fdoe
Olá
Comprei recentemente a máquina de revelação Durst RCP 20 por um bom preço no eBay. Alguém tem experiência com esse aparelho?
No estado original, o papel fica de molho por cerca de 2 minutos em cada produto químico. Quais fabricantes e quais diluições são adequados para isso?
Alguém já adaptou o aparelho para um “tempo de imersão” de cerca de 45 segundos? Quais proporções devem ser utilizadas nesse caso?
Ficaria muito grato se pudessem me passar essas informações.
Atenciosamente
Frank
MirkoBoeddecker
Olá, Frank,
Presumo que você precise usar o RA-4, certo?
Como não é possível ajustar os tempos de banho individualmente, você precisa ajustar a proporção entre DEV e BX por meio da concentração dos produtos químicos.
A velocidade depende da temperatura. Portanto, em temperaturas mais altas, você pode revelar mais rápido do que em temperaturas mais baixas. Se você não tiver a opção de selecionar a temperatura, a velocidade serve apenas para estabilizar o processo; caso contrário, seria possível (dentro de certos limites) ajustar ambos os parâmetros.
Nesse caso, você precisaria revelar até o fim (sem mais pontos fracos com brilho azul), mas sem revelar demais (luzes saturadas), e também realizar a fixação com alvejante (BX) por tempo suficiente. Caso as proporções não coincidam, você teria que resolver isso, conforme mencionado, ajustando a concentração, se necessário.
Em princípio, você deve conseguir calibrar qualquer produto químico dessa forma.
Mas com certeza vai levar meio dia na primeira vez ;-)
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá,
já que não dá para ajustar a velocidade no RCP, resta a temperatura. Coloque a concentração padrão normal e, em seguida, ajuste a temperatura “de baixo para cima”, usando um negativo de referência para filtrar/tempo de exposição/ampliação, e teste uma folha de cada vez. Aumente a temperatura após cada folha.
Não é preciso alterar a concentração por um motivo simples: mesmo na produção industrial, os rolos têm a mesma temperatura. Assim, garante-se que, com revelação suficiente, a exposição também seja adequada.
Pelo que entendi do Frank, ele quer passar o SW pela máquina. Isso deve funcionar a 26-30 °C e com papel PE com praticamente qualquer produto químico. Por exemplo, o Paper Dur ou o Moersch Eco provaram ser estáveis. Ou um revelador adequado para máquina, como o Paper Dur MA. Eu não usaria o N113; se ele escorrer, vai deixar resíduos de alcatrão nos rolos de espuma.
Sem banho de parada ácido. Os rolos não gostam disso (muito ruim na entrada do segundo tanque) e o fixador se esgota mais rápido nas temperaturas elevadas da máquina de qualquer maneira.
Atenciosamente,
Franz
p.s.: A postagem do Frank também me lembrou da ideia de uma máquina. Era bem prática naquela época. Mas, no meu caso, não será uma RCP, e sim algo mais compacto para a largura de entrada de 30 cm. Vou começar a procurar ativamente por isso. A linha de barita que me ofereceram recentemente acabou sendo grande e pesada demais: largura de entrada de 70 cm, transporte sem desvio, barita seco a seco. Pesava 1,8 t, do tamanho da minha cozinha. E capacidade de 50 l por banho, além de potência de conexão de 360 V/40 A...
fdoe
Olá
Agradeço desde já pelas respostas.
Sim, é isso mesmo — quero usar a máquina apenas para tecer tecido preto.
Bem, já ouvi falar várias vezes sobre o banho de parada. Mas, até agora, sempre li apenas que o ácido cítrico seria um problema. Um banho de parada não ácido inclui, naturalmente, também o ácido acético.
Então, que recomendação vocês têm para mim?
Atenciosamente
Frank
cfb_de
Olá, Frank,
Alguma recomendação? É bem simples: encha o tanque com revelador, água e fixador. Reabasteça o revelador de vez em quando (se você tiver um volume de trabalho maior, use um regenerador; caso contrário, basta uma solução preparada); troque a água do banho-maria a cada duas utilizações; verifique o fixador regularmente (é possível ver precipitações de enxofre; para testar a adequação, use um pedaço de filme novo, da mesma forma que no teste de Klötze).
Esse seria um controle de processo simples. Ainda mais simples é simplesmente deixar de fazer o controle e trocar todos os recipientes quando não estiverem mais funcionando. Infelizmente, só se percebe que o fixador está estragado quando já é tarde demais.
Contra o uso de ácido acético, há os motivos habituais, além do seguinte: ele simplesmente se evapora do banho. Primeiro cheira mal, depois não resta mais nada.
Atenciosamente,
Franz