bernhardmangelsgmxde
Olá,
comprei recentemente um tanque de revelação A-P (não estou 100% satisfeito com o Jobo). O tanque A-P vem com uma haste que permite girar a espiral. Gostaria de saber: posso, com a ajuda dessa haste, simplesmente deixar o tanque sobre a mesa durante o revelamento e girar a espiral ocasionalmente (10 segundos a cada 30 segundos, por exemplo), em vez de incliná-lo? Seria bem prático, não seria preciso colocar a tampa e assim também não haveria respingos...
E: por alguma razão, essa haste vem junto. (ou existe alguma máquina da A-P com a qual isso só funcione?)
Minhas perguntas: o revelador é distribuído uniformemente, ou devo temer que algumas áreas sejam mais reveladas e outras menos? O tempo de revelação fica mais longo ou mais curto? Mais alguma coisa pode dar errado com esse método?
Muito obrigado pelas opiniões de vocês!
Atenciosamente,
Bernhard
CPD
Olá, Bernhard,
Posso usar essa haste para simplesmente deixar o tanque sobre a mesa durante o revelamento e girar a espiral ocasionalmente (10 segundos a cada 30 segundos ou algo assim?), em vez de incliná-lo?
Sim, pode! Mas o risco de formar listras nos negativos é grande. Antigamente, os filmes eram frequentemente revelados pelo chamado método de rotação — com a desvantagem descrita acima. Alguns reveladores parecem ter sido famosos por causar listras.
Que elegante, a tampa nem precisaria ser colocada, e assim também não escorreria...
Eu teria uma solução mais elegante :) ! Se você vai revelar no escuro mesmo, então retire o inserto em espiral em um ritmo que você testar, deixe escorrer por alguns segundos e depois coloque de volta na lata.
Ou você arranja uma tigela grande — vi uma recentemente em um viveiro — e balança a sua lata — à luz do ambiente! — bem devagar para frente e para trás. Mas você deve ter colocado a tampa
(não estou 100% satisfeito com o Jobo).
Já ouvi isso várias vezes — uma simples tigela de cozinha, na qual você também pode colocar um banho de água, não acaba com o gotejamento, mas você pode simplesmente ignorar.
Atenciosamente, CP
GeorgK
Olá.
A barra de torção destina-se apenas à etapa de fixação, não ao revelamento. Mesmo assim, para mim, seria muito arriscado.
Atenciosamente,
Georg
bernhardmangelsgmxde
Obrigado pelas respostas!
Também teria ficado surpreso se não houvesse algum problema... então vou continuar a encher e ter que me conformar com alguns derramamentos ocasionais (ainda preciso descobrir se o tanque de A-P é hermético...)
Bernhard
CPD
Olá, Bernhard,
Dizem que dá para deixar as latas Jobo mais herméticas se passar uma camada bem fina de vaselina nos pontos por onde vazam. Ainda não tentei isso, mas o vazamento não me incomoda tanto assim! — Talvez também porque, até pouco tempo atrás, eu ainda usava aquelas latas Jobo antigas com tampa de rosca: elas realmente faziam uma bagunça e tanto.
De resto, repito: coloque sua lata em uma tigela retangular de cozinha (ou algo parecido) e o problema praticamente desaparece. O método de inclinar tem suas vantagens, embora eu já use quase exclusivamente um processador.
Atenciosamente, CP
hunnch
Não.
Basicamente, a emulsão precisa ser banhada uniformemente pela solução química ativa. A solução química se esgota nesse processo, e é preciso garantir sua remoção e reposição. E isso de maneira homogênea em todas as partes da imagem. (Formação de estrias)
Ao inclinar o tanque, garante-se que a solução seja novamente misturada de maneira uniforme. O mesmo se aplica ao revelamento por rotação, mas agora a gravidade desempenha um papel importante na boa mistura da solução. E aí já não é tão irrelevante se o eixo de rotação se encontra num plano horizontal ou vertical. O nível de enchimento também teria de ser muito mais alto, o que também afeta a mistura.
Permita-me uma comparação com uma simples máquina de lavar roupa. Lá, o tambor também gira apenas na horizontal,
pelo menos nos modelos que vi até agora. Um arranjo vertical do tambor provavelmente não levaria a um resultado melhor, mas sim funcionaria pior.
Girei a barra de rotação apenas duas ou três vezes com movimentos bruscos após o despejo do produto químico, para eliminar as grandes bolhas de ar na película “seca” (tensão superficial). Tampe. Depois, basta dar uma batida firme ao inclinar para remover todas as bolhas de ar. Afinal, não é porcelana Meissner na festa de chá da sogra, mas sim “uma caneca” na Oktoberfest...
Atenciosamente,
Hermann
bernhardmangelsgmxde
Chaves: Quando uso água nas chaves, o produto químico escorre para dentro delas... Qual é exatamente a vantagem? Seja limpando a mesa do laboratório ou as chaves... e, de qualquer forma, acabo ficando com essa substância nos dedos. Ou será que eu não estou entendendo direito (o banho-maria em si seria bom para manter a temperatura)
Rotação: Também usei rotação por muito tempo (com um CPE antigo), achei até que era bom. Só que tinha que limpar o aparelho junto com o suporte de rolos toda vez, porque o fixador escorria (com o revelador, geralmente não vazava). Mas acabei vendendo tudo; como amador, não revelo com tanta frequência. É bom poder tomar uma xícara de café durante a revelação, mas ter aquela coisa enorme ocupando espaço... (não tenho muito espaço)
Embora até agora ninguém aqui tenha relatado experiências positivas com o método, pensei no assunto novamente. Acho que vou tentar: (sim, sou um pouco teimoso)
O raciocínio é o seguinte:
Revelar como no revelador por inclinação, só que em vez de inclinar, vou girar. Ou seja, “Ilford Kipp”: agitar por 10 segundos,
(colocar a lata na posição indicada) deixar repousar por 50 segundos. Assim, a revelação ocorre em 5/6 do tempo exatamente como se eu estivesse inclinando. Isso, claro, desde que o movimento de rotação misture tudo tão bem quanto o movimento de inclinação.
E, na verdade, tudo deveria ficar bem misturado se eu girar por 10 segundos.
Se eu acertar a direção, a espiral deveria transportar a água da parte externa para a interna (ainda não pensei no que acontece no meio). Vamos chamar isso de “efeito parafuso”. Vou simplesmente supor que o líquido revelador seja suficientemente misturado dessa forma e que haja revelador relativamente fresco em toda a lata. Agora, o conjunto fica parado novamente por 50 segundos
Agora surgem as seguintes perguntas:
- Quão decisivos são os 10 segundos em movimento em comparação com os 50 segundos em repouso? O revelamento certamente ocorre mais rápido durante a fase de movimento, mas tudo fica parado por muito mais tempo. Se, durante a ampliação, eu esquecer de mover a bandeja do revelador, a imagem continua sendo revelada mesmo assim... só que um pouco mais devagar
- Quão irregular é o desenvolvimento durante a fase de rotação? Talvez as listras se devam ao fato de que se costuma girar demais e “na direção errada”. Afinal, só há um efeito de parafuso em uma direção.
Resumindo: tenho em mente algo como “a teoria do efeito de parafuso no desenvolvimento por rotação, que leva a uma mistura adequada do revelador”. Além disso, imagino que certas irregularidades durante a fase de movimento possam ser compensadas pela fase mais longa de imobilidade, ou melhor dizendo: presumo que o longo período de revelação uniforme seja decisivo, e que o tempo relativamente curto com revelação provavelmente não totalmente regular tenha apenas influências marginais no resultado geral.
Na minha teoria, tudo está ocorrendo perfeitamente... e tenho negativos bonitos e revelados de maneira uniforme ;) Mas preciso ter em mente que estou “pensando” e “supondo” bastante... felizmente, ainda tenho dois rolos de filme guardados, que realizei a exposição há quase um ano, mas ainda não revelei... um bom material para testar!
Contarei o resultado...
Atenciosamente, Bernhard
CPD
Olá
embora até agora ninguém aqui tenha relatado experiências positivas com o método, eu refleti sobre o assunto novamente. Acho que vou tentar
Faz isso!
Atenciosamente, CP
orwograph
Então. Como membro de fóruns de fotografia russos e como alguém que começou a revelar em casa na Rússia usando os produtos locais (preto e branco), posso te dizer que as bobinas de revelação soviéticas, em princípio, nunca eram inclinadas, mas _sempre_ apenas giradas. Motivo: essas coisas não têm tampa à prova d’água (ou melhor, a Jobo & Cia. também não têm, mas, ao contrário delas, as peças russas nem fingem ter ;)... são uns potes de baquelite, de onde o eixo aparece na parte de cima da tampa, e é nele que se gira. e todas as pessoas que trabalham com o equipamento russo clássico simplesmente giram e não agitam.
é preciso acrescentar que o fotógrafo russo clássico também não trabalha com x reveladores diferentes, mas apenas com um (!) revelador padrão. esse revelador de filme é chamado na Rússia de “standard-2” (“standard-1” é usado para papel e, originalmente, para placas de vidro) e, no Ocidente (para misturar por conta própria, para fanáticos como eu), é chamado de Agfa/Ansco-12 ou, no Leste ocidental, de Orwo-12 (receita aqui:
http://digitaltruth.com/techdata/agfa_ansco_12.php).
Pelo menos com esse revelador, nunca tive estrias. Em princípio, é um material razoavelmente de grão fino e decente.
Sempre achei que as manchas (no revelamento estático com algumas inclinações, aliás) fossem apenas boatos, até que o RODINAL 1+100 em 30-45 min. (KB) me provou o contrário. Não faço mais isso. Embora isso também dependa do filme.
Nesse sentido.
Peter.
CPD
Olá,
no laboratório fotográfico da escola, embora isso já tenha acontecido há cerca de 35 anos, tínhamos uma cuba de revelação à luz do dia da Agfa, na qual era preciso girar o filme. Apesar do aviso do meu professor, eu me apaixonei rapidamente por aquele equipamento, já que nosso Duka só ficava realmente escuro à noite... No entanto, eu também me desliguei dele muito rapidamente. Com o Neofin, meu revelador preferido na época, apareciam listras horríveis.
Mas também presumo que existam reveladores compatíveis com esses aparelhos, caso contrário eles não teriam sido praticamente um padrão por décadas — mas não tenho muita vontade de descobrir quais são esses reveladores. Além disso, meus Jobos também não escorrem tanto a ponto de eu precisar me preocupar com isso...
Atenciosamente, CP
bernhardmangelsgmxde
Os dois rolos que realizei na exposição do ano passado e que, por algum motivo, ainda não revelei... continuam sem ser revelados...
Em contrapartida, na minha tentativa, acabei “acertando em cheio” e (sem saber... caos criativo...) revelei um rolo que, na verdade, não pretendia usar necessariamente como material experimental. Um APX parece com o outro...... ainda está pendurado sem embalagem no banheiro; à primeira vista, não se vêem listras nem nada parecido. Amanhã vou dar uma olhada mais de perto...
bernhardmangelsgmxde
Mesmo olhando com mais atenção, não encontrei nada que parecesse uma mancha.
Para referência: APX 400, com exposição de 26 DIN? R09 1+20 a 18 °C
Revelado por 12 minutos. Agitei nos primeiros 20 segundos e, depois, nos primeiros 10 segundos de cada minuto. Agitei relativamente rápido e mudei o sentido de agitação. Após cada fase de agitação, “posicionei” uma vez sobre a mesa.
Devo dizer que revelar dessa maneira é muito agradável. Sem produtos químicos pingando... não importa o quanto a tampa vaze (ao enxaguar, inclinei com a tampa colocada. Pela sensação, não vaza mais do que a do Jobo...)
Não sei dizer exatamente como isso afeta o tempo de revelação, pois alterei vários parâmetros; suponho que seja necessário revelar por mais tempo do que ao inclinar no mesmo ritmo.
Consegui negativos “bons” com o Agfa-Kipp e em DIN 27 com 10 1/2 a 19 °C.
Prolonguei o tempo, pois 1. estava mais frio e 2. agitei no ritmo de minutos, em vez do ritmo de 30 s da Agfa.
Parti das fotos reveladas em DIN 27 (...)
em DIN 26, os negativos “parecem” à primeira vista “muito bons”, mas não acredito que eu consiga perceber uma diferença de um terço de stop tão facilmente...
vou comparar com um filme revelado por inclinação...
Eu diria: não é preciso necessariamente demonizar o “revelamento por rotação”. Também pode dar muito certo. Mas é bom saber que, dependendo da combinação de revelador e filme, isso também pode dar errado...
Vou ampliar algumas fotos; se elas também estiverem OK (pela prova de contato não consigo ver isso necessariamente), vou adotar isso como meu método padrão. Provavelmente não vou mais usar o tanque Jobo, já que os carretéis A-P são bem mais rápidos e menos complicados de carregar...
Mais uma vez, obrigado pelas experiências e conselhos de todos! Ajuda imensamente saber o que se pode esperar e não ter que descobrir tudo sozinho
Atenciosamente
Bernhard
PS: Apenas um revelador na União Soviética, acho que isso não impediu muitos fotógrafos de tirar fotos muito bonitas mesmo assim...
bernhardmangelsgmxde
As ampliações também ficaram bem legais. Essa combinação de revelador de filme também daria certo se fosse despejada...
Também já virei um rolo com a lata... acho que não vou fazer isso de novo... A lata JOBO está, para mim, reabilitada como uma lata de qualidade... por precaução, acrescentei água duas vezes... para que todo o rolo fosse revelado... bem, enfim.