bernhardmangelsgmxde
Duas perguntas de um novato:
1. Qual é, afinal, o prazo de validade do fixador? Os fabricantes indicam algo entre 3 e 12 semanas. Estou usando 3 litros ao mesmo tempo... ou seja, uma capacidade para 18 rolos de filme (para um litro de fixador de filme) e... uma boa capacidade para papel PE... ou seja, bem mais do que eu, como fotógrafo de fim de semana (e nem mesmo todo fim de semana), consumo em 3 semanas. E mais do que eu preciso em 12 semanas. Até agora, eu simplesmente usei o produto até considerá-lo esgotado (calculado por metro quadrado), e se isso levou um ano... agora devo esperar que as fotos/filmes se estraguem em breve?
2. Moro no 4º andar, sob o telhado. Também tenho meu laboratório lá (=banheiro). No verão, fica... bem quente lá. Até agora, simplesmente fingi que não havia nada de mais e fiz minhas cópias mesmo a 29 °C. Com o N113. Na verdade, acho os resultados bem aceitáveis, ou seja, não piores do que os do inverno (com a lâmpada Duka e minha presença no banheiro, a temperatura chega a uns 18°...)
O N113 é particularmente insensível à temperatura? As fichas técnicas costumam dizer: “O processamento deve ser feito a 20°”, não é?
Gostaria de mudar para o E102 (não tenho grande problema em preparar o revelador com pó, mas se for possível evitar...) Ele se comporta de maneira semelhante nessas temperaturas? E: qual é a validade dele (aproximadamente?) Ou seja, da solução de uso ou do concentrado? (ouvi dizer que dura “muito tempo”, mas quanto tempo isso significa em dias?)
Muito obrigado pelas respostas,
Atenciosamente,
Bernhard
MirkoBoeddecker
Olá, Bernhard,
O prazo de validade de 12 semanas para o fixador é, sem dúvida, uma estimativa bastante conservadora. Mas eu também não deixaria uma solução pronta por um ano inteiro, pelo menos se ela já estiver parcialmente consumida.
Quanto aos 20 graus, eles são, na verdade, indicados como padrão para todas as outras especificações que se seguem. Portanto, todos os outros valores que você encontrar na ficha técnica do produto em questão (desde que não haja o símbolo de grau Celsius atrás deles ;-) se referem a 20 graus.
Em princípio, a química não apresenta problemas a 29 graus ou mais, mas seus tempos de revelação ou fixação seriam reduzidos.
E essa redução deve ser levada em conta, pois a fixação excessiva também não é boa (palavra-chave: lavagem ou até mesmo descoloração) e a revelação excessiva também não (palavra-chave: véu de fundo).
Portanto, se você levar isso em conta e, por exemplo, reduzir seus tempos em 30-40% a 24 graus (a 28 graus, até 50-60%) ou prolongá-los em 20% a 18 graus, mantendo tudo o resto constante, então você não terá mais nenhum problema com as variações de temperatura.
Atenciosamente,
Mirko