HenningH
Olá,
Comecei ontem a trabalhar com o processo de barita. Está tudo indo muito bem. O Fomatone 131 se solta perfeitamente ao secar sobre o pano e fica praticamente liso. O Fomabrom 111, por outro lado (número da emulsão 013648/12), gruda muito no pano e só se solta deixando vários fiapos.
O problema ocorreu em diferentes temperaturas e tempos de secagem (nova prensa Bächer).
Isso é um sinal de que a emulsão ainda está muito fresca? É possível prevenir isso com um endurecedor (uma solução de alúmen a 10% é suficiente)? Ou o papel deveria secar por mais tempo antes? A pré-secagem durou cerca de 15 a 30 minutos.
Saudações
Henning
cfb_de
Olá, Henning,
isso seria um indício de que a emulsão Fomabrom não está tão endurecida. Normalmente, o endurecimento da emulsão (faço essa ressalva de propósito, pois, às vezes, pequenas alterações na emulsão podem ter consequências maiores do que se imagina) tem influência desde o início. Ou seja, ele é independente do processo de maturação do papel após a aplicação do gu.
Um banho de fixação a quente deve resolver o problema; proponho outra solução mais adiante.
Primeiramente, gostaria de encorajar o Mirko a lançar, sob a marca ADOX, um fixador térmico (ou um aditivo térmico para fixadores, que provavelmente seria mais fácil de vender). Um nome possível para ele seria, por exemplo, “Adorock” (rock: (ingl.) rocha). O trocadilho em alemão é intencional.
Não dou muita importância aos protetores de revelação; após meus testes com eles, considero que sua influência na cinética de revelação, no tom da imagem e em outros aspectos é claramente grande demais.
Meu processo com papel baritado e prensa a seco é o seguinte: retirar o papel, colocá-lo molhado na prensa, fechar a tampa e ligar.
Quando estiver pouco mais do que “morno” (pouco antes do limite da dor, no meu caso cerca de 60 °C), desligar a prensa. Deixar esfriar. Repetir o processo duas ou três vezes, até que não haja mais “cheiro de umidade” sobre a prensa. Retirar a impressão sem bordas onduladas, colocá-la sob três livros durante a noite (dois livros de receitas e “Alles Wahrheit! Tudo Mentira!”, catálogo da exposição dos Museus da Cidade de Kün) durante a noite; na tarde seguinte, retire as impressões em papel barita perfeitamente planas.
No entanto, faço parte daqueles que dão mais importância a um certo teor básico de gelatina no pano seco. O que nos leva ao segundo ponto: minha solução.
Qualquer impressão gruda em panos secos limpos. Por isso, esses panos raramente são lavados (afinal, a sujeira é removida do papel com água antes) e, quando são, são engomados depois, pelo menos antes de passar a ferro, ou melhor ainda, tratados com uma solução diluída de gelatina.
Para isso, uso meu velho ferro de passar, impróprio para passar a vapor, todo surrado e com termostato defeituoso.
Caso seja necessário engomar: isso é feito como nos velhos tempos, na máquina de lavar com amido de batata comum. Depois, deixe a máquina funcionar duas vezes sem roupa, usando sabão em pó, para que a sujeira saia.
Caso a solução de gelatina seja o método escolhido: isso é melhor, mas causa uma bagunça terrível na panela ou na prensa.
Primeiro, cozinhei meu novo pano de secagem (armadura de rispa, linho 120) (na máquina de lavar; com as modernas máquinas ecológicas, é melhor fazer isso em uma panela no fogão, pois esse lixo ecológico atinge apenas pouco mais de 80 °C no tambor) e passei a ferro. Alisar o tecido depois disso dá muito trabalho e não pode ser substituído por uma calandra. É preciso passar em duas dimensões, caso contrário, o tecido fica com rugas na prensa depois. O ferro precisa fazer movimentos circulares.
Depois, costurei na diagonal em relação ao sentido do tecido (costurei um pouco apertado demais, sim, graças ao ensino que recebi na Baixa Saxônia naquela época, sei usar uma máquina de costura) e coloquei molhado na prensa. Liguei a prensa e ficou perfeito; para que servem as molas de tensão dessa coisa, afinal...
Então, sob a supervisão especializada do meu futuro tio de mais de 90 anos, apliquei a gelatina no tecido esticado. Depois disso, o tecido ficou com uma aparência um pouco suja, mas funcionou perfeitamente e, com certeza, não continha nenhuma sujeira do processo fotográfico.
E só isso é que importa. Nem tudo o que parece “branco como Persil”, tem um toque fofo e cheira bem é adequado para o uso pretendido.
É como a frigideira em casa versus a frigideira no restaurante. Em casa, ela é revestida de teflon (na minha não é) e no restaurante (na minha também) usa-se uma frigideira de aço forjado, que para limpar basta esfregar com óleo e sal. A “dona de casa Erna E.” (para citar um exemplo da literatura social dos anos 70) sente náuseas ao ver a frigideira do restaurante. Mesmo assim, o bife da frigideira do restaurante tem um sabor melhor e fica mais fácil de fritar.
Atenciosamente,
Franz
HenningH
Olá, Franz,
antes de mais nada, obrigado pela resposta detalhada.
Minha prensa tem um termostato e os resultados foram semelhantes a 60 °C e 80 °C. O pano é realmente muito novo; só ontem foi usado pela primeira vez para fazer cópias. Talvez isso mude um pouco com o tempo.
O que achei surpreendente foi que, das duas primeiras cópias (uma em formato 18x24 Fomatone e outra em 18x24 Fomabrom), uma permaneceu totalmente imóvel, enquanto a outra aderiu bastante firmemente ao pano.
Curiosamente, o papel Tura antigo (estimado do final dos anos 60) também grudou no pano, e a emulsão dele já deveria estar bem madura a essa altura...
Como banho de fixação, pensei em usar uma solução de alúmen após a primeira lavagem com água, pois suspeito que, caso contrário, o fixador seja mais difícil de enxaguar. É só uma ideia...
Os panos são, como já disse, novinhos em folha (a empresa Bächer fica a cerca de 10 km daqui). Como é esse tratamento com gelatina?
Atenciosamente,
Henning
cfb_de
Olá, Henning,
Na verdade, achei que já tivesse descrito o processo com bastante detalhes.
- Prepara-se uma solução de gelatina a cerca de 60 °C.
- Espalhe essa solução sobre o pano, limpando as gotas. Dos dois lados.
- Feche a prensa (por favor, sem folha de brilho, que ficaria definitivamente estragada), ligue-a e seque a temperatura máxima < 110 °C até secar. (Talvez precise de mais tempo, minha prensa fraca não aguenta mais.)
Limpe a prensa (a chapa, não o pano!).
Depois, repita o processo mais uma vez.
O pano fica uma bagunça depois disso, mas ainda serve. Se necessário, esfregue o lado interno algumas vezes com uma esponja seca.
A 10 km de onde você mora, é claro que vão te dizer algo totalmente diferente. Por que será?
Trabalho há anos com prensas Büscher, que datam mais da juventude do meu pai. Elas são simplesmente muito boas :-) Não é como acontece com os eletrodomésticos “brancos”, em que, em algum momento, a sobrevivência do fabricante ficou em segundo plano em relação à durabilidade dos aparelhos produzidos.
Atenciosamente,
Franz
HenningH
Olá, Franz,
Como você mencionou a supervisão do seu tio, pensei que fossem necessárias alguma cerimônia secreta para preparar o Siff da maneira correta...
Então, assim como na creme bávara: deixe a gelatina de molho e depois derreta em fogo baixo.
Vou experimentar isso quando tiver oportunidade. (Afinal, consigo reabastecer rapidamente...)
Atenciosamente,
Henning
Kryschtof
Olá, Franz,
onde você conseguiu o tecido para o pano de secagem? Mostrei meu pano velho em uma loja de tecidos, e a vendedora disse que era algodão (talvez urtiga?), e não linho. Mas ela não tinha nada parecido em estoque e também não podia encomendar.
Atenciosamente
Christof
Kryschtof
Olá, Henning,
No meu caso, o papel também fica preso, mesmo com o mesmo tipo de papel, ora com mais intensidade, ora com menos. Acho que isso se deve à temperatura e/ou ao grau de secagem. Pela minha (modesta) experiência até agora, a impressão que fica na parte de baixo da prensa de dupla face demora um pouco mais para secar; por isso, às vezes eu viro a prensa no meio do processo. Tento retirar as impressões a tempo, antes que as rodas fiquem onduladas. Os fiapos ainda não me incomodaram muito, pois dá para limpá-los depois com um pano macio (com cuidado, senão há arranhões). No entanto, devo dizer que comprei a prensa usada e os panos estão um pouco sujos. Ainda preciso fazer panos novos...
Atenciosamente
Christof
HenningH
Olá, Franz,
Ontem finalmente consegui experimentar essa “bagunça”.
Deixei 12 folhas de gelatina de molho em 1/2 litro de água fria por 5 minutos, dissolvi em fogo médio mexendo sempre, espalhei sobre o pano, sequei a cerca de 80 °C, repeti o processo e coloquei a primeira impressão 18x24 a 60 °C. Após 7 minutos (o que funciona muito bem com o Fomatone), abri a prensa e...
Bem... O tipo de gelatina do papel e o do pano parecem ser muito semelhantes e, consequentemente, estão muito propensos a se fundir. Praticamente formou-se um bloco de gelatina que atravessou a baryta e o pano...
Portanto, continua complicado. :unsure:
Por outro lado, com essa prensa, consegui “de uma vez só” produzir um brilho intenso quase sem manchas. :rolleyes:
Ninguém mais aqui seca o Fomabrom contra o pano?
Saudações animadas
Henning
orwograph
Mais ninguém aqui seca o Fomabrom sobre o pano?
Sim, já usei uma vez, mas nunca mais. A variante Fomabrom. Colava pra caramba. A culpa é mesmo do Fomabrom, não do técnico de laboratório. A propósito, o ADOX Test-MCC também colava, embora não tão extremamente quanto o Fomabrom. O melhor é o bom e velho Orwo. Não cola nada, as impressões simplesmente caem do tecido. É assim que a gente gostaria que fosse com qualquer papel.
Peter.
bernhardmangelsgmxde
Só para defender o Fomabrom: o Fomabrom fosco (112) não me causou nenhum problema (no que diz respeito à colagem). Usei a prensa DDR e um pano lavado. É só que… é fosco.
MirkoBoeddecker
Peter,
O ORWO antigo já não tem mais aderência. Depois de 20 anos, toda gelatina fica dura.
No teste com o ADOX, também mencionamos isso. O papel ainda não passou por todo o processo de cura por motivos específicos — só faremos isso na máquina grande.
Quanto ao Fomabrom Variant, devo mencionar, em defesa da Foma, que a ficha técnica da Foma indica que o papel deve ser seco em peneiras de secagem.
Vou abordar esse ponto novamente na minha próxima reunião com a Foma.
Atenciosamente,
Mirko
orwograph
Mirko,
não pretendia questionar nada aqui, apenas compartilhei minha experiência. Em princípio, gostei muito do MCC. Para ser justo, devo dizer também que, além dos papéis Agfa e Orwo baritados, que estavam completamente saturados, usei apenas os dois novos papéis baritados Foma e ADOX, de modo que a razão para a formação de fiapos pode muito bem estar na “novidade” dos papéis.
HenningH
Olá, Mirko,
A ficha técnica indica
Secagem: Recomenda-se que as fotografias feitas em papéis com superfícies foscas e brilhantes sejam secas após a lavagem, de preferência fixando-as com fita adesiva.
Devo confessar que, mesmo depois de consultar exaustivamente o dicionário, não consigo entender essa frase...
Seria ótimo se o comportamento de secagem melhorasse nas lotes posteriores (Emulsão IV???)
No entanto, também estou bastante entusiasmado com o Fine Print Vario Classic, que seca sem grandes problemas...
Boa noite
Henning
MirkoBoeddecker
Henning,
A ficha técnica do Fomabrom Variant deve indicar o seguinte:
O FOMABROM VARIANT III é recomendado para secagem em camada solta à
temperatura ambiente, eventualmente com ar quente a uma temperatura máxima de 85 °C, e posteriormente
prensado ou seco em esticado a uma temperatura máxima de 35 °C.
Aqui está também o link para a ficha técnica atual:
Ficha técnica do Fomabrom
Atenciosamente,
Mirko
HenningH
Olá, Mirko,
A frase citada acima — que, para mim, ainda não faz sentido — consta na ficha técnica que pode ser baixada no site foma.cz. Lá vocês estão mais atualizados...
Atenciosamente,
Henning
PS: Existe alguma configuração que mostre o tópico completo e não apenas as mensagens individuais?