Sandro
Tenho aqui um rolo de filme: ORWO UN32. Não sei qual é a sua sensibilidade ASA. É possível descobrir a sensibilidade (residual) fazendo testes de revelação e exposição?
TR
Sim, isso é possível. Você faz uma série de exposições, por exemplo, sobre um pano de algodão preto ou uma
meia preta, sob luz difusa e constante. O material não deve brilhar, ou seja, deve ser fosco. A primeira foto, na qual as dobras (o relevo) ficam bem visíveis, é aquela a partir da qual você pode calcular a sensibilidade real. A luz deve ser medida previamente com um exposômetro manual que funcione corretamente, com medição de luz via calota. O tempo de revelação não tem nada a ver com a sensibilidade (ou seja, controla apenas o contraste).
Aqui está mais um link sobre o assunto:
http://www.silberbild.info/negativo/sensibilidade ISO/filmempfindlichkeit/
Ulf-Benno
Olá, querido Sandro,
O UN32 já foi meu filme favorito. Em 1994, encomendei nada menos que 61 metros para rebobinar em 37 cartuchos de 35 mm. Com ele, produzi diapositivos reversíveis por 12 anos. Os últimos rolos acabaram perdendo brilho devido à sobreposição; os tons escuros ficaram acinzentados, assim como as luzes. Acabei usando os últimos rolos como filme negativo e os expus e revelei exatamente como o NP15 ou o Orwopan 25 da mesma época. Ou seja, 15 DIN ou ISO 25. Os negativos agora também estão bem sem brilho, mas o aproveitamento da sensibilidade é melhor do que no OP 25. Para poder usar o filme mesmo assim, revelei por mais tempo e realizei a exposição um pouco menos (18 DIN). O contraste aumenta novamente, assim como a granulação. O material, porém, é granulado o suficiente. Não dá para negar que há um véu considerável. Para reduzi-lo, uso revelador bem diluído ou revelador bastante usado. A sensibilidade então diminui um pouco. No geral, porém, o UN32 é melhor que o Orwopan 25 e ainda pode ser bem utilizado mesmo após duas décadas. Portanto, aconselho usar inicialmente as especificações do OP25 ou do NP15 e, no primeiro teste, aumentar ligeiramente o tempo de revelação e manter a exposição um pouco mais curta. Suponho e espero que esses negativos fiquem muito bons.
Ulf-Benno
Sandro
Você sabe qual era a sensibilidade daquele filme (ORWO UN 32) naquela época? Gostaria de revelá-lo.
Ulf-Benno
Realizei o revelamento do Orwo UN32 com o kit de revelação Orwo A4105, com 6:30 min para o revelamento inicial e uma exposição equivalente a 18 DIN. Nos últimos rolos, aumentei o tempo para 7:00 min para manter o contraste. Os tons de preto não ficaram totalmente pretos. Por isso, mudei para o Effke 25 e 50, bem como para o APX 100 e o FP4. Após 10 anos, esses filmes produziram diapositivos melhores do que o UN32, apesar do fundo cinza. O melhor resultado com o revelador Orwo obtive em 2013 com o SILVERMAX, com sensibilidade de 26 DIN e tempo de revelação de 7:30 min. Infelizmente, esse revelador acabou. Seguiram-se revelações de teste sem sucesso com receitas improvisadas dos fóruns de filme estreito, à base de reveladores de papel Tetenal ou Rollei. Embora também tenham surgido diapositivos, eles eram, sem exceção, muito apagados e embaçados.
O kit de revelação A4105 e também o produto sucessor A4186 não são mais fabricados nem fornecidos. Uma alternativa melhor seria o kit de revelação reversível de Klaus Wehner, de Paderborn, que infelizmente ainda não foi incorporado à produção industrial em grande escala. Aqui, eu recomendaria os mesmos tempos de revelação que para o SILVERMAX.
No entanto, é questionável se isso vale a pena, pois existem filmes melhores para essa finalidade. Para diminuir o véu causado pelo envelhecimento, seria necessário, além disso, trabalhar com um revelador bastante diluído. Por exemplo, uma diluição de 1:4 e um prolongamento do tempo de revelação pelo fator 6, com uma quantidade total de líquido por filme de 250 ml e, naturalmente, agitação forte e constante, poderiam produzir um resultado razoavelmente bom. Com filmes modernos, porém, a qualidade seria significativamente melhor.
Boa sorte!
Ulf-Benno
KlausWehner
Compartilho da opinião de Ulf-Benno: é questionável se vale a pena tentar o revelamento reverso com filmes tão sobrepostos.
Os resultados serão insatisfatórios.
Mas, é claro, a experimentação também tem seu próprio encanto. É possível aprender muito com isso.
Obtém-se diapositivos a preto e branco de ótima qualidade com filmes novos e modernos — especialmente filmes destinados ao revelamento reverso.
A química de revelamento reverso mencionada por Ulf-Benno está sempre disponível para compra na minha loja como kit químico.
Basta enviar um e-mail:
klaus.wehner@web.de
Cumprimentos cordiais,
Klaus Wehner
Sandro
É possível preparar o revelador ORWO A 4105 em casa. Ainda tenho a receita guardada em algum lugar.
Sandro
Acabei de conseguir um excelente resultado com o revelador reversível ADOX SILVERMAX. (Sem o kit de revelação reversível Wehner)
Ulf-Benno
Você é rápido mesmo. Só o processo de encomendar e pesar os produtos químicos já leva bastante tempo. Com certeza você preparou vários litros de uma vez. O revelador tem validade de anos. Eu teria recomendado preparar um concentrado na proporção de 2:1 para economizar espaço.
Com o SILVERMAX, já há anos obtive os melhores resultados usando o revelador Orwo. Mesmo com revelador bastante usado, os resultados ainda eram melhores do que com o UN32 novo. Por isso, esse filme é totalmente recomendável, provavelmente também para receitas amadoras. Mas um revelamento com os produtos químicos do Klaus Wehner é então um verdadeiro “aha-effect”. Ainda mais nítido e com maior nitidez. Você vai se surpreender.
€
Fora isso, vasculhei minha caixa de recordações. Ainda tenho um UN32, além de um NP15, 3 NP20 e NP27, 2 OP25, APX 25 e effke 25. Além disso, encontrei as fichas técnicas originais da ORWO para OP 25-400, UN52, UN32 e Orwochrome RC100, bem como Orwocolor CNG200. Além disso, os livros “Entwickeln” e “Photographische Chemie”, da editora Fotokinoverlag, com descrições detalhadas do revelamento reverso e todas as receitas. Se necessário, posso copiar trechos deles. Caso obtenha a autorização da editora sucessora.
€
Atenciosamente, Ulf-Benno