Kryschtof
Olá, pessoal do fórum,
Até agora, tenho usado principalmente o HP5+ como filme em rolo de 400 ISO (em D76 1+1). Agora estou procurando uma combinação alternativa com grão mais fino e, por isso, gostaria de testar o Fuji Neopan 400, sobre o qual li muitas coisas positivas até agora. Como reveladores, são recomendados o A49 e o Emofin, mas eu tenho uma tendência para o revelador de dois banhos, tanto para controlar o contraste quanto por causa da maior durabilidade. Além do Emofin, há também, por exemplo, o revelador de dois banhos Moersch MZB, mas ainda não encontrei relatos sobre a combinação Neopan 400 e MZB. O filme também não consta na tabela de tempos de revelação publicada pelo Sr. Moersch.
O MZB combina bem com o Neopan 400? Alguém tem tempos de revelação para essa combinação? Ou seria melhor eu usar o Emofin?
Atenciosamente,
Christof
Hans-Christian
Olá, Christoph,
antes de mais nada, parabéns! O Neopan 400 também é a minha primeira escolha entre os filmes de alta sensibilidade.
Recomendo sem reservas a combinação de Emofin e Neopan, exatamente como indicado pela Tetenal, como ponto de partida para suas próprias experiências.
Neopan e MZB? Ótima combinação, com uma pequena desvantagem: você deve realizar a exposição do Neopan a no máximo 200 ISO. Proporciona negativos maravilhosamente detalhados, que podem ser ampliados com excelente qualidade. Usei o Neopan como “filme de férias” em países (e condições de iluminação) tão diferentes quanto a Irlanda e Creta, sempre com bons resultados. Na minha embalagem de MZB, o Neopan ainda estava indicado; vou verificar em casa e te escrevo até amanhã à noite.
Atenciosamente,
Hans-Christian
Hans-Christian
Olá
Como complemento, aqui estão os tempos:
Solução A: 6 min
Solução B: 2:30 min
Por favor, a 22 °C, e não aos 24 °C habituais
HC
Kryschtof
Olá, Hans-Christian,
Muito obrigado pelas informações. Para aproveitar melhor a sensibilidade, vou experimentar primeiro o Emofin e ver se gosto do resultado.
Atenciosamente,
Christof