Steffen
Olá
Dependendo da distância entre a placa de base e a cabeça, a inclinação dos planos negativos e do objeto em relação ao plano da placa de base muda. Ter que realinhar os planos sempre que se altera a escala de reprodução é trabalhoso e demorado.
Uma montagem na parede, na qual as extremidades inferior e superior da coluna-guia são fixadas, resolve o problema. Minha ideia era fixar um pé original do Opemus na extremidade superior da coluna de guia (com a rosca voltada para cima) e fixar os dois pés (superior e inferior) na parede com cantoneiras.
Para isso, porém, preciso de mais um pé, que a FOTOIMPEX não pode me fornecer separadamente.
Como seria possível fixar a extremidade superior da coluna de guia?
Alguém já fez isso antes?
Muito obrigado e cumprimentos,
Steffen
bernhardmangelsgmxde
<
dependendo da distância entre a placa de base e a cabeça, a inclinação dos planos do negativo e do objeto em relação ao plano da placa de base muda. Ter que realinhar os planos toda vez que se altera a escala de reprodução é trabalhoso e demorado. >
Entendi bem o problema: o teu problema é que a coluna de guia do teu ampliador não é estável o suficiente. (a haste não está firme o suficiente). Com isso, a cabeça do ampliador inclina-se mais ou menos para a frente, dependendo do ajuste. O que, na verdade, não deveria acontecer. Eu ainda não percebi esse problema no bisavô do Opemus 6 (mesmo com uma cabeça significativamente mais pesada do que o previsto). Mas sou um pouco mais rústico nesse aspecto... talvez eu devesse dar uma olhada nisso...
Talvez o problema possa ser resolvido simplesmente começando pela base e vendo se você consegue fixar a peça. (Não sei como a base está fixada na placa de apoio) ou seja, apertar o parafuso ou algo parecido...
Caso contrário, duas “bases” já são um exagero. Basta “colocar” a base de cima em um cantoneira de metal. Faça alguma fixação, por exemplo, de madeira (dura), para que a barra não se desloque para a direita e para a esquerda. A parte de cima é mais crítica, mas também deve dar certo, porque a coluna de guia se estabiliza para baixo...
De qualquer forma, divirta-se com o projeto!
Atenciosamente,
Bernhard
Claudius
> Dependendo da distância entre a placa de base e a cabeça, a inclinação dos planos do negativo
> e da lente em relação ao plano da placa de base varia.
Isso soa bastante estranho e, no Opemus 6, definitivamente não é normal. Os planos do negativo e da objetiva são (desde que não se utilize a inclinação da objetiva) paralelos ao plano da base, e isso de forma totalmente independente da distância entre a cabeça e a base.
Para que isso ocorresse de outra forma, a coluna-guia teria que estar extremamente torta.
A inclinação para a frente não tem nada a ver com isso, ela é compensada exatamente pela inclinação oposta da guia da coluna no suporte da cabeça.
Portanto, ou o seu Opemus 6 está com defeito, ou há algum mal-entendido que, esperamos, possa ser esclarecido.