andreasgreuter
Olá,
Gostaria de saber se, no caso do Ilford Multigrade FB, ainda é possível ajustar o contraste por meio do revelamento em duas bacias, ou isso só é possível com papéis de graduação fixa?
E mais uma pergunta (talvez boba): o que significa “aptos para lith”?
Ficaria muito grato por qualquer informação,
Atenciosamente, Andreas
cfb_de
Olá, Andreas,
Mesmo com a Ilford, você ainda consegue obter um pouco mais de “nitidez” com o revelamento em dois banhos. Normalmente, porém, os papéis MG são mais indicados para se obter essa “nitidez” já na exposição.
Bem, é por isso que não gosto do MG-IV. Ele não fica “nitido” e, mesmo com um revelador mais forte, simplesmente não me agrada. Por isso acabei optando pelo Agfa-MCP e estou muito feliz que ele volte a ser comercializado em breve. A partir de 2009, minhas reservas estarão esgotadas, então farei um novo pedido.
Todos os papéis sem revelador incorporado devem ser “aptos para lith”. Como regra geral: tudo o que estiver indicado no catálogo como “de revelação lenta”. Para saber se isso funciona bem com um determinado papel, é preciso fazer experiências. Até hoje, o revelador lith se baseia exclusivamente na experiência e quase nada em análises científicas.
Wolfgang Moersch faz uma recomendação direta sobre vários papéis. Aliás, ele também vende, através do nosso anfitrião, um maravilhoso kit de produtos químicos para revelação lith.
Atenciosamente,
Franz