Buchtnix
Olá,
como é que as variações entre lotes se manifestam no papel multicontraste? A sensibilidade, a gradação ou talvez ambas sofrem alterações? Quais são os efeitos de um armazenamento prolongado (por exemplo, 2 anos)?
Atenciosamente, Steffen
bernhardmangelsgmxde
Depende também do papel.
Uma pequena história:
Em 2003, comprei uma caixa de “Maco Multispeed”. Há duas semanas, pensei em usar as quatro folhas que ainda me restavam. É claro que, justamente na última folha, apareceram manchas brancas... (provavelmente foi culpa minha). Mas, já que estava fazendo isso, refiz a cópia com o meu papel atual: ADOX Easyprint 312. Foi então que percebi que os dois papéis são MUITO parecidos... -> Percebi que, na verdade, com o Easyprint não estou usando um papel novo (para mim), mas o mesmo de cinco anos atrás; a Maco provavelmente também mandava produzir na Kentmere naquela época---.
E: apresentava valores quase idênticos, apesar de lotes certamente diferentes E de uma diferença de idade de cerca de cinco anos)
Com o (novo) ADOX, reduzi o tempo de exposição em cerca de 10% e aumentei o filtro amarelo em um nível (de Y10 para Y12); dificilmente conseguiria distinguir os resultados, se a foto não tivesse ficado danificada e se não fossem duas superfícies diferentes.
Com o tempo, os papéis provavelmente ficam menos sensíveis e mais macios (o que coincide com a minha experiência).
Mas, como se pode ver no exemplo, a diferença não é necessariamente tão drástica a princípio.
Um usuário comum provavelmente mal notaria (pelo menos no papel mencionado) uma diferença entre dois lotes e/ou uma diferença de idade de cinco anos, porque o ajuste fino precisa ser feito de novo para cada foto de qualquer maneira.
Simplesmente não faria as tiras de teste para ampliações em papel 30x40 recém-adquirido com o próprio papel da marca do pacote 9x12, que está guardado há mais de 5 anos.
Mas, como sugerido: varia de papel para papel. A Ilford parece ter uma excelente estabilidade de lote para lote. A Agfa não é considerada tão durável.
Para a durabilidade, também é importante como o papel foi armazenado (ou seja, na loja e em casa)...
piu58
Uma diferença entre lotes só me incomoda após 2 ou 3 anos de armazenamento em um único caso. Normalmente realizo a exposição em 18x24. Quando o resultado é particularmente bonito, faço uma cópia em 24x30. Com papel fotográfico testado, consigo realizar essa operação de uma só vez; anotei o tempo de exposição e a eventual correção de gradação necessária. Se um dos lotes for substituído pelo seguinte, terei que recalcular esses valores.