Oi,
Como não consegui encontrar em lugar nenhum corrediças para minha cassete Pola e a segunda 6x7 da minha Pola-600 (ou seja, o mesmo vale para a Pola-600SE, Mamiya Universal, -Press, -23, etc.), resolvi procurar chapas finas.
No mercado, as opções ficam escassas abaixo de 0,3 mm. Mas:
http://www.modellbau-schuerz.de tem em estoque chapas de 0,2 mm nas dimensões 20x15. Bronce fosforoso (ou seja, 0,5% de fósforo, 7% de estanho, o restante cobre; estável e dobrável de forma duradoura, assim como os originais) por um preço realmente acessível.
Em 0,2, isso serve com certeza para a cassete Pola; vou testar a cassete RF amanhã à noite (lá a ranhura lateral é tão profunda que eu teria que dobrar a chapa grande agora).
Não é preciso deixá-las pretas, mas tenho uma ideia de como isso poderia ser feito com materiais normais de laboratório de preto e branco.
Com os pedaços que sobrarem, vou fazer minhas próprias máscaras de sombreamento para ampliar. Para isso, basta uma Dremel comum ou uma simples lima de chave e uma furadeira.
Não vai ser possível dobrar as chapas na tesoura de corte, pois elas são muito dúcteis e finas demais para isso.
Apenas como uma dica para quem gosta de fazer as próprias coisas.
Atenciosamente,
Franz