Anginapectoris
Olá a todos os profissionais da fotografia,
Gostaria de imprimir fotos em papel a partir de imagens digitais (fotos) no meu próprio laboratório caseiro, por exemplo, a partir de imagens editadas digitalmente (separação de tons). Existem maneiras de fazer isso? Acho que a separação de tons pelo método tradicional, usando negativos, é muito trabalhosa e exige muita experiência.
Saudações a todos,
Detlef
bernhardmangelsgmxde
Olá, Detlef,
Embora não me sinta diretamente visado pelo termo “profissional da fotografia”... vou dar minha opinião mesmo assim:
Para fazer uma cópia no laboratório caseiro, normalmente você precisa de um negativo.
Uma alternativa seria um ampliador capaz de projetar arquivos digitais (acho que existe… mas não é muito adequado para um laboratório caseiro)
ou: (solução simples) usar a tela como ampliador. Leve o laptop para a câmara escura, coloque a imagem a ser ampliada (invertida) na tela. Tela apagada, papel fotográfico sobre ela, tela ligada... (descobrir o tempo)... desligar novamente. Revelar a foto normalmente, pronto. Li uma vez sobre alguém que achou que conseguiu resultados bastante respeitáveis com isso. A resolução máxima é minimizada pela tela, então você acaba com uma cópia 24x30 com qualidade de 1 MP... portanto, também não é a solução ideal. Voltemos ao negativo:
Ou: fazer um negativo no formato da imagem desejada (impressora a jato de tinta em folia) ou mandar fazer, e depois uma cópia de contato, ou: inverter o arquivo e mandar fazer um diapositivo...
Não sei como ficariam os resultados em cada caso, nem sei se os diapositivos de arquivos digitais são bons.
Ou simplesmente mandar fazer. É claro que a gente quer estar presente, mas se já ultrapassou o primeiro limiar da conveniência (“A separação de cores analógica é muito trabalhosa para mim”)... pode, em determinadas circunstâncias, dar mais um passo adiante... se bem me lembro, existem fornecedores que fazem impressões baríticas de verdade a partir de imagens digitais.
E por que não permanecer totalmente digital e imprimir em papel baritado com tinta pigmentada...
(Por que a última etapa precisa ser analógica se já foi digitalizado antes? Isso não torna o resultado mais analógico...)
Então: existe a possibilidade técnica, mas meu primeiro pensamento foi: faça analógico ou então digital...
Atenciosamente
Bernhard
uworischki
Olá, Detlef,
A maneira mais econômica/simples:
Manda fazer ótimas cópias das suas fotos no formato 24x30 (ou imprima você mesmo) e, em seguida, reproduza-as analogicamente, se você puder revelar na sua câmara escura, de preferência em formato médio.
Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade.
Atenciosamente, Uwe