Michael_K
Ontem tentei revelar o filme diapositivo Fomapan 100 R SW.
Tirei algumas fotos de teste e preparei os produtos químicos. Eu ainda tinha produtos químicos antigos, certamente com mais de 3 anos, da última vez que revelei diapositivos em preto e branco com sucesso.
Tudo parecia ter corrido bem; quando tirei a espiral do meu tanque Paterson, pude ver as fotos de exposição. Realizei a exposição do filme com uma lâmpada de 150 watts (como há 3 anos) e revelei o filme uma segunda vez. Quando esvaziei o líquido de revelação do tanque, ele estava todo marrom. Fixei o filme e, quando abri o tanque, o filme estava vazio. A emulsão havia se dissolvido completamente, o filme estava totalmente transparente.
Pensei que talvez fosse por causa dos produtos químicos antigos.
Repeti todo o processo com novos produtos químicos, mas, infelizmente, o resultado foi o mesmo.
O filme de diapositivos usado para o teste tem data de validade em 2009; os produtos químicos utilizados na segunda tentativa já têm alguns anos; no entanto, estavam sem uso e fechados. Será possível que os filmes atuais sejam submetidos a uma segunda exposição química, e que essa seja a causa?
Enxaguei rapidamente, embora a temperatura da água devesse estar perto dos 20 graus. Não usei água destilada.
Usei os produtos químicos imediatamente após prepará-los.
Tenho 8 filmes à espera de revelação e peço ajuda. Obrigado.