Olá!
Embora eu já tenha perguntado diretamente por e-mail na loja, como não recebi resposta, repito aqui:
Onde (de preferência na FOTOIMPEX, é claro) posso encontrar filmes em rolo de 70 mm? Deve ser compatível com os backs da Hasselblad. Já tenho os cartuchos e o back também.
Pergunta adicional: é possível adaptar os backs de 70 mm da Hasselblad à Kiev 88?
Atenciosamente,
Eugen
Os backs da Hasselblad se encaixam de forma padrão em câmeras de chumbo, por exemplo, a 1006M.
O revelamento de filmes de 70 mm agora é possível com o Paterson System 4 e o Jobo 2500 RPS Testdrum 2820, sem a espiral especial 2517 (comprimento de 220 m, ou seja, 172 cm). No Rangefinderforum e em outros lugares, eu (europanorama) solicitei algumas melhorias. Está em andamento uma solução para a fixação da espiral superior solta do 2500. Em vez de colocar uma terceira espiral por cima, haverá um adaptador. Impresso em 3D. Está em andamento. Ainda preciso entrar em contato com a Holgamods. O idealizador, Nokton24, deveria enviar os dados e as espirais para ele. Já pensei nisso. Caso contrário, comprar dois conjuntos de espirais e combinar três peças deles. Funciona muito bem. E cabem no tambor de teste 2820 para 500 ml.
Ainda há a ideia de usar borracha na parte superior para segurar a espiral superior. Está tudo no artigo mencionado sobre filmes de 70 mm. Também se fala muito sobre revelação por toda parte. É um caos total; seria melhor dividir os tópicos.