto, preparação caseira. Aqui está a minha “fórmula de sucesso”, que ela possa enriquecer o mundo :angry:. Não fui eu quem a inventou, mas a montei a partir de várias receitas e a testei. Funciona sem problemas com os filmes que testei:
1. Revelador
Variospeed W 1+4 ou qualquer outro revelador de papel em diluição comparável
11 min a 22 °C
Lavagem de 1 min
2. Banho de parada
400 ml de água
40 g de alúmen de potássio (sulfato de alumínio e potássio)
13,5 ml de H₂SO₄ (37%)
para 500 ml de água
2 min
lavagem com água 1 min
3. banho de branqueamento
1 g de KMnO₄
para 500 ml de água
5 min a olho (abrir a lata aprox. 1 min após o início do branqueamento e continuar o processo até que o escurecimento prateado do filme tenha desaparecido)
lavagem com água 1 min
4. banho de clarificação
500 ml de água
5 g de dissulfito de sódio
2 min a olho, até que o sulfato de ferro tenha desaparecido.
Lavagem, segunda exposição, alguns minutos, sem limite máximo
5. Segundo revelamento no revelador inicial
3 min
(aqui a emulsão se dissolve, SE ela se dissolver!!)
(quem quiser pode agora fazer a lavagem novamente, mas eu nunca fiz isso)
Lavagem 1 min
6. Fixador P&B
2 min
Lavagem: 10 min
Banho de agente umectante: 5 gotas de detergente/0,5 l de água. Mergulhe rapidamente e, em seguida, regue o filme com a solução de enxágue. Em hipótese alguma esfregue (a emulsão está mole apesar do agente de retenção)!!!
Secagem cuidadosa sem produtos auxiliares.
Para todos os banhos e lavagens, foi utilizada água da torneira de Stuttgart.
Os pontos críticos (no que diz respeito à descamação) são o banho de fixador e a concentração do permanganato. Minhas tentativas anteriores com solução de alvejante fresca sempre levaram ao desastre amplamente descrito; quanto mais velho (inativo) o banho de permanganato ficava, melhor o resultado, mas sempre havia descamação. Por isso, reduzi a concentração do banho de permanganato para 1 g/500 ml de água e, além disso, passei a usar o banho de alúmen de potássio. Para todo o processo, além do revelador de papel e do fixador, são necessários mais quatro produtos químicos: ácido sulfúrico, permanganato de potássio, dissulfito de sódio e alúmen de potássio. Os dois últimos podem ser encontrados sem problemas na farmácia (talvez também existam em algum lugar mais barato); para os dois primeiros, é preciso dar um jeito, pois eles não são vendidos tão facilmente. Mas existem lojas online de produtos químicos fotográficos que também vendem esses itens; pesquisar no Google ajuda. Ou você consegue com seu professor de química de confiança, ou descarrega a bateria do carro, ou ou ou :) Os resultados do processo de inversão me convenceram totalmente. Mas tudo depende muito do filme utilizado. Para mim, o Tasma FN64 foi o favorito absoluto; o Rollei Retro também funcionou, mas ficou um pouco sem graça, sem fundo nítido e com grãos bem maiores. Recomendaria o Tasma FN64 (na verdade, um filme negativo com características bastante excêntricas) para qualquer pessoa interessada em diapositivos P&B no formato KB, mas, infelizmente, ele quase não se encontra à venda. Nunca vi o Foma R.
Resumo: se você quiser/precisar trabalhar com o kit Foma: pode usar os produtos químicos Foma e, na etapa 2 após o primeiro revelamento, basta inserir o banho de Hüter. Da mesma forma, pode-se pesar o permanganato (que deve vir embalado separadamente) para chegar à minha recomendação de 2 g/l. Não faço ideia de quanto há no Foma.
Aqui está uma pequena parte dos meus resultados, das primeiras tentativas bem-sucedidas e das menos bem-sucedidas:
http://www.flickr.com/photos/8242862@N07/s...57607415955375/
Fico feliz em receber um resumo dos resultados de vocês!
Peter.