Andreas_23
Olá, queridos membros do fórum,
por um feliz acaso, “acabei ganhando” um ampliador Fujimoto (não, não é o que vocês estão pensando agora, não foi pelo eBay, mas sim de um estúdio de design que não precisava mais dela), que é adequado para negativos de até 9 x 12 cm ou 4 x 5 polegadas. É um aparelho enorme (veja a foto)! [ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Embora eu possa usá-la para ampliar meus negativos de médio formato, ela é, na verdade, superdimensionada para isso; é mais fácil fazer isso com a Opemus. Por isso, gostaria de experimentar fotografias de grande formato, mas não tenho uma câmera adequada. Não uma bancada óptica como a da Linhof, mas algo para levar em viagens. Algo como as câmeras Fotoman, que se encontram na Foto Impex, só que, com uma lente adequada, elas ultrapassam em muito meu orçamento. Alguém poderia me recomendar (ou até mesmo oferecer) algo mais barato? Também aceito algo histórico. O importante, é claro, é uma qualidade de imagem adequada, caso contrário, o esforço não vale a pena.
Muito obrigado,
Andreas
Gerd
Parabéns pela aquisição. É um equipamento muito bonito. Você também tem condensadores e lentes (150 mm) adequados para o grande formato?
As Fotoman são, na verdade, câmeras de grande formato muito específicas, utilizadas principalmente para fotografia supergrande-angular.
Um meio-termo entre um banco óptico e essas câmeras rígidas seria uma [edit][s]câmera dobrável[/s] câmera de base deslizante [/edit], como, por exemplo, a Linhof Technika, ou, se quiser algo mais acessível, uma Wista Field; a Horseman e outras marcas também fabricaram câmeras desse tipo. Elas são relativamente leves, muito fáceis de transportar, mas também oferecem boas opções de ajuste (shift, tilt). A qualidade da imagem nessas câmeras depende realmente apenas da lente, que, em princípio, não vem com a câmera, mas precisa ser comprada à parte (muitas vezes, uma usada já vem junto). Mas os preços das lentes mais antigas já não são mais tão altos.
Para começar, posso recomendar os seguintes sites:
http://www.largeformatphotography.info/
http://grossformatfotografie.de/
Gerd
cfb_de
Olá, Andreas,
ao comprar a câmera, certifique-se de adquirir, se possível, um conjunto completo (com tela de espelho, cassetes compatíveis e lente). Para grande angular (uma 90 em uma 13x18 já tem seu charme...), na maioria das câmeras você precisa de um fole grande angular e uma placa de lente embutida (na qual a lente deve caber de forma a poder ser *manipulada*!).
Uma câmera barata sem acessórios acaba ficando cara rapidamente com a compra de um encaixe traseiro interno (a armadilha padrão nas Technikas antigas e baratas), lente e placa.
Uma Technika com parte traseira interna também fica cara; nesse caso, procure melhor as Wistas ou Horsemans. Você não precisaria se preocupar com câmeras de imprensa do tipo de 1935, portanto não precisa de telêmetro (que, na Technika, também deveria vir acompanhado das curvas de controle adequadas para a respectiva lente).
Você precisa de opções de inclinação? Se não, uma “bolsa de homem” dobrável (a velha câmera de placa do vovô) também deve servir. Mas tenha cuidado ao comprar: na maioria das vezes, elas são no formato 9x12, o que hoje dificulta a escolha do filme. E na maioria das vezes vêm com cassetes de placa, para as quais você precisa comprar insertos de filme plano ou esculpi-los você mesmo. Com insertos de filme plano esculpidos por você (e, se necessário, uma limpeza da obturadora feita por conta própria, já que elas geralmente ficam resinosas após 75 anos), você vai gastar a partir de cerca de 50,-. E uma Xenar ou Tessar não é uma lente ruim.
Com as cassetes antigas, você também precisa tomar cuidado: existem as de “dobra normal”, “dobra milhão” e um monte de outras dobras de cassetes. Nem toda cassete 9x12 se encaixa em qualquer câmera.
Vantagem da Herrenhandtasche e de outras câmeras de base deslizante: fecha a tampa, leva com você, pronto. Desvantagem: possibilidades limitadas de ajuste em tilt/shift.
Enviei outra variante para você por mensagem privada, não quero estragar os preços do eBay para você.
Atenciosamente,
Franz
Andreas_23
Olá, Gerd,
A Fujimoto vem bastante bem equipada: o condensador padrão é para formatos grandes. Além disso, há um condensador adicional para formatos 6x9 ou menores. Ele é facilmente acoplado por meio de um encaixe de baioneta. O ampliador possui uma lente Componon-S 5,6/150. Além disso, há duas plataformas de filme, uma para 9 x 12 cm e outra para filmes de formato médio (ou seja, até 6 x 9), e uma placa de lente M39, na qual cabe minha Rodagon 4/80.
Olá, Franz,
muito obrigado pelas dicas. Vou ficar de olho.
Atenciosamente,
Andreas
Gast
Olá, Andreas,
Gostaria de saber uma coisa: não és tu na foto, pois não?
Cumprimentos... René
Andreas_23
Olá, Andreas,
Gostaria de saber uma coisa: não és tu na foto, pois não?
Cumprimentos... René
Olá, René
Não, eu não sou tão jovem assim. É o meu filho mais novo. Ele acabou de fazer 8 anos.
Atenciosamente,
Andreas
Andreas_23
Olá!
Encontrei uma câmera!!! É uma Graflex Pacemaker Crown Graphic para filme plano de 4 x 5 polegadas.
Ela é portátil e prática o suficiente para levar em viagens, moderna o suficiente para que eu possa trabalhar com ela com conforto, e a lente de 4 elementos com revestimento antireflexo também deve atender às minhas exigências de qualidade. Por ser uma câmera de base deslizante, ela também permite técnicas especiais como tilt e shift.
Era exatamente assim que eu imaginava.
Muito obrigado a todos que me ajudaram na busca,
Andreas
cfb_de
Olá, Andreas,
A câmera tem um compartimento internacional? Se não, espero que você tenha levado cassetes de filme plano suficientes.
As Ektare (presumo que você tenha uma) não têm má reputação. Parabéns!
Atenciosamente,
Franz
Andreas_23
Olá, Franz,
Vêm 6 cassetes duplas “Riteway”. Pelo que posso ver, elas são idênticas às peças traseiras internacionais.
Atenciosamente,
Andreas
cfb_de
Oi, Andreas,
Então está tudo certo. Parabéns!
Mesmo que não sejam cartuchos internos: seis unidades são mais do que o necessário para um dia, e um estojo de reposição realmente não ocupa muito espaço na bagagem da Knips.
Atenciosamente,
Franz
Claudius
Parabéns pelo Fujimoto — tenho um desses na minha sala de trabalho, também à espera de ser usado.
Alguém sabe onde posso encontrar peças de reposição, como outras bases para negativos ou placas de lentes?